quinta-feira, 2 de outubro de 2014

40 ANOS DO ADEUS À VILA

2 de outubro de 1974.

O Santos recebeu a Ponte Preta em jogo válido pelo campeonato paulista. O jogo não valia muita coisa mas o Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, estava lotado. Como assim?

Era a despedida anunciada de Pelé. A da seleção brasileira já havia sido em 1971, em amistosos no Maracanã e Morumbi. Mesmo aos gritos de "Fica", o Rei do Futebol não esmoreceu. E três anos depois, foi a vez do Santos.

O fracasso na Copa da Alemanha, três meses antes, dava força a quem defendia a tese de que se Pelé estivesse na seleção brasileira, teríamos conquistado o tetra! Na verdade, com quase 34 anos, o Rei sabia que não teria condições físicas para que 100% de sua técnica prevalecesse sobre a força e a velocidade do novo estilo europeu. Foi inteligente, saindo por cima, tricampeão mundial, o único jogador, até hoje, a ostentar tal título. Esqueçam aquela desculpa de que não jogou por conta da ditadura militar. E em 1970? Não havia ditadura?

Pelo Santos, Pelé conquistou 25 títulos, além de outros torneios e troféus: 10 Paulistas, 5 Taças Brasil, 4 Rio-SP, 1 Brasileiro, 2 Libertadores, 2 Copas Intercontinentais, 1 Recopa Intercontinental. Em 18 anos na Vila, 1008 gols em 1114 partidas, ou seja, quase 1 por jogo. Números grandiosos. Do tamanho de sua estrela como atleta de futebol.


Voltando ao jogo, algumas curiosidades. Pelé jogou até os 28 minutos do primeiro tempo. Se você prestou atenção no vídeo acima, percebeu que Carlos Roberto Gallo (ele mesmo) defendeu a cabeçada do Rei, que estava lesionado e jogava no sacrifício. Após sua saída, o Santos venceu o jogo por 2x0, com gols de Cláudio Adão (ele mesmo) e um gol contra do zagueiro Geraldo que fazia dupla de zaga com Oscar (ele mesmo). A Ponte ainda tinha Tuta na ponta-esquerda, irmão do lateral-direito Zé Maria do Corinthians. O mais célebre duelo dos irmãos aconteceria 3 anos mais tarde quando o tabu de 22 anos sem título foi quebrado pelo alvinegro da capital. O jogo ainda ficou paralisado por 30 minutos no segundo tempo devido a um apagão. É! Apagões, já em 1974, eram normais!

pele-despedida-do-santos-02.jpg
O Rei se prepara para entrar no campo da Vila pela última vez!
Marcado pelo garoto Oscar!
O adeus ao único time que jogou no Brasil!
Saindo dos campos para entrar na História do Santos!
O Santos jogou com Cejas,Wilson, Vicente, Bianchi e Zé Carlos; Léo e Brecha; Cláudio Adão, Da Silva, Pelé (Gilson) e Edu.
A Ponte Preta com Carlos, Zé Luiz, Oscar, Geraldo e Walter; Serelepe e Serginho (o no. 8, o primeiro a abraçar Pelé no meio do círculo central); Waldomiro, Waltinho (Brasília) e Tuta.
O árbitro foi Emidio Marques Mesquita.

Há 40 anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário