segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

UMA CRUEL COMPARAÇÃO

O genial baixinho Romário (senador também) acabou de se lançar no You Tube, com seu canal: Romário TV. E já começou de maneira bombástica. Seu primeiro entrevistado foi ninguém menos que Neymar!

Nos últimos 18 meses, Neymar atuou em somente 7 jogos pelo Al-Hilal (e marcou somente 1 gol), para onde se transferiu por um valor que a quantidade de dígitos talvez não caiba neste singelo artigo. Desavenças com treinador (o português Jorge Jesus), lesões, cirurgia, fisioterapias, desavenças com treinador, lesões, fisioterapias! Outras coisas que também se repetiram foram festas, eventos, celebrações, festas, eventos, celebrações, sempre, claro, bem longe da Arábia Saudita! Muito próximo de rescindir seu contrato por lá, está praticamente acertado com o Seu Santos, em um contrato curto, seis meses, para readquirir ritmo de jogo e condição física. No próximo 5 de fevereiro, completará 33 anos e ainda pensa em jogar competitivamente pela Europa e disputar sua última Copa do Mundo no ano que vem. Não se espante com o S maiúsculo que usei no Seu Santos! Há rumores de que pode comprar a SAF do clube! A conferir.

Voltando à Romário TV. O bate-papo ia bem e o baixinho fez uma pergunta fatal. Falando sobre a seleção do Penta de 2002, Romário perguntou se Neymar tinha lugar naquele time e quem dos 3 Rs sairia para ele jogar: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho ou Rivaldo.

Resposta foi imediata: Rivaldo!

Após a divulgação do vídeo, rebuliço na imprensa e redes sociais! Se a resposta foi combinada, não sabemos. Parece que não mas a repercussão foi óbvia e chegou até o citado!

Rivaldo não perdeu tempo: "Sinceramente reconheço o talento e a qualidade dele, e até acredito que teria condições de estar naquela seleção. Mas jogar no meu lugar seria outra história".

Além de 2002, Rivaldo esteve em 1998, vestindo a camisa 10. Marcou 3 gols em 7 jogos, foi protagonista para que o Brasil chegasse à Final! Um ano antes e após brilhar no Deportivo La Coruña, transferiu-se para o poderoso Barcelona, onde fez grandes jogos, muitos anotando golaços de voleio e de “bicicleta” e conquistando títulos! Em 1999, foi eleito melhor jogador do mundo pela FIFA, pelas revistas World Soccer, Balon d’Or e Onze d’Or. Mesmo após os 30 anos, conquistou mais títulos importantes no Milan e na Grécia e Turquia, onde fez muitos gols.

De volta a 2002, novamente protagonista com a 10, 5 gols nos 7 jogos do Penta, onde destaco aquele marcado contra a Bélgica nas Oitavas (quando o Brasil foi ajudado pela arbitragem) e contra a Inglaterra nas Quartas!

Nas duas Copas que disputou, foi indicado para a seleção de ambas, pela FIFA e pelos jornalistas. De origem humilde no Santa Cruz de Recife, jamais se deixou levar pelo sucesso, que o acompanhou em dois gigantes brasileiros, antes ir para a Europa: Corinthians e Palmeiras. Sempre foi profissional dedicado, sério, comprometido. E de grande talento na perna esquerda!

Ao tomar conhecimento da resposta de Rivaldo, Neymar tentou colocar panos quentes: “Todos os jogadores que disputaram Copa, se dedicaram e focaram 100%. Uns conseguiram o objetivo final, outros infelizmente não, e faz parte do futebol".

Contudo, continuou com ironia: "Sempre te respeitei e jamais vou tirar o mérito de quem você é pro futebol brasileiro. Foi apenas uma escolha entre os três. Você não quer que eu tire Ronaldo e Ronaldinho, né? ".

O fato é que se algum dos três tivesse que sair, seria, sem dúvida, Ronaldinho Gaúcho! Já escrevi aqui que o dentuço, então com 22 anos, somente se destacou no Penta contra a Inglaterra, quando fez grande assistência para o próprio Rivaldo empatar o jogo e depois bater aquela falta na virada que, na minha opinião, foi um grande lance de sorte e falha do Seaman, goleiro inglês! E mais: quase coloca tudo a perder ao ser merecidamente expulso por entrada violenta no lateral Mills, logo após seu gol. Brasil jogou maior parte do segundo tempo com um jogador a menos!

Não se discute o que Ronaldinho Gaúcho jogou até 2006. Foi um monstro! Na Copa de 2002, não! Foi coadjuvante. Entretanto, Neymar sabe que tirá-lo deste time não pegaria bem para repercussão e curtidas em suas redes sociais! Rivaldo tem muito menos prestígio (injustamente). Ou então, não viu ou não lembra o que narrei no parágrafo anterior. Será?

A ironia com que Neymar tratou a resposta de Rivaldo não causa qualquer surpresa dadas todas as polêmicas de sua carreira que cada vez mais gera mais dúvidas se está perto do fim ou se efetivamente já terminou. E muitos não têm coragem de contar isso a ele pois podem deixar de ganhar dinheiro e todas as regalias que ele traz. Muito embora já esteja milionário e não precise se preocupar em pagar contas pelo resto da vida. É uma celebridade.

Neymar poderia (ou deveria) responder ao Romário de maneira agregadora e até mesmo humilde, como por exemplo, afirmar que não jogaria no lugar de nenhum deles e que, apesar de haver disputado três Copas e falhado em todas, quer estar focado para que no ano que vem, escreva definitivamente seu nome na História do futebol brasileiro, ganhando a Copa de 2026 como protagonista e se colocando na mesma prateleira dos três citados!

Sempre se espera que o ser humano amadureça ao longo do tempo. Esse parece ser o processo natural de qualquer um, exceto o dele. Como seu ego não pode deixar de ser massageado se até mesmo o célebre craque Tostão afirmou que sairia da seleção de 1970 para que ele jogasse?

Sem que ninguém nos ouça: Tostão enlouqueceu?

Comparar as trajetórias aqui me faz lembrar o inesquecível e excepcional narrador esportivo Januário de Oliveira, criador de inúmeros bordões em suas transmissões:

Cruel! Muito Cruel, o Rivaldo! Porque ele sabe que é disso... é disso que o povo gosta!

E eu também!



Nenhum comentário:

Postar um comentário