quinta-feira, 14 de maio de 2015

O DIA "D" DE UM OUTRO ESPORTE

Que esporte é esse que se joga na Europa?

É até parecido com o que vemos aqui no Brasil. Há um estádio (arena, não!), o campo de jogo é gramado, duas traves nas extremidades com 2 goleiros em cada uma, 10 jogadores por equipe e uma bola. Quem puser mais vezes a dita cuja no gol do outro, ganha. Ás vezes, dá empate e dependendo da competição, pode valer um ponto ou uma classificação para a fase seguinte numa eliminatória.

Entretanto, há uma diferença relevante entre o que se joga aqui e lá: o tratamento dado à bola!


Hoje, a UEFA Champions League definiu seus finalistas para o próximo dia 6 de junho, celebrando os 71 anos do Dia "D" da 2a. Guerra Mundial, o desembarque dos Aliados na Normandia. Curiosamente (ou não), será no Estádio Olímpico de Berlim.

Esta final poderia contar com o Bayern de Munique, que desfila nos gramados com os tetracampeões Neuer, Lahm, Boateng, Schweinsteiger, Thomas Müller, Götze, sem falar no espanhol Xabi Alonso, no polonês Lewandowski. E ainda o holandês Robben, o francês Ribéry e o austríaco Alaba. Infelizmente, lesionados, não puderam participar da festa. Todavia, em 2 jogos eletrizantes, o Barcelona do trio sulamericano (quarteto, ao somar Mascherano) e de Iniesta, literalmente, "demoliu" os bávaros. Ou aquele drible do Messi não demoliu o gigante Boateng?

A Final poderia ter ainda o Real Madrid, 10 vezes vencedor da competição, com todos os seus galácticos, liderados por Cristiano Ronaldo! Imaginem um confronto contra o Barcelona?! Contudo, a Juventus revive suas tradições, recolocando a Itália no topo, após alguns anos! Deve muito ao seu goleiro-capitão, o interminável e extraordinário Buffon e ao endiabrado hermano Carlos Tévez. E, ironia do destino, coube ao atacante espanhol Morata, marcar o gol do empate que classificou a vecchia signora. Ele foi formado nas divisões de base do Real.

O Barcelona é favorito. Tem alguém que ninguém tem: Messi! Neuer não o parou! Buffon conseguirá? A "Juve" é um time aplicado de jogadores experientes. O confronto promete outras situações interessantes:
 - Chielini entrará com dentes de alho no pescoço, proteção contra "El Vamp" Suárez?
 - Quem acertará mais passes e lançamentos: Iniesta ou Pirlo?
 - Daniel Alves, ele mesmo, após grandes atuações contra o Paris SG e Bayern, calará de vez todas as críticas que recebe no Brasil?
 - Neymar fez 3 gols em Neuer! Ele não estava nos 7x1. Será protagonista? Ou será o jovem francês Pogba, de volta ao meiocampo bianconeri?
 - Ou essa história de protagonismo ficará mesmo entre Messi e Tévez?

É isso mesmo!

Os principais jogadores de cada time são argentinos!

E não é só na Europa que isso acontece! Papo para outro post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário