terça-feira, 14 de janeiro de 2014

COPA "EMPRESÁRIOS" DE FUTEBOL JÚNIOR! JÚNIOR?!


Você conhece o Desportivo Brasil? E o Red Bull Brasil? Nem o Capital FC?

São apenas 3 dos 104 times que disputam a versão 2014 da Copa São Paulo que até o ano passado já reunia 88.

E o que eles têm em comum? Claro, são times que não existem! Por isso, você não os conhece! É! São uma espécie de times virtuais, criados por empresários e agentes "FIFA". São legais? Sim, mas...

...infelizmente, traduzem com perfeição um torneio que, outrora, representava muito bem o que os clubes preparavam para o futuro; não os seus próprios, mas o do futebol brasileiro. Agora, não passa de mera vitrine, onde as mercadorias são expostas sem nenhuma cerimônia e sem etiquetas de preço que são colocadas somente após um gol, um lançamento, um desarme, uma defesa.

A idade dos meninos já havia sido reduzida há alguns anos. Até então, podiam participar jogadores que completassem 20 anos, após o fim da competição, cuja final sempre é jogada no dia 25 de janeiro, feriado de fundação da cidade de São Paulo. Reduzindo para 18, os valores para aproveitamento com novos contratos pelos seus times formadores (sobretudo se forem times grandes) ou de transferência ficam mais baixos mas a quantidade delas compensa financeiramente. E, desta forma, a Copa não é mais de "Futebol Júnior" mas de uma nova categoria, cuja faixa etária não existe em nenhum lugar do mundo: a "Transferência Infanto-Juvenil" !

Há quem ainda possa encontrar graça na disputa mas, com 104 ou 88 times, a "Copinha" deixa de ser uma competição esportiva, quando no passado revelou inúmeros jogadores, para se transformar em Bolsa de Valores. E considerando que uma boa parte dos 2080 (104 x 20 jogadores, em média, por time) não será negociada, pode-se concluir que esse grupo não conseguirá levar dinheiro para casa, dos confins do Amapá, pelo cerrado do Centro-Oeste, às planícies do Sul. A promessa de tirar a família das dificuldades é calcada na pressão por resultados, mesmo aos 18 anos.

O Brasil já venceu o Mundial Sub-20 cinco vezes mas, em 2013, não conseguimos sequer a classificação no Sul-Americano. Um time cheio de "estrelas" milionárias aos 19 anos.

Entretanto, todos com ótimos empresários craques de bola!

2 comentários: