segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A LIÇÃO MAORI DOS TODOS NEGROS

Jamais deixarei de admirar o futebol e de tê-lo como principal paixão esportiva!

Entretanto, não há como deixar de admitir que o Rugby está muuuuuuuuuito à frente no que se refere a regras, organização e respeito pelo esporte, com transparência de atitudes e valorização de suas virtudes.

É um esporte violento? Depende do ponto-de-vista. Há regras claras sobre o que pode e o que não pode. Ué! No futebol, isso também existe mas nem sempre é respeitado. Querem saber por quê?

Arbitragem! Uma única pessoa comanda 30 alucinados por uma bola oval. Há dois auxiliares de linha e o chamado TMO que fica na cabine, no alto do estádio, tirando dúvidas somente quando é convocado pelo árbitro. Aliás, nada é feito às escondidas, tapando a boca com a mão. Tudo o que árbitro fala - aos jogadores, auxiliares e TMO - é ouvido por todo o estádio.

Mr. Owens na Final 2015: Absoluto!
Jogador que simula falta ou tenta infringir as regras é sumariamente advertido com cartão amarelo que o deixa de fora por 10 minutos. Assisti à varias partidas da Copa do Mundo que se encerrou no último sábado, dia 31, na Inglaterra, e não observei qualquer reclamação de qualquer jogador ou membro de comissão técnica sobre qualquer marcação dos árbitros. E mais: o melhor de todos, o galês Nigel Owens, que conduziu a Final, é homossexual declarado! Nenhuma gracinha, nenhuma piadinha, seja dos jogadores ou da imprensa. Mr. Owens se impõe pela técnica, pelo preparo físico e pelo absoluto conhecimento das regras.

Diferentemente do futebol americano, o Rugby não para e os jogadores que atacam são os mesmos que defendem. Adversários no campo, os jogadores se abraçam e se confraternizam após se enfrentarem em uma autêntica batalha campal. Nenhum outro esporte coletivo demanda tanto do preparo físico de quem o pratica. E é normal muitos possuírem próteses dentárias, apesar da maioria atuar com protetores bucais internos.

Ah! Os times! Muitas seleções, sobretudo as mais vencedoras, são conhecidas por apelidos. Os Springboks são a África do Sul; os Wallabies, a Austrália. Los Pumas são a Argentina, que fez bonito com o 4o. lugar. Sulafricanos e australianos venceram a Copa duas vezes. A Inglaterra, uma. Os britânicos Escócia, Gales e Irlanda sempre se apresentam bem. A França já foi vice em 2011. Os oceânicos Fiji, Tonga e Samoa Ocidental estão sempre disputando! Até os EUA possuem seleção. E o próximo anfitrião em 2019, o Japão, venceu os Springboks na fase de grupos!

Mas nada, absolutamente nada é comparável aos All Blacks!

Ao conquistarem o tricampeonato mundial, derrotando a Austrália por 34 a 17, no clássico de maior rivalidade do mundo, a Nova Zelândia assume a primazia do esporte com um estilo de alta técnica, força bruta, ataque veloz e avassalador, defesa quase que intransponível e chutes certeiros.

E ainda tem o Haka!

Ritual da tribo Maori, originária das ilhas que hoje compõem o país. Ritual de Guerra, cujos cânticos enaltecem a coragem, a vida, a morte, o homem, o sol!

Antes de cada partida, os jogadores se formam e executam o Haka! Impressionante o silêncio que se faz em qualquer estádio. O cântico é sempre comandado pelo jogador mais velho de sangue puro maori. Não precisa ser o capitão do time. 22 pessoas cantam com força na língua maori. Fazem caretas! A coreografia é intimidadora! É impossível a equipe adversária não se sentir ameaçada!!! Hehehe! Pela TV, eu sinto medo! Imaginem quem está lá, na frente deles! Ou mesmo na arquibancada, sempre lotada! Não percam o video abaixo! Dá vontade de se vestir de preto e entrar em campo!



Haka em execução! O Sol é Oval!
Tricampeã Mundial
Dan Carter e o Capitão Richie McCaw, os melhores do mundo!
Há dois anos, quando estive na África do Sul, não entendia o motivo pelo qual meu amigo vascaíno Sacha Ruffier gostava tanto de Rugby. Ao visitá-lo na belíssima Cidade do Cabo, onde mora com sua igualmente bela família, passei a entender. Até comprei uma camisa listrada azul e branca dos Stormers, que passou a ser seu time de coração. Ficou ruim pro Vasco...


Para os All Blacks, Wallabies, Springboks, Pumas e para o meu amigo Sacha...

....definitvamente...

... o Sol é Oval!

E Maori!

2 comentários:

  1. Fala Osmar! Bacana o texto e tomara que cada vez mais pessoas ai no Brasil descubram o Rugby ja que o futebol e so motivo de decepcao. So uma correcao: Springboks e o melhor time do mundo! Apesar de terem perdido pro All Blacks.... Abs, Sacha

    ResponderExcluir
  2. Grande Sacha!!!! Como estão os Stormers??? Apesar do craque Bryan Habana, não deu pra chegar nos All Blacks não!!!! Hehehehe!!! O Pedro se amarrou vendo os jogos! Ele ficou fazendo o haka vestido de preto!!!! Grande abraço! Beijo na Celine e nas crianças!!!

    ResponderExcluir