segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O PROFETA TRICOLOR







"Estava escrito há dois mil anos que o Fluminense seria campeão!"





Hoje em sua edição no caderno de esportes, O Globo destaca o 3o. campeonato brasileiro do Fluminense, publicando no alto das páginas da cobertura do jogo de ontem, frases célebres do grande cronista esportivo, dramaturgo e escritor, Nelson Rodrigues, o maior torcedor tricolor no território de São Pedro: o Céu!
"Os vivos saíram de suas casas, os mortos de suas tumbas e, juntos, comemoraram mais um título do Fluminense!"

Era 1999. Mais de 50 mil pessoas estavam numa manhã abafada e ensolarada de domingo no Maracanã. Não era a chegada de Papai Noel. Nem missa do papa João Paulo II. Tão pouco um show do Roberto Carlos (o cantor) ou do Frank Sinatra. Era simplesmente a torcida do Fluminense iniciando a tormenta da série C do campeonato brasileiro. E não há outro motivo pelo qual o clube, após irresponsáveis e desprezíveis administrações, não acabou literalmente: A Torcida Tricolor!

"Pode-se identificar um tricolor entre milhares, entre milhões! Distinguem-se dos demais por uma irradiação específica!"

As demonstrações de amor e paixão de seus torcedores mantiveram o Fluminense vivo ao longo de mais de uma década de alguns títulos (cariocas em 2002 e 2005 e a Copa do Brasil em 2007) e boas campanhas nos Brasileiros de 2001, 2002, 2005 e 2007. Todavia, foi a partir da Libertadores de 2008 que a torcida tricolor mostrou ao mundo do que era capaz em termos de inovação, união, organização, inteligência, iniciativa, criatividade, beleza e muito, muito amor por um clube de futebol.

"Se quereis saber o futuro do Fluminense, olhai para seu passado. A História Tricolor traduz a predestinação para a glória!"


"Uma torcida, porém, não vale a pena pela sua simples expressão numérica... E a torcida tricolor leva um imperecível estandarte da paixão!"


Do inferno do "quase rebaixamento" em 2009 à conquista do título em 2010! Um ano de apoteótica evolução jamais vista e encerramento inesquecível de mais uma década no futebol brasileiro.

"Ser tricolor não é uma questão de gosto ou opção mas um acontecimento metafísico, um arranjo cósmico ao qual não se pode - e nem se deseja - fugir!"

O 1o. clube de futebol no Rio de Janeiro. O 1o. campeão carioca. O 1o. estádio do Brasil. O 1o. gol do Brasil em Copas do Mundo (Preguinho). O 1o. campeão do Maracanã. O 1o. carioca campeão brasileiro. O 1o. campeão do Engenhão.

"O Fluminense tem a vocação para a eternidade. Tudo pode passar, só o Tricolor não passará, jamais!"

Mais, muito mais que os acertos do comando explícito de Muricy de fora do campo e o implícito de Conca de dentro dele, o Fluminense deve seu terceiro título do campeonato brasileiro a 9 milhões de pessoas: sua eterna e apaixonada torcida!


Ave Nelson Rodrigues!

"Eu vos digo que o melhor time é Fluminense! E podem me dizer que os fatos provam o contrário que eu vos respondo: pior para os fatos!"

P.S.1: Perdoem-me os não-tricolores! Este blogueiro não tem sangue de barata!
P.S.2: Agradecimentos especiais:
a) Fred Giannini, presidente da Souza Flu, Barueri que o diga!
b) Claudio Maes, da Flusócio: por sua causa, eu levantei o mosaico verde ontem no Engenhão!
c) Meu Pai: mais um título juntos! Não tem preço!