quinta-feira, 12 de junho de 2025

COPA DO MUNDO DE CLUBES: NOVA E... DEFINITIVA?

Depois de Copa Rio I e II, Torneio de Paris, Torneio de Nova York, Troféu Tereza Herrera, Troféu Ramon de Carranza, Pequena Taça do Mundo de Caracas, Copa Toyota Intercontinental, Mundial de Clubes e Copa Intercontinental (Ufa! Esqueci de algum?) ...

... Chegou a Copa do Mundo de Clubes da FIFA!

NOVO TROFÉU
Durante mais de 70 anos, todos os clubes brasileiros e seus respectivos torcedores, apoiados por critérios demagógicos de grande parte de uma seletiva imprensa esportiva, se autointitulam campeões mundiais por terem vencido, em algum momento, as competições citadas acima!

A FIFA já havia oficializado algumas destas e reconhecido outras como "esforço pela realização de um torneio mundial de clubes". Demorou um pouco para decidir que as decisões Europa-América do Sul entre 1960 e 2004 eram "mundiais", mesmo que não houvesse representantes dos outros continentes envolvidos, fato ocorrido somente no ano 2000, quando o Corinthians conquistou o título, derrotando o Vasco, na disputa de pênaltis, no Maracanã.

A partir de 2005 até 2023, anualmente, um Mundial de Clubes FIFA foi realizado em sede única, reunindo campeões de todos os continentes, em sistema eliminatório, mas os da Europa e da América do Sul já entravam nas semifinais. Em 2024, foi criada a Copa Intercontinental, privilegiando o campeão europeu, já classificado para a Final! Há promessa de que esta Copa continue por tempo indeterminado.

Ao assumir a FIFA em 2016, o suíço Gianni Infantino tinha uma meta muito clara de criar uma genuína competição mundial de clubes nos moldes de uma Copa do Mundo de seleções! Houve muita discussão sobre o ano e frequência de disputa, critério de classificação, busca de patrocinadores, premiação e país-sede.

Infantino sabia (e continua sabendo) que a Copa do Mundo de Seleções está seriamente ameaçada em patrocínios e audiência por duas competições europeias de altíssimo nível: A Eurocopa e a UEFA Champions League! Creio que na base do desespero, Infantino aumentou o número de seleções da Copa do Mundo de 32 para 48 e vai colocar em votação no próximo congresso da entidade, a redução de 4 para 2 anos como intervalo de disputa! Alguém precisa avisá-lo que este "tiro no pé" vai acabar por vulgarizar seu "produto" mais importante, tirando seu caráter de exclusividade e prestígio. Para finalizar o pacote de medidas desastradas, já anunciou que nada menos que sete países serão sedes da Copa do Mundo de 2030, centenário da competição, em 3 continentes! A considerar que quatro deles estão na América do Sul, tento decifrar como serão as Eliminatórias da Conmebol...

Ai, Ai, Ai, Ai, Ai... Gianni!
Com o objetivo de empatar o jogo com a UEFA, a Copa do Mundo de Clubes FIFA, agora assim denominada, começa depois de amanhã e será disputada no mesmo país que terá a maioria das sedes da Copa do Mundo de Seleções do ano que vem: Estados Unidos! Premiação recorde somente por participar era a principal razão para motivar, sobretudo, os supertimes europeus classificados, em um mês em que jogadores, comissões técnicas e dirigentes (sem esquecer dos torcedores) deveriam estar gozando merecidas férias, após uma temporada de calendário sempre apertado!

Esta é, portanto, a grande questão do torneio! Tecnicamente, os times europeus são muito, muito, muito superiores a qualquer outro. Ontem à noite, assisti a uma chamada do bom programa "Bola da vez" da ESPN, em que o entrevistado seria o goleiro Carlos Miguel, um gigante de 2,04 m, que deixou o Corinthians em 2023 para jogar no Nottingham Forest da Inglaterra. Na chamada, ele fala que em 10 minutos de um jogo que participou na Premier League, ficou tão impressionado com a intensidade e velocidade dos colegas em campo que parecia que havia jogado 30 minutos em comparação ao campeonato brasileiro. Impressionante!

Ou seja, o favoritismo dos europeus é gritante. Alguém duvida que possuam seleções mundiais em seus elencos? Mas estarão a fim de jogo?

Existe uma boa possibilidade de resposta positiva a esta questão. Hoje, saíram rumores de que clubes europeus sugeriram à FIFA aumento do número de participantes para a próxima edição, prevista para 2029, ainda sem sede definida. 

Embora possa parecer um sucesso antecipado, tal concessão pode inviabilizar o torneio, por conta de falta de datas e um consequente aumento no valor das premiações! Mesmo que já estejam garantidas para este ano, a FIFA já está fazendo promoções de ingressos em vários jogos. Alguém aí interessado em assistir a Mamelodi Sundowns, da África do Sul, contra o sul-coreano Ulsan?

Vejamos o que Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo conseguirão! A catástrofe nuclear não aconteceu e o Brasil está na Copa, mesmo com futebol pífio. O que Ancelotti, eu e você sabemos é que a grande maioria dos jogadores que vestem a camisa da CBF não estão nestes times brasileiros, por exemplo, que disputarão a Copa do Mundo de Clubes!

Estão nos europeus!

4 comentários:

  1. Que os europeus são favoritos, não temos dúvidas. Dúvida se os brasileiros passarão para as oitavas e quartas. Convém esperar e vermos o que acontecerá. Europeus estarão cansados? Jogarão com times mistos? Veremos. Assim como na última Copa o de a Arábia Saudita ganhou da Argentina, que seria a campeã, deveremos ter surpresas. Futebol é assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Quem não for europeu, garante uma graninha! rsrsrs! Valeu!

      Excluir