GAS (Grêmio Atlético Sampaio), Baré, Monte Roraima, São Raimundo, Rio Negro, Náutico, Atlético Roraima e Progresso. E mais, River e Real.
Não fosse o estado implícito nos nomes de dois desses clubes, duvido que você acertasse de onde são!
Isso mesmo! Roraima teve 8 times disputando o Estadual deste ano. Os dois últimos pediram licença por falta de orçamento. Todos os jogos são realizados em um único estádio na capital Boa Vista: o Flamarion Vasconcelos, de apelido "Canarinho", com capacidade para cerca de 4.500 pessoas. São rodadas duplas a cada 3 ou 4 dias. Haja gramado! A média histórica de pagantes gira em torno de 50! Você leu certinho: 50 pagantes!
A federação estadual de futebol é comandada desde 1988 por Zeca Xaud que, antes disso, já havia ocupado o cargo em outras ocasiões, mesmo quando Roraima ainda era um território e não um estado, nova condição estabelecida pela Constituição Brasileira de 5 de outubro deste mesmo ano.
O velho Zeca decidiu, após quase 40 anos, deixar a presidência e em fevereiro passado, "elegeu" seu sucessor: seu filho Samir, médico de 41 anos, que só assumiria no próximo ano! Nenhuma experiência no futebol. Que surpresa!
Nem o STF conseguiu mais segurar Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF e tão logo o interventor, o filho do Zé (Sarney), convocou nova eleição para ontem, as federações trataram logo de, entre elas, decidirem quem seria o novo mandatário.
E a primeira cisão, mesmo que pequena, aconteceu como previ aqui. A maioria decidiu entregar o cargo ao mais novo dos presidentes de federação, mesmo que o eleito ainda não tivesse assumido, como forma de "rejuvenescer" a entidade. Exatamente Samir Xaud! Uma minoria queria Reinaldo Carneiro Bastos, da federação paulista; o único que aceitou receber o Ronaldo "Fenômeno", que pleiteava se candidatar ao cargo na CBF! Lembrou?
Curiosa também foi a posição que a maioria absoluta dos clubes das séries A e B do Brasileiro tomaram. Mesmo sabendo que os pesos de seus votos não são suficientes para mudar o rumo da eleição, soltaram nota apoiando a suposta candidatura de Reinaldo Bastos. Veja a carta abaixo.
![]() |
Deixei cair outra lágrima de emoção! |
Ora, ora! Clubes que estavam fechados com as federações, às quais são afiliados, em torno de Ednaldo, se voltaram contra elas! Por que viraram casaca, assim, tão rapidamente?
Em tempo: o bom observador registrou que o Palmeiras não assinou o apoio dos clubes a Reinaldo. Dos grandes, Grêmio, Botafogo e Vasco, também não. Por que será? Em seguida, a Federação Paulista cancelou a autorização que seu afiliado tinha para disputar jogos na Arena Barueri, reformada pelo Palmeiras, como opção para mandar seus jogos quando o Allianz Park não estivesse disponível, alegando ausência de alguns laudos. Triste coincidência. Claro que foi.
Voltando à CBF, Samir Xaud, em seu discurso de posse, prometeu "reorganizar o futebol brasileiro". Entregar as séries A e B para os clubes, continuar com as C e D e focar nas seleções brasileiras principais e de base. Há pressão forte dos clubes para reduzir de 4 para 3, o número de rebaixados e promovidos entre as séries. Profissionalizar as arbitragens, criando um "grupo de elite", registrado em carteira, especificamente para este fim. Quer discutir, lato sensu, o "fair play" financeiro entre os clubes. Vai propor à Conmebol a extinção da apelidada fase de "Pré-Libertadores", como maneira de reduzir calendário. E ainda nesta questão, vai debater a redução das datas dos estaduais!
Opa! Então o sujeito é eleito por um punhado de federações decrépitas e ultrapassadas para tomar medidas revolucionárias que contrariam seus interesses?! É mesmo?! Virou casaca da virada da casaca, assim, tão cedo?! Só falta voltar atrás no aumento dos salários dos presidentes...
Muito sorridente e com auditório da CBF lotado, Samir Xaud recepcionou Carlo Ancelotti para lhe dar as boas-vindas e anunciar os convocados para enfrentar Equador e Paraguai, no início do mês seguinte, pelas Eliminatórias da Copa. Claro que a lista foi composta por Rodrigo Caetano, que estava ao seu lado na mesa, e do ex-zagueiro Juan, que faz parte da comissão técnica permanente da CBF.
Ancelotti não convocou ninguém de Roraima! |
Ah! Já ia me esquecendo. O GAS conquistou o bicampeonato roraimense neste ano. Os primeiros de sua história. Está disputando a série D, no grupo A1, da Região Norte. Está em sétimo de oito participantes e quatro se classificam para o "mata-mata"!
Acho que o GAS vai se classificar e lotar o Canarinho...
Muito bom
ResponderExcluirObrigado Sr Anônimo! rsrsrs
ResponderExcluirCultura do futebol.
ResponderExcluirExcelente.
Uma cultura ruim... rsrsrs! Abraço!
Excluir