sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que é PELÉ, 70 anos depois?

Resposta: o próprio futebol !
Sim, Pelé, o jogador do Santos e do Brasil. Exemplo de atleta profissional por 21 anos, inclusive o tempo de New York Cosmos.

Todo mundo está cansado de ver vídeos, filmes, fotos e depoimentos sobre o Rei. E aqui vai mais um: https://www.youtube.com/watch?v=B1-v5n8-hxw. Imperdível também é o filme/DVD "Pelé Eterno". Sensacional.

Enquanto empresários, clubes de aluguel e dirigentes inescrupulosos (de)formam jogadores nas divisões de base nos dias de hoje, o jogador Pelé desfilou (e ensinou) ao longo de toda a sua carreira os fundamentos do esporte: passes precisos, lançamentos primorosos, dribles desconcertantes, fugas de marcação, piques espetaculares, matadas no peito, na coxa, no ombro, na cabeça. Jogos em estádios (e campos) de todo o mundo, com o campo seco, "careca", molhado, úmido, encharcado; de manhã, de tarde, de noite, de madrugada; com sol, com chuva, com lua cheia, quarto minguante, quarto crescente, lua nova; na altitude, ao nível do mar; com bola branca, laranja, preta e branca, colorida. Somente 2 camisas (3 com o Cosmos), parou guerras, competiu com os Beatles em idolatria (e os venceu).

Gols. Milhares. Literalmente. 1281 em 1371 (0,93 por jogo) jogos oficiais e não-oficiais. Muitos gols de pé direito, de pé esquerdo, de cabeça, de peito, de coxa, de joelho, de bicicleta, de voleio, de puxeta, de bate-pronto, de pênalti, de falta, dentro da pequena área, da grande área, de fora da área, da intermediária e, quase, da linha do meio-campo. Pô Pelé, você não fez gol olímpico? E nem de tiro de meta? Que falhas...

O soco no ar imortalizado ao celebrar o gol representava a gana e a vontade de vencer todos os jogos que disputava. Conquistou o título "Rei" em uma época em que não havia os "cabeças-de-bagre" que hoje mancham Copas do Mundo e o futebol mundial com sua mediocridade. Só para não alongar, de 1958 a 1970, A Alemanha teve Sepp Mayer, Beckenbauer, Uwe Seller, Overath, Gerd Muller. A Inglaterra teve Gordon Banks, Bobby Moore, Bobby Charlton, Matthews, Lee, Hunt, Geoff Hurst. A Itália teve Albertosi, Mazzolla, Gigi Riva, Rivera, Fachetti. A Espanha teve Di Stefano, Gento, Suarez, Kubala, Del Bosque. Portugal teve Eusébio, Simões e Coluna. Argentina teve Rattin, Veron, Ramos Delgado, Perfumo, Brindisi, Labruna. Uruguai teve Mazurkiewcz e Pedro Rocha. A França teve Fontaine, Kopa e Laurent. Até o hoje combalido Peru teve Cubillas e Chumpitaz. Isto tudo sem falar da URSS de Lev Yashin, o Aranha Negra!

É justo também destacar que Pelé não foi Pelé sozinho. Teve Garrincha (os 2 juntos na seleção jamais perderam em mais de 60 jogos), Gilmar, Didi, Nilton Santos, Zito, Djalma Santos, Vavá, Coutinho, Pepe, Dorval, Mengálvio, Pagão, Joel, Lima, Gerson, Jairzinho, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Piazza, Edu, Toninho Guerreiro e tantos outros.

Ainda bem que na sua época, não havia transmissões ao vivo, via satélite, muito menos a cores. Nem tão pouco internet e redes sociais. O que era raro continuará raro. E em preto e branco. Que a imaginação de cada apaixonado por futebol trate de colorir cada lance, cada gol, como se cada um estivesse, não na frente de uma televisão, mas em todos, absolutamente todos os estádios que foram visitados por Ele.

Parabéns ao jogador Pelé! 70 anos do maior de todos!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Reconhecimentos: Bangu - Campeão Torneio de Nova York 1960

Téc: TIM
Em Pé: Joel Martins, Ubirajara Mota, Faria, Ananias, Zózimo e Nilton Santos. Agachados: Correia, Zé Maria, Luis Carlos, Ademir da Guia e Beto.









Chegou a vez do Bangu. Lembrando que foi um texto do jornalista rubro-negro Roberto Assaf que me motivou a escrever esta série Reconhecimentos. Lembrando ainda que o que me motivou mesmo foi seu erro histórico em afirmar que o Bangu foi o primeiro campeão mundial da história do futebol. Como já vimos, esse mérito foi do Palmeiras em 1951 e, depois, o Fluminense em 1952, ambos com a Copa Rio.

Contudo, o Bangu não tem nada a ver com os erros do Assaf e conquistou de maneira brilhante este Mundial Interclubes em 1960. Um milionário norte-americano chamado William Cox havia recém fundado a International Soccer League e como forma de promovê-la, criou o Torneio que deveria ser disputado até 1965.

Era uma grande incógnita, dado o desprezo que os norte-americanos sempre deram ao "soccer"! Mas o torneio teve boa média de público e contou com a participação de 12 equipes. Da América do Sul, o único que seria convidado era do Brasil, campeão mundial em 1958. E o convidado foi o Fluminense, campeão do Rio-São Paulo de 1959, que recusou o convite. Não havia cachê e os jogos seriam coincidentes com o do Rio-São Paulo do mesmo ano. O Palmeiras, campeão paulista de 1959, foi então convidado e recusou exatamente pelos mesmos motivos. Como o Fluminense também era o atual campeão carioca, o Bangu, como vice, acabou aceitando o convite e foi atrás de fama e prestígio, mesmo pagando a viagem, hospedagem e alimentação de toda a delegação.

O Bangu tinha um grande time. Ubirajara Mota no gol. Joel Martins na lateral direita, depois contratado ao Botafogo, fez parte do grande time de 67/68, bicampeão carioca com Jairzinho, Gerson e cia, depois foi técnico das divisões de base e do time principal do alvinegro. Zózimo, campeão mundial em 62, Mário Tito, grande zagueiro, depois contratado ao Corinthians. Ananias, na lateral esquerda, Décio Esteves, centroavante, e depois técnico do próprio Bangu durante muito tempo e um jovem craque de 18 anos chamado Ademir da Guia que dispensa comentários sobre o que fez adiante na carreira. O técnico, o lendário Elba de Pádua Lima, o Tim, El Peon, craque do Fluminense e da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1938.

De 30/06 a 06/08, as equipes ficaram divididas em 2 grupos, com jogos em Nova York e Nova Jersey. No A, Bangu (BRASIL), Sampdoria (ITÁLIA), Rapid Viena (ÁUSTRIA), Sporting (PORTUGAL), Norrkoping (SUÉCIA) e Estrela Vermelha (IUGOSLÁVIA). No B, Bayern Munique (ALEMANHA), Burnley (INGLATERRA), Kilmarnock (ESCÓCIA), Glenavon (IRLANDA), Nice (FRANÇA) e New York Americans (EUA).

Jogando dentro de cada grupo, o Bangu foi o vencedor do A e, surpreendendo o grande Bayern, o Kilmarnock, venceu o B. Na final, Ubirajara Mota defendeu pênalti e os "mulatinhos rosados" venceram por 2x0, gols de Valter, que substituiu Ademir nesta final, um em cada tempo, diante de mais de 25.000 pessoas, no Polo Grounds Stadium em Nova York.
A Campanha do Bangu:
4 x 0 Sampdoria
3 x 2 Rapid Viena
5 x 1 Sporting
0 x 0 Norrkoping
2 x 0 Estrela Vermelha
2 x 0 Kilmarnock

Foram 6 jogos com 5 vitórias, 1 empate, nenhuma derrota. 16 gols marcados e 3 sofridos.
Reconheça-se: o Bangu foi campeão mundial interclubes de 1960! Será que quem mora ou torce atualmente pelo Bangu sabe disso?

Pesquisa: www.bangu.net e Diário Lance de 13/08/10

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A Rainha das Piscinas

















Primeiro, leiam a entrevista de Zico, ontem à tarde, em sua casa, ao repórter Eric Faria, da Globo.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2010/10/nao-abandonei-o-barco-eu-fui-chutado-do-barco-afirma-zico.html

Agora, finja que você é a "Mulher Sorridente" aí de cima e responda as perguntas abaixo:
Você sabe quantos títulos o Zico conquistou com a camisa do Flamengo?
Você sabe quantos gols o Zico fez com a camisa do Flamengo?
Você sabe dizer quantos anos o Zico passou jogando somente no Flamengo, no Brasil, em toda a sua carreira?
Você sabe quantas pessoas pagaram para estar no Maracanã para ver a despedida do Zico no Flamengo, em fevereiro de 1990? A propósito, quantas pessoas pagaram para ver sua despedida das piscinas? Foi quando mesmo?

Todos sabem que não sou torcedor do Flamengo mas minha paixão pelo futebol me faz refém dos craques dentro e fora dos campos. Mesmo que o Zico não tenha sido um grande técnico em carreira exclusivamente internacional (Sel. Japão, Bunyodkor, Fenerbahce, CSKA e Olimpyakos), chega-se ao cúmulo da Presidente do clube de maior torcida do país "passar por cima", desrespeitando o maior ídolo de sua instituição, profissional exemplar como jogador, cidadão íntegro, em benefício de seu status quo e do "Capitão" Leo, agitador, chefe de torcida, antecedentes policiais, feito por este mesmo clube, desta mesma torcida, deste mesmo ídolo, Presidente do Conselho Fiscal.
Aos poucos, O Flamengo vai enterrando seus ídolos vivos, em especial, com os campeões intercontinentais de 1981. Júnior foi demitido pelo Marcio Braga no fracassado projeto Fla-Futebol, Adílio, demitido das categorias de base, Andrade, sem comentários e agora, inacreditavelmente, o Zico.

Em tempo, Luiz Augusto Veloso está de volta e o Flamengo vai disputar um campeonato paralelo com os times que estão nas últimas posições neste final de Brasileirão. Depois do Atlético-GO, em Volta Redonda, serão Avaí, Ceará, Atlético-MG e Santos, todos fora de casa, além do clássico com o Vasco. E ainda pega o Corinthians, Inter e Cruzeiro em casa. Vida dura!
Patricia, escala o Capitão Leo. E lhe dê a braçadeira pois ele é Capitão!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eu Avisei em Julho!

Lá se foi umas das esperanças de renovação na cultura e no trato do futebol brasileiro fora das quatro linhas: Zico, que desceu do Olimpo da Gávea por amor ao clube, deixou hoje a diretoria de futebol do Flamengo. Em seguida, o vice-presidente de futebol, Vinicius França, também entregou o cargo.
O que é o Flamengo em 2010?

Uma presidente eleita pela oposição que nada entende de futebol. Foi uma nadadora muito boa em âmbito nacional e sul-americano. Manteve os mesmos nomes responsáveis pelo futebol da administração anterior, contrária a sua eleição: Hélio Ferraz (O Super-Helinho: lembram do jingle: 222, duzentos e vinte e dois, Super-Helinho, pra Senador), Cabo Anselmo e Capitão Leo. É quartel? Este último, estava preso há pouco dias por desacato e provocação de tumulto e briga após o último Fla-Flu. Era chefe de torcida e virou Presidente do Conselho Fiscal ou Deliberativo. Meu Deus!
Patricia Amorim demorou muito a se manifestar sobre seus 3 tenores que enfeitaram as páginas policiais. Demitiu bem o Marcos Braz mas errou com o Andrade, grande ídolo e funcionário do clube mas que não pode ser técnico do time principal.
Anunciou a demissão do goleiro "mata-mata" por justa-causa, sem que sua sentença já houvesse transitado em julgado. Teve que voltar atrás e expôs o nome da instituição Flamengo por erro jurídico básico.
Tentou a tacada certa e decisiva quando Zico aceitou seu convite, com toda imprensa, torcida e opinião pública a favor mas não lhe deu apoio financeiro e mercadológico para fazer boas contratações, demitiu o Rogério por pressão da torcida (cúmulo do amadorismo) e se esqueceu de blindá-lo contra os corneteiros de plantão e um boato terrível de favorecimento ao CFZ. Lamentável papel! Mas contratou o Cesar Cielo e o Nicholas Santos na Natação! Afinal, é o seu esporte!
Soube da demissão do Zico por SMS (torpedo)!
Agora o Flamengo tem a torcida fazendo protesto na Gávea, o futebol não tem comando nem fora nem dentro do campo (Silas, o que não faz gol contra, estará fora já já!) e amanhã, clássico contra o Botafogo. A posição é 15º na tabela. Em 26 partidas, o Flamengo ganhou 6. Na 17º, tem rebaixamento.
Zico preferiu os netos. Estará errado?

Uma Coisa Só!


Uma pequena e triste pausa nos Reconhecimentos.

Leiam este texto com olhar crítico. Não clubístico. Será que conseguem? A verdade sobre Corinthians e CBF. Erros de arbitragem acontecem a todos os times. Enquanto a arbitragem não for profissional, será assim. Clique aqui: http://www.verdazzo.com.br/dossiegamba2010/

O atual time do Corinthians é muito bom mas, pode parecer clichê (e é), não precisa disso para ser campeão. Mas todos esses árbitros e assistentes estão sempre escalados na Libertadores, Sul-Americana, Mundiais sub-20, sub-17 e novos aspirantes à FIFA. Você sabe o nome do Presidente do Conselhos de Árbitros da CBF? Não é interessante divulgar.
Alguém sabe por que o pilantra do Sanchez (e ele faz questão de mostrar a todos que é pilantra), presidente do Corinthians, foi o chefe da delegação brasileira na África do Sul?
Alguém sabe por que o Sanchez disse, ainda no ano passado, que o Morumbi não seria sede em 2014 e que um novo estádio seria construído, sem citar que seria o seu próprio? Volte aqui na postagem sobre os "Elefantes Brancos". Este blog já os avisava sobre isso.
Algúem sabe por que o Sanchez cedeu o Mano Menezes, de graça, à CBF, após um teatro com o Muricy, que todos sabiam que o Fluminense não o cederia?
Alguém sabe por que Sanchez foi o principal cabo eleitoral do "ilibado" Kleber Leite, candidato oficial da CBF derrotado à presidência do Clube dos Treze?
Alguém sabe por que Sanchez continua fazendo negócios com o Kia Chaboori não-sei-o-quê para erguer seu estádio, lavando dinheiro com a verba oficial da Copa, lembrando que os negócios do Kia com Dualibi, levaram o time à Segundona e ao impeachment do próprio Dualibi?
Alguém sabe por que o jogo Vasco x Corinthians foi adiado? Sim, sabemos. Era o Centenário do Corinthians e houve comemorações. Belo motivo, não?
Mídia em geral quer mais é que o Corinthians e o Flamengo sejam sempre campeões. Vende. A CBF gosta. A Globo, então...
Nós gostamos demais de futebol para abandoná-lo de vez. Pena. É como o voto nulo. Se houvesse 50% mais um de votos nulos, as eleições seriam canceladas e novos candidatos teriam que surgir. E o STF não aprova o Ficha Limpa e ainda diz que não precisa mais dos 2 documentos pra votar a 4 dias das Eleições, beneficiando o PT, assustado com pequena queda nas pesquisas. Gilmar Mendes e Guilherme Toffoli foram indicados pelo Lulla (com 2 "eles", como o Collor!). Não há voto direto para o STF.
Você vai torcer para o Brasil vencer a Copa de 2014? Não se preocupe. Já ganhamos. A CBF não é muito diferente da FIFA!