segunda-feira, 14 de abril de 2014

"ROUBADO É MAIS GOSTOSO" - Opinião Vascaína

Escrevi no facebook, hoje mesmo, que não comentaria as finais do Carioquinha deste ano pois este blog fala sobre futebol que não foi jogado nestas partidas. Eis meu comentário:
"Não dava para esperar muito mais de um campeonato pífio cuja final reuniu gente como Wallace, Erazo, André Santos, Amaral, Marcio Araujo, Alecsandro, André Rocha, Aranda, Pedro (Quem?), Reginaldo, Marlon, além do indefectível sucessor de Bruno (autor da infeliz frase do título deste post)! Foram 120 minutos de passes e lançamentos errados, faltas desleais, empurrões, mãos na cara, cara nas mãos, bundas no chão, muitos tufos de grama e arbitragens omissas. Eu não queria ter sido a bola destes 2 jogos. Fico imaginando como o Leon (time do coração do Tita), Simon Bolivar, San Lorenzo (Caxambu, Lambari e Cambuquira), Sucos Del Valle e Union Espanola venceriam com facilidade os dois finalistas, o Fluminense do Renato Peladeiro e o Tüzet Rak (botar fogo, em húngaro), cujo presidente comprou o direito de não jogar este carioquinha, colocando seu patrocinador master (Guaraviton) para nomear oficialmente o campeonato e sendo o único dos grandes a apoiar a reeleição do presidente da federação, chefe da delegação do seu time na 1a. viagem ao Equador pela Pré-Libertadores! Triste futebol do Rio de Janeiro.
NÃO FAREI POST SOBRE ISSO NO FUTBLOG DOS AMIGOS. O BLOG FALA SOBRE FUTEBOL!"



Márcio Araújo estava 69 centímetros impedido quando Wallace cabeceou após o escanteio

Cumprirei o prometido, transcrevendo a opinião do vascaíno FELIPE VERDIAL, meu amigo e ex-colega de empresa. Ele me enviou este texto racional, inteligente e revelador em certos pontos, sem que eu pedisse, como desabafo. Desde já, anuncio que o próximo post será com uma opinião rubro-negra sobre esta mesma triste final.

"Existem os que praticam esporte e as motivações são mais claras e não vou me ater a elas. Existem os que assistem cujas motivações na minha opinião (tudo que escrevo daqui para frente são opiniões, não sou o dono da verdade e nem tenho fatos que possam comprovar o que estou dizendo) são duas: entretenimento e paixão. Aqueles que buscam entretenimento tendem a maximizar satisfação, ou seja, o melhor entretenimento ao menor custo. No passado, apesar de uma organização muito superior, alguns campeonatos europeus poderiam ser considerados iguais ou inferiores tecnicamente aos campeonatos disputados no Brasil. Lembro de ver campeonatos ingleses chatos demais, futebol muito mais físico, previsível, os famosos "chuveirinhos" eram recursos correntes. E aqui em nosso país, ainda que muito desorganizado, com direito a "Euricos" da vida mandando e desmandando, tecnicamente falando, tínhamos um futebol vistoso, prazeroso, com qualidade, sim. Os tempos mudaram, infelizmente no nosso caso para pior e no caso dos europeus, e mais impressionante ainda, o futebol inglês mudou para melhor. Ok, com muitos jogadores estrangeiros, mas não estou falando de seleção.  Mundial de seleções é de quatro em quatro anos, os clubes jogam toda semana. Neste contexto, se a motivação é entretenimento, não faz sentido perder duas horas do nosso tempo vendo um jogo entre Vasco e Flamengo. Todos que viram, torcedores, repórteres, etc consideraram os dois jogos de baixíssimo nível técnico, imaginem os demais jogos do estadual . . . Ontem mesmo, vi um jogo memorável entre Liverpool e Manchester City, se não viram, vejam o VT.  Vale muito a pena. 


Nos resta agora uma análise sobre paixão, e aí não cabe uma análise racional . . . paixão não se explica, não tem certo ou errado, por que você vai assistir a um jogo que sabe que será horroroso tecnicamente? Porque sim, sei lá, não tem explicação . . . No entanto, sabe aquela namorada que você era apaixonado, mas vocês acabaram terminando porque “ não dava certo”? Pois é, de fato, apesar de você estar apaixonado, em algum momento de racionalidade, você concluiu que sofria mais do que era feliz no relacionamento e o mais importante para a tomada de decisão, você concluiu que não havia NADA que você pudesse fazer para resolver aquela situação. Interessante notar que, em alguns casos, as pessoas se separam mas nunca esquecem aquela grande paixão.

Obviamente, isso foi apenas uma referência e muitas coisas não são comparáveis . . . de qualquer forma, essa é minha relação com o Vasco, totalmente passional, sou Vasco e morrerei Vasco, mas cheguei a compulsão de que sofria mais do que era feliz, e o pior não há nada que eu possa fazer hoje para ajudar, quem sabe no futuro . . .

Sou da época em que ir ao estádio, comprar camisa, etc ajudavam a indiretamente interferir nos resultados. O Flamengo cansou de ganhar título empurrado pela torcida, hoje em dia nem isso mais faz diferença. Quando o Vasco foi rebaixado pela primeira vez, comprei em um ano mais camisas do que tinha comprado em toda a minha vida, comprei um carnê de ingressos para TODOS os jogos. E? Estamos mais uma vez na segunda divisão . . . pura incompetência. Sou sócio benfeitor remido, votei para tirar o Eurico, não para eleger o Roberto, não me arrependo. Mas o passivo do Eurico somado a incompetência do Roberto enquanto líder de um clube, nos levou a situação atual. O que eu posso fazer para ajudar?? Comprar mais camisas? Comprar ingressos? Ir a estádio e empurrar o time? Sério? Vocês acreditam nisso?


Teoria da conspiração? Resultado armado? Claro que não . . . não acredito nisso . . . Acredito sim em interesses econômicos, característica do ser humano no contexto da sociedade em que vivemos. Tudo é um jogo político para alcançar resultados econômicos de uma minoria que ocupa os poderes. A Globo é flamenguista? Óbvio que não, a Globo é capitalista e tem interesses econômicos, eles querem dinheiro para manter o poder, só isso. Isso significa que os clubes que possuírem maior mídia (torcedores neste caso) serão sempre favorecidos. Favorecidos como? Pagando juiz? kkkkkkk Tem que ser muito inocente para acreditar nisso, mas existem meios muito mais sutis. Obviamente, o futebol se não é o mais, certamente é um dos mais imprevisíveis esportes, e às vezes as coisas não acontecem exatamente de acordo com os interesses econômicos dos poderosos, mas certamente, é possível influenciar variáveis que podem contribuir para que ocorra o que favorece aos interesses dominantes. Por exemplo, a relação do Andrés Sanches com a CBF influenciaria uma convocação de um jogador para um amistoso no meio de um campeonato brasileiro (2011) de um jogador do Corinthians ou de um adversário na luta pelo título? Siiiiiiiiiiiiiim. Um árbitro querendo ser indicado para a Copa do Mundo prejudicaria o Corinthians sabendo desta relação? Nuuuuuuuuuuuunca. Ele marcaria vários pênalties escandalosos? Talvez não mas certamente conduziria o jogo de uma forma que beneficiaria o "Curintia", marcando mais faltas ou menos faltas, parando um contra-ataque, na dúvida, apitando para o lado que convém, e assim por diante . . .

Enfim, há diversos exemplos, mas sabem por que muitos de nós falam, comentam e esquecem??? Paixão . . . Só isso explica. Racionalmente, nunca vou me convencer de que vale a pena sofrer por um resultado de um clube . . . Alguns me diriam "Relaxa, é só um jogo, se diverte, entra na brincadeira."Ok, mas "peraí", me divertir? É tipo assim, quem gosta de mulher encara qualquer baranga, não existe mulher feia, se você gosta, você vai com qualquer uma, ok, mas posso preferir as gostosas???

Quem sabe um dia eu volte a acompanhar o futebol brasileiro, ou porque mudou ou porque eu encontrei alguma forma de mudá-lo. Por enquanto, prefiro ficar de fora."
Felipe, parabéns e obrigado por autorizar a publicação!
E lembrando, em seguida, uma opinião rubro-negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário