Atualmente, o atleta profissional de futebol possui a seu dispor elementos inimagináveis há algumas décadas.
Já mencionei aqui que muitos jogadores - aqueles que alcançam maior destaque, sem juízo de valor - contratam um staff composto por vários profissionais que suportam suas carreiras, por conceito, de maneira positiva. Os envolvidos em saúde abrangem personal trainer, fisioterapeuta, nutricionista, nutrólogo, endocrinologista especializado em medicina esportiva. Aliás...
Nutricionista é aquele(a) que se gradua em Nutrição e prescreve planos individualizados de alimentação, após entrevistas e exames específicos.
Nutrólogo(a) é aquele(a) que se gradua em Medicina, com especialização nesta área, cujo foco são suplementos para tratar e auxiliar na prevenção de doenças ligadas ao metabolismo e ingestão de certos nutrientes.
Endocrinologista é aquele(a) que se gradua em Medicina, com especialização no tratamento de doenças que envolvem glândulas e hormônios do corpo.
(IA pode ser muito boa, desde que usada para o bem! rsrs!)
Assim, não é difícil perceber que o tempo de vida (saudável) do ser humano vem aumentando consistentemente, sobretudo para aqueles que conseguem acesso a tais facilidades promovidas pelos avanços da tecnologia e da medicina. A eterna busca pela fórmula do elixir da juventude vem sendo substituída, felizmente, pela ciência do bem estar!
E o esporte não foge à regra. Aqui, neste blog, é futebol!
Muitos são os casos de jogadores que atuaram em alto ou, no mínimo, bom nível técnico até a faixa dos 35/40 anos. Acima desta faixa, Sir Stanley Matthews, atacante, jogou até os 50, no Stoke City, Blackpool e na seleção inglesa. Outro atacante, o japonês "Kazu" Miúra, que atuou por aqui no Santos, no Coritiba e outros, hoje aos 58, ainda joga em divisões menores em seu país natal. Cristiano Ronaldo, que fará 41 em fevereiro do próximo ano, está na seleção portuguesa, no futebol árabe e não dá sinais que pretenda parar. Prestes a completar 40, o croata Modric acaba de ser contratado pelo Milan! O brasileiro Felipe Melo parou no ano passado aos 41 e Thiago Silva segue dando aula na zaga aos 40! Todos exemplos de longevidade mesclada à competência. Antes que me cobre, amigo leitor, Messi "só" tem 38...
É natural pensar que os goleiros em geral tenham mais facilidade em atuar por mais tempo, embora muito de agilidade e reflexo se percam com naturalidade.
Não é o caso do cara que acaba de bater o recorde mundial de partidas oficiais disputadas.
Fábio Deivson Lopes Maciel atingiu a marca de 1.391 jogos, ontem, defendendo o Fluminense, contra o América de Cáli, pelas oitavas de final da Copa Sul Americana, no Maracanã! Diante de quase 40 mil torcedores, não foi vazado na vitória por 2x0 e ultrapassou um gigante, agora ex-recordista: o goleiro inglês Peter Shilton, aquele que tomou os dois gols mais famosos de Maradona na Copa de 1986. O da "Mão de Deus" e o outro, antológico!
A celebrar 45 anos no próximo 30 de setembro, o mato-grossense Fábio é um exemplo de profissional sério, responsável e, sem dúvida, craque das traves!
Seu treinamento não difere dos goleiros mais jovens no Fluminense! É igualmente exigido. Sua movimentação, reflexo, agilidade e consequente ótimo desempenho durante os seguidos e desgastantes jogos nos malucos calendários brasileiro e sul americano são praticamente os mesmos de quando começou há 25 anos, revelado pelo extinto União Bandeirante, no interior do Paraná. Os torcedores de Athletico-PR, Vasco, Cruzeiro (onde é o recordista absoluto de atuações) também tiveram o privilégio de vê-lo com suas camisas, levantando inúmeros troféus, frutos de atuações milagrosas e, muitas vezes, decisivas, seja praticando defesas espetaculares ou pegando pênaltis.
![]() |
Embora exitoso nas seleções brasileiras de base e uma concorrência ferrenha com nomes como Dida e Julio César, merecia mais chances na principal. Que mistério!
O sucesso de Fábio é recheado de ciência e fisiologia.
Mas tem muito mais de talento e categoria!
Quando vai parar? Buzz Lightyear responde no título deste artigo!
Parabéns, goleirão! Que grande legado!