quarta-feira, 23 de julho de 2014

CONEXÕES PERIGOSAS

Após a final da Copa de 2010, Dunga foi demitido não somente pela eliminação nas quartas-de-final para a Holanda mas porque não permitiu que a Globo fizesse o que fez em 2014, na Granja Comary, quando Felipão teve que fazer intervalo no treino para cumprir obrigações contratuais de transmissões ao vivo que nada acrescentavam à preparação do time, ao contrário, apenas dava satisfação aos patrocinadores da CBF e da própria Globo.
Além disso, houve o tal episódio da discussão com o Alex Escobar. Não sabemos o que o global fez ou falou mas todos viram o show de má educação do truculento Dunga. Uma coisa é ser mal educado com a imprensa em geral. Outra, é ser mal educado com a Globo! De qualquer maneira, mereceu ser demitido!

Mas vamos aos fatos. O retrospecto de Dunga no comando da seleção é um dos melhores de todos os treinadores que lá estiveram. Teve quase 80% de efetividade. Ganhou a Copa América em 2007, na Venezuela, com 3x0 na final contra a Argentina de Riquelme, Tevez e Messi. Ganhou a Copa das Confederações, em 2009, na África do Sul, com direito a 3x0 na Itália, então campeã do mundo, e uma virada espetacular nos EUA de Landon Donovan, na final por 3x2. Após início vacilante, venceu as Eliminatórias Sul-Americanas, com 3x0 no Chile, em Santiago, 4x0 no Uruguai, em Montevideo (não ganhávamos lá há mais de 40 anos) e 3x1 na mesma Argentina, em Rosário.

Entretanto, fracassou nas competições mais importantes. Tomou de 3x0 da Argentina nas Olimpíadas de Pequim em 2008, quando apostou na liderança de quem não estava mais a fim de jogar, desde esta época: "Enganaldinho" Gaúcho! Nulo em todos os jogos! E na Copa de 2010, fez dois bons jogos contra a Costa do Marfim - vitória por 3x1 - e nas oitavas contra o Chile - vitória por 3x0. A vitória contra a Coreia do Norte (2x1) e o empate com Portugal (0x0), ainda na fase de grupos, foram ruins de doer. A melhor exibição foi exatamente no primeiro tempo contra a Holanda, nas quartas. O Brasil vencia por 1x0, gol de Robinho, teve chances para aumentar e os holandeses não viam a bola. Aí, no segundo tempo, as lambanças do Julio Cesar e Felipe Melo. E mesmo assim, o mesmo japonês (Nishimura) que marcou o pênalti em Fred contra a Croácia em 2014, não marcou um claro em Kaká, que poderia deixar a partida empatada.

Desta forma, Dunga não pode ser responsabilizado por falhas individuais. Julio Cesar era o melhor goleiro do mundo e Felipe Melo, apesar do seu conhecido destempero, fazia uma boa Copa. Foi dele o passe para o gol de Robinho. Dunga sabe armar times. É bom técnico. Melhor que Felipão. Nada de futebol-arte mas de resultados. E aí? O que você prefere?

O problema é que Dunga foi escolhido porque a dupla Marin-Del Nero não quer ser importunada pela imprensa. Não poderia haver melhor para-raios de críticas que possam surgir de todos os lados. Basta botar o "carrancudo" na linha de frente! Dunga vai mudar? O amigo leitor acredita nisso? O octogenário Marin (que dá nome à nova sede da CBF no Rio, pasmem!) não tem a menor intimidade com as coisas do futebol, desde que foi governador "biônico" de São Paulo, defensor da ditadura militar e presidente da federação paulista de futebol, há 30/40 anos. Dá pena (ou raiva)! Del Nero, atual vice, foi eleito novo presidente um ano antes de assumir (nunca vi isso) e conhece bem as falcatruas no futebol. Há 2 anos, era o presidente da federação paulista e no ano que vem, os dois inverterão papéis como presidente e vice. Olhem que maravilha!

Tudo ficará como está. A CBF não tem nenhuma intenção de mudar nada. Os contratos com a Globo, patrocinadores e a venda da Seleção Brasileira para os árabes injetarão muito dinheiro na entidade por muitos anos. Não há obrigatoriedade em aplicar esse dinheiro em formação de jogadores. Isso dá trabalho e a mentalidade do brasileiro (e de grande parte da imprensa brasileira) faz com que o Hexa tenha que ser conquistado em 2018. Alexandre Gallo, das categorias de base, é prepotente e arrogante. O Brasil não se classificou no Sul-Americano para o último Mundial Sub-20, sob o seu comando, em 2013, na Turquia, em que a França de Pogba e Griezmann foi campeã. Seu currículo como técnico é... nada! E Rogério Lourenço, técnico da Sub-20 em 2009, que foi vice mundial no Egito, com Ganso, Alan Kardec, Maicon "Bolt" e Rafael Tolói, já afirmou que nunca foi procurado pelo Dunga para conversar sobre jovens jogadores nesta época. Pergunto de novo: Dunga vai mudar?

Com Gilmar "Sports" Rinaldi como "coordenador", o nome de Dunga é perfeito. São amigos há mais de 30 anos mas a tal hierarquia entre ambos que prometem criar não contribuirá em absolutamente nada dentro das quatro linhas. Afinal, só um deles será o treinador. E parece que é o Dunga!

As organizações Globo não devem ter gostado nem um pouco da escolha. Eu tão pouco. Na entrevista de apresentação, ontem pela manhã, Dunga falou em valores dos quais não abre mão: ética, comprometimento e trabalho! Legal! Todavia, após o "coordenador" afirmar que não é mais empresário de jogador, gostaria de saber do Dunga, o que fazia nesta animada mesa de bar e no avião, quando era técnico, com o tal do Fofana, o argelino, chefe da máfia dos cambistas da Match, que está preso no Brasil. Matéria do Extra, da Globo. Eh!Eh! Os caras não perderam tempo!!! Clica aqui:  A GLOBO CONTRA-ATACA! DUNGA E FOFANA

Ex-técnico e Fofana já viajaram de avião juntos
Parece ser a 1a. classe! E esse uniforme... não é da CBF????
Dunga, ao centro, com Fofana, último à direita, de lado, no saguão do Sheraton
Alô Dunga! Tem uns ingressos aí?
Dunga até já respondeu, afirmando que não são amigos!

Então, são "conhecidos", certo capitão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário