segunda-feira, 26 de outubro de 2015

QUE ALÍVIO, GALINHO!

Zico foi um dos maiores jogadores do futebol mundial.

Discordo radicalmente do veterano cronista esportivo Fernando Calazans que criou um famoso bordão sobre Zico nunca ter vencido uma Copa do Mundo: "Azar da Copa do Mundo!"

Azar nada! Que grande bobagem!

Tristeza para nós, torcedores brasileiros e, sobretudo, para ele que, mais que qualquer um, queria tê-la vencido. Foi mal em 1978, baluarte do futebol-arte em 1982 e símbolo de superação em 1986, quando, ao perder o pênalti contra a França, fez com que o Brasil deixasse escapar uma vitória que lhe seria justa. Infelizmente, poucos se lembram que aos 33 anos, lesionado no joelho, pediu para Telê Santana não o convocar em exercício de suprema humildade por saber que não atingiria 100%.de sua forma física durante a Copa. A maioria também esquece que, ao entrar no segundo tempo, colocou Branco na cara do gol, quando o famigerado pênalti aconteceu e que na decisão por pênaltis, marcou o dele. Sócrates e Julio César perderam.

Além de craque, foi um atleta profissional de primeira linha em uma época em que não havia os empresários e as tatuagens de hoje. Jogou com maestria no Flamengo e na própria seleção. Mais de 700 gols! Títulos incontáveis! Foi artilheiro de uma das duas temporadas que participou do então badalado campeonato italiano, atuando por uma equipe mediana como a Udinese, já com 31 para 32 anos. A região italiana de Friuli faz fronteira com a Áustria. Enquanto a negociação de transferência se arrastava, torcedores faziam vigília na sede do clube em Údine, exigindo sua contratação, segurando cartazes com os dizeres "Zico ou Áustria"! Depois de voltar ao Flamengo, ainda fez história desenvolvendo o futebol no Japão!

Infelizmente, fora do campo, Zico jamais obteve o êxito conquistado dentro dele. Sempre vítima da inexperiência e inaptidão política, administrativa e gerencial. Ministro do Esporte de Fernando Collor por alguns meses, sua lei pela extinção do passe virou um "frankenstein" nas mãos de deputados e senadores. Pura ingenuidade! Auxiliar técnico de Zagalo na Copa de 1998, participou diretamente do polêmico corte de Romário. Novamente ingênuo diante da aversão que o "velho lobo" tinha pelo "baixinho"! Foi técnico da seleção do Japão na Copa de 2006, eliminado na primeira fase. Do turco Fenerbahce, do uzbeque Bunyodkor, do russo CSKA, do grego Olimpyakos, da seleção do Iraque, do catari Al-Gharafa. Demitido de todos, com resultados sem expressão.

Não conseguiu manter o clube que fundou, o CFZ, em posições contrárias à falida, ultrapassada mas maligna FERJ. Perdeu dinheiro com aventuras de seus filhos, como grupo de pagode ("Só no sapatinho, ôô!") e tentativas para jogadores de futebol. Em 2010, durante 5 meses, foi diretor de futebol do Flamengo da Presidente "Pati do Parquinho e das Piscinas". Pediu demissão, após contratações estapafúrdias, resultados ruins e ainda ser acusado pelo presidente do Conselho Fiscal, o tal do Capitão Léo, de favorecimento nas tais contratações. Acusações, aliás, nunca provadas.

Hoje , Zico tenta recuperar prestígio (e dinheiro) no novo eldorado do futebol mundial, a Índia. É técnico do FC Goa. Nada de mídia pois ninguém sabe o que se passa no campeonato indiano. Talvez nem os próprios indianos, amantes do cricket! Mas...

... suas boas intenções, integridade moral e espírito puro continuam perdendo para sua ingenuidade!


Este abraço depõe contra a sua história, Zico!

A FIFA tem mais filiados que a ONU!

E nem mesmo as Ilhas Cook, Turks e Caicos, Montserrat, Samoa Americana, Macau, Ilhas Faroe, Gibraltar e a Palestina demonstraram manifestação de voto ou mesmo de apoio à candidatura de Zico à Presidência da FIFA! A CBF, cuja camisa amarela honrou, também não!

Que alívio, Galinho!

Dormirei mais tranquilo esta noite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário