segunda-feira, 23 de março de 2015

O CASCUDINHO GLOBALIZADO

Ontem levei meu filho para bater uma bolinha no clube, à tarde. Com 9 anos, sua canhota começa a ficar potente como a do pai... Hehehe!

Em uma metade do campinho, ele jogava com meninos da sua idade. Na outra, 4 adolescentes que aparentavam uns 15 anos disputavam um animado e típico "cascudinho". Os mais, digamos assim, antigos sabem do que se trata...

O que me chamou a atenção é que dois deles não eram brasileiros. Com certeza, faziam algum tipo de intercâmbio escolar por aqui, naquela tradicional troca de famílias. Cheguei mais perto para identificar que língua falavam. De fato, os meninos brasileiros não falavam português com eles.

Perguntei para um dos meninos brasileiros: São alemães? Sim! A resposta confirmou a suspeita.


Amigos, acreditem. Foi a dupla brasileira contra a alemã. Deixei de observar o jogo do meu filho por uns 5 minutos. Na foto, os alemães são os de camisa rosa e azul marinho. Não faço a mínima ideia de qual foi o placar final da peleja mas os visitantes jogavam com fisionomia séria, concentrados, balbuciavam o necessário, se deslocavam com rapidez pelo pequeno campo, não davam mais do que 2 toques na bola, acertavam a maioria dos passes, não cometiam faltas, não caíam no chão e jamais passaram impressão de cansaço, embora tenham ficado com aquele tradicional vermelhaço em seus pescoços!

A "nossa" dupla ria o tempo inteiro. Faziam firulas do tipo balãozinho e pedalada, que poderiam ser tentativas de drible, totalmente infrutíferas. Ensaiavam uns passes de trivela, raramente certos. Quando perdiam a posse de bola, caíam no chão, "cansados" e reclamavam um do outro, com xingamentos, na base da brincadeira. Faziam faltas leves, sem machucar, mas que impediam o prosseguimento dos lances da dupla alemã. Bagunça total.

E aí?

O amigo leitor é adepto da ideia de que era uma pelada, descontração total, e os brasileiros sempre precisam mostrar sua habilidade inata, seu jeito moleque de jogar o futebol pentacampeão mundial em qualquer campo, em qualquer idade, sob qualquer circunstância.

Ou..

... deixa pra lá... era só um "cascudinho"...

8 comentários:

  1. Muito bom, Osmar. O cascudinho deve ter acabado em 7x1...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe!!! Sei lá... O que me atormenta é que esse jogo não termina... Valeu! Abraço!

      Excluir
  2. Sabe o q mais me chamou mais a atenção à sua ótima crônica? O "...deixa pra lá...". A que ponto cheguei!! Hj, assistindo ao JN, ñ me interessou em nada as notícias da nossa seleção. Tirando uma meia dúzia de sete ou oito, ñ identifico e nem me identifico com ninguém. O 7 x 1 ñ me afetou em nada, nem 1/7 do que sofri em 82 e 86, e 50, no meu imaginário. O que acho dessas últimas seleções brasileiras?? Ah, deixa pra lá.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe! É isso mesmo! Já tratei desta falta de identificação em um post aqui no blog chamado "Das Feras do Saldanha aos Coadjuvantes da CBF"! Procure! Não se preocupe com o mais mais. Nosso futebol é que, cada vez MAIS, é MENOS MENOS! Abraço!

      Excluir
  3. Também já não tenho qualquer identificação com o nosso escrete. Não sei se é por causa da nossa idade... (Já parei para pensar nisso!!) Quando éramos mais novos éramos mais envolvidos... Será???? Mas acho que conta muito o fato deles, os jogadores, não atuarem mais aqui. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, vc nunca havia ouvido falar no Roberto Firmino???? Hehehe!!! Abraço

      Excluir
    2. Nunca!!!!!!!! Me desculpa!!!!! rsrsrsrsrsrsrs

      Excluir