terça-feira, 7 de setembro de 2010

Reconhecimentos: Vasco - Campeão Sul-Americano de 1948





Em pé, da esquerda para a direita: Augusto, Barbosa, Rafanelli, Danilo, Jorge e Eli.
Agachados: Djalma, Friaça, Ademir, Lelé e Chico.


Dois anos depois desta conquista, o Vasco seria a base da seleção brasileira da Copa de 1950. Perdemos, como todos sabem, mas foi a única vez na história das copas que um time teve os 11 titulares convocados para uma seleção brasileira e 6 titulares. Da equipe aí de cima: Barbosa, um goleiro espetacular que levou para o túmulo a falha no gol de Gigghia, Augusto, Danilo (O Príncipe), Eli, Friaça (que fez o gol brasileiro na final de 50 mas já havia sido contratado pelo São Paulo) e Chico. Ademir Menezes não jogou a final em 48, contundido, mas o "Queixada" era o grande artilheiro da equipe, além de ter sido o artilheiro da Copa de 50 com 8 gols.

Por iniciativa do Colo-Colo, time mais popular do Chile, pela 1a. vez na História, um torneio com os principais campeões dos países da América do Sul foi realizado. A Confederação Sul-Americana (a Conmebol atual) deu seu aval e sete equipes disputaram o Sul-Americano em turno único, todos contra todos, no Estádio Monumental de Santiago do Chile, do Colo-Colo. Como não havia um campeonato brasileiro ou qualquer outra competição a nível nacional nesta época, o Vasco, campeão carioca de 1947, acabou convidado a representar o Brasil. Até mesmo porque já era a base da seleção brasileira na época.

De 11/02 a 17/03, o "Expresso da Vitória" foi campeão invicto com a seguinte campanha:

2 x 1 LITORAL (Bolívia)
1 x 0 EMELEC (Equador)
4 x 0 MUNICIPAL (Peru)
4 x 1 NACIONAL (Uruguai)
1 x 1 COLO-COLO (Chile)
0 x 0 RIVER PLATE (Argentina)

Em 6 jogos, foram 4 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota. 12 gols marcados e 3 sofridos.

Reconheça-se: Vasco foi o 1o. primeiro campeão sul-americano de clubes, em 1948! Detentor, portanto, de 2 títulos continentais, o segundo, 50 anos depois, a Taça Libertadores da América em 1998!


Nenhum comentário:

Postar um comentário