terça-feira, 25 de novembro de 2025

ELIMINATÓRIAS DA COPA - EUROPA: DUAS EMOÇÕES E (MAIS) UM DESESPERO

O futebol foi inventado na Inglaterra. Os escoceses se gabam em dizer que melhoraram o jeito de jogar! E até meados dos anos 1980, tinham mais vitórias na mais antiga rivalidade entre seleções do mundo: desde 1872! Se você ainda não assistiu à série "The English Game" na Netflix, vá correndo! Agora! Ou melhor, após ler aqui...

A Escócia não participava de uma Copa do Mundo desde 1998, na França. Na Euro, ficou de fora de 1996 a 2021. Não teve grandes jogadores em excesso. É um país com apenas 5 milhões de habitantes mas revelou Law, Dalglish, Gemmil, Bremner, Jordan, Johnstone, Souness, Strachan, McCoist, além dos eternos treinadores Jock Stein e Alex Ferguson!

Durante este longo período sem obter classificação para Copa do Mundo ou Euro, muitas derrotas e consequentes decepções se sucederam que poderiam ter contribuído negativamente para que o Exército de Tartan (The Tartan Army) se desfizesse! Ao contrário, a seleção escocesa era (e ainda é) a única maneira de unir os católicos do Celtic aos protestantes do Rangers, os dois maiores times do país que formam uma das mais ferrenhas rivalidades do futebol mundial!

Ok! Você não entendeu o Tartan! É o apelido oficial da torcida para seleção escocesa, dado pela própria federação de futebol do país! É um dos principais tecidos utilizados no Kilt, aquele saiote! Cada tonalidade de cor representa uma região! Olha aí embaixo!

The Tartan!
A classificação para a Copa de 2026 veio recheada de uma emoção absolutamente fantástica! A vitória de 4x2 sobre a favorita Dinamarca teve gol de bicicleta (que Pelé fez) e gol do meio do campo (que Pelé e Maradona não fizeram). Os registros em vídeo de dentro do estádio e nos inúmeros pubs por todo o país que circularam pelas redes sociais mostram um fascínio, uma loucura, uma paixão que há muito tempo eu não via em uma torcida por sua seleção!

The McTominay's Bike!

Depois, quis levar a bandeirinha do corner...
Falando em estádio, o Hampden Park, em Glasgow, já foi o maior do mundo! Construído em 1903, chegou a abrigar quase 150 mil pessoas em 1937, em um Escócia 3x1 Inglaterra! Hoje, comporta pouco mais de 50 mil mas conserva sua identidade e é um dos mais icônicos de todo o mundo! Ouvir o Hino do país, The Flower of Scotland, tocado na gaita de fole e cantado à capela, arrepia!

Hampden Park!
Congrats Tartans!

Um vizinho ali foi outro grande destaque desta última rodada! A verde Irlanda da alegre e jovial Dublin, de São Patrício, da Guinness, dos famosos Roy Keane, Robbie Keane, Aldridge, Irwin, McGrath, O'Shea, do goleiro Bonner e do seu papagaio!

Ok! Você não entendeu o papagaio! Com a licença poética de mais um "T", o grande herói de sua seleção foi o jovem atacante do neerlandês AZ Alkmaar, Troy PARROTT! Fez os dois gols da incrível vitória sobre Portugal no belíssimo Aviva Stadium, em Dublin, na penúltima rodada. Para a última, a Irlanda precisava vencer a Hungria, em Budapeste, para ir à repescagem. Aos magiares, bastava o empate pois os portugueses venceriam com facilidade a fraca Armênia, no Porto, e se garantiriam em primeiro lugar do grupo.

Com o outro belíssimo estádio Ferenc Puskas Arena lotado, a Hungria do astro Szoboszlai do Liverpool, que não se classificava para uma Copa do Mundo desde 1986, vencia por 2x1 ali pela metade do segundo tempo. O Papagaio já havia marcado o gol irlandês. Não satisfeito, ele empatou o jogo e nos acréscimos fez o terceiro! Um "truque do chapéu" espetacular que o fez ser abençoado por São Patrício com 5 gols em 2 jogos! Delírio! Guinness por todos os pubs! Coincidentemente, Escócia e Irlanda possuem populações em número semelhante.

A Festa Verde do Papagaio!
A Irlanda ainda não está na Copa. A última foi em 2002. Vai encarar a Tchéquia, em jogo único, em Praga! Se passar, enfrentará o vencedor de Dinamarca x Macedônia do Norte! Jogos em março de 26! Enquanto isso, também corra para a Netflix, e assista à "The House of Guinness"! Depois de ler aqui e de "The English Game"...

E por falar em repescagem... Itália!

Tudo bem! Ganharam a Euro 2020 (em 2021), após semifinal e final vencidas nos pênaltis. Mas ganharam!

Todavia, ultimamente, quando o assunto é Copa do Mundo... drama!

Após vencerem a Copa 2006, quando o brucutu Materazzi xingou a irmã do Zidane na Final em Berlim, a Azzurra é uma grande decepção!

Em 2010, não conseguiu vencer Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia na fase de grupos. Eliminada!

Em 2014, grupo da morte! Até venceu Inglaterra, mas as derrotas para Costa Rica e Uruguai renderam nova eliminação.

Eliminatórias 2018: No grupo da Espanha, terminou em segundo e acabou eliminada na repescagem pela Suécia, perdendo em Estocolmo e empatando em casa.

Eliminatórias 2022: No grupo da Suíça, de novo em segundo. Nova repescagem. Em casa, jogo único, contra a "potente" Macedônia do Norte, derrotada por 1 a 0. Eliminada.

A sequência trágica continua para 2026! No grupo da Noruega, foi massacrada duas vezes pela seleção de Haaland. Em Oslo, 3 a 0. Em Milão, 4 a 1. Agregado: 7 a 1! Opa! Esse placar... Nesse ínterim, trocou de treinador.

Haaland é cruel! Muito cruel!
Gennaro Gattuso foi um botinudo, violento, destemperado e desleal volante do Milan e da Azzurra, campeão da Copa 2006. Imagine a dupla com Materazzi! Substituiu o veterano Luciano Spaletti, que havia assumido após conquistar um scudetto com o Napoli. Sinceramente, não sei quem é o pior! Mas pior mesmo é a falta de jogadores de qualidade. A Itália paga um preço alto por supervalorizar volantes e zagueiros em um jogo defensivo taticamente feio durante décadas! O futebol de resultado e do catenaccio (retranca) ultrapassado!

Em mais uma turbulência, ao menos Gattuso acertou ao afirmar que o número de vagas da Europa para uma Copa do Mundo com 48 seleções é injusto se comparado ao da América do Sul, por exemplo. Ora, a UEFA tem 55 seleções afiliadas e 16 vagas. A Conmebol tem 10 seleções e 6 ou 7 vagas! Incoerência total!

Serve como uma desculpa oportuna? Talvez! De uma certa forma, foi beneficiado no sorteio da repescagem. Enfrentará a Irlanda do Norte, em jogo único, em casa. Se vencer, Gales ou Bósnia, jogo único, fora de casa!

Gattuso também declarou que se ficar de fora da terceira Copa consecutiva, deixará a Itália para viver em outro país!

Só não venha pra cá, por favor!

Aqui... Não!!!!
Imagine o desespero!

2 comentários:

  1. A copa sem a Itália perde parte do brilho!!! Pra cima!

    ResponderExcluir
  2. Isso, Sr Anônimo! Deixe o Gattuso por lá... rsrs! Abraço!

    ResponderExcluir