domingo, 6 de julho de 2025

COPA DO MUNDO DE CLUBES: O PATINHO FEIO!

Quem diria que um clube brasileiro com orçamento anual minúsculo diante dos europeus tenha chegado onde chegou! Os cariocas gastam cerca de 380 milhões de reais por ano para pagamento de salários! Para manter 10 estrangeiros de ótimo nível, além de 15 sauditas, o Al-Hilal gasta por volta de 1 bilhão e 20 milhões de reais. O goleiro marroquino Bono, o zagueiraço Koulibaly do Senegal, os portugueses João Cancelo, lateral direito, e Ruben Neves, meiocampista, o sérvio, também no meio-campo, Milinkovic-Savic, além dos brasileiros Malcom, Renan Lodi e Marcos Leonardo. Todos de suas seleções nacionais, titulares ou já convocados, além do técnico italiano Simone Inzaghi, recém vice-campeão da UEFA Champions League com a Internazionale!

A relação do Fluminense com o Al-Hilal é antiga. Rivellino deixou o Tricolor em 1978, logo após a Copa do Mundo deste ano, para o clube árabe. Foi o primeiro brasileiro a atuar no país que queria o "Bigode" tal como os EUA quiseram Pelé. Na época, houve grande confusão com o pagamento. Dirigentes tricolores aceitaram uma espécie de cheque que banco algum no Brasil queria descontar. Pânico! Valor? Um milhão de dólares!(*) Tentaram reuniões com sheiks no Rio de Janeiro mas foram expulsos por educados seguranças! Problema somente foi resolvido com intervenção da FIFA, cujo então presidente, João Havelange, havia sido atleta olímpico de natação e polo aquático pelo Fluminense. A boa vontade prevaleceu... rsrs.

(*) Quanto seria, hoje, uma venda de Rivellino para o futebol árabe? E o seu salário? Meu Deus...
Riva no Al-Hilal! Quanto valeria hoje?
O meia Thiago Neves e o zagueiro Digão também saíram do Fluminense para o Al-Hilal, em épocas diferentes. Atuaram com relativo sucesso.

O jogo! Tenso! Ao contrário do que enfrentou diante do Manchester City, Al-Hilal viu um Fluminense novamente com três zagueiros e respeito mútuo. O primeiro tempo foi sonolento. Um bom chute de Nonato, o belo gol de Martinelli (após falha de Cancelo), uma defesa espetacular do interminável Fábio em cabeçada do ótimo Koulibaly. E o VAR anulou acertadamente um pênalti contra os cariocas.

A tensão veio no segundo tempo. Logo no início, uma pane geral na defesa tricolor permitiu o empate no oportunismo de Marcos Leonardo. Cano perdeu gol incrível, o Al-Hilal bateu uns 38 escanteios, a maioria perigosos. Neste meio tempo, outra vez Hércules, que havia substituído o suspenso Martinelli, roubou a bola no meio e, após rebatida da zaga quando arriscou um chute, Samuel Xavier desviou de cabeça para o "mitológico" meio-campista tricolor invadir a área e tocar com categoria, sem defesa para o ótimo Bono! No fim, Fábio apareceu bem por 2 vezes e classificação foi dramática!
O "Mitológico" abraçado!
Se o Palmeiras tivesse jogado com a valentia e a disposição no primeiro tempo como jogou no segundo, talvez uma semifinal brasileira fosse montada. Ainda pelo início, o ótimo Palmer, da seleção inglesa, fez gol de categoria e o Chelsea dominou o jogo diante de um adversário sem ação e sem o seu capitão, o zagueiro paraguaio Gomez, suspenso. Estevão era o único que tentava algo diferente e acabou premiado com um belo gol no início do segundo tempo. O Verdão até conseguiu equilibrar as ações mas a entrada de João Pedro no Chelsea, no lugar do amarelado e suspenso Delap, deu outro ritmo ao time inglês. João Pedro, "Moleque de Xerém", fez boa temporada na Premier League, atuando pelo Brighton e tem tudo para se dar bem nos Blues! Perto do fim, um leve desvio na zaga acabou traindo o goleiro Weverton. Foi uma derrota sofrida com um gol meio fortuito mas que mostrou os ingleses mais organizados! Foi o último jogo do ótimo Estevão, 18 anos, pelo Palmeiras. Mês que vem, se apresentará no... Chelsea!
Estevão x Cucurella! De inimigos a amigos!
Paris SG e Bayern fizeram um jogo que poderia ter sido a Final da Copa! Mas não foi bonito ou cheio de grandes lances! Creio que Neuer, que já tem 39 anos, esteja se achando acima do bem e do mal! Já foi o melhor do mundo e mesmo após lesões e cirurgias, ainda se destaca! Nas oitavas, contra o Flamengo, fez uma defesa monstruosa no primeiro tempo mas ontem quase entrega a rapadura quando o jogo ainda estava 0x0. Os franceses estão bem mais concentrados após perderem para o Botafogo na fase de grupos. Aproveitaram suas poucas chances mas contaram com uma "escorregada" de Neuer no chute de Doué. E mesmo com 2 jogadores a menos, Pacho e Lucas Hernandez expulsos, ainda chegaram ao segundo gol nos acréscimos, após jogada espetacular de Hakimi e conclusão de Dembelé, voltando de lesão! Um favorito segue. Outro se vai!
Doué vibra! Lá vem o Dembelé...
O favoritismo do Real Madrid foi confirmado diante um apenas lutador Borussia Dortmund. Ao fazer 2x0 no primeiro tempo com Gonzalo e Fran Garcia, os merengues administraram o jogo com facilidade. Foi legal ouvir o Eric Faria, das Organizações Globo, dizer no intervalo que Vinicius Júnior havia jogado muito bem... sem a bola! Muito engraçado. Técnico Xabi Alonso tinha no banco gente como Modric e Mbappé, voltando após uma violenta intoxicação alimentar que lhe rendeu internação em hospital. E a emoção veio no final. Nos 8 minutos de acréscimo, 3 gols. Beier diminuiu em chute bem colocado. Ele mesmo, Mbappé, fez belo gol de voleio. Guirassy descontou de pênalti e antes mesmo no apito afinal, o austríaco Sabitzer acertou uma pancada no canto que fez o literalmente grande Courtois mostrar toda a sua técnica em uma grande defesa! Detalhe curioso: o árbitro brasileiro Ramon Abatti teve atuação impecável! Por aqui, não costuma ser assim...
O "Tartaruga-Ninja" voltou!
SEMIFINAIS:

Fluminense x Chelsea - Brasileiros sem Martinelli e Freytes, suspensos. Técnico Renato Portaluppi manterá esquema com 3 zagueiros? Tudo indica que o "mitológico" Hércules entra de início. Já fez 2 gols. Ingleses não terão o excelente zagueiro Colwill e o atacante Delap, igualmente suspensos mas o técnico italiano Vicenzo Maresca deve ter dor de cabeça para somente substituir o defensor. João Pedro é bem melhor que Delap! Favorito: Chelsea!

Paris Saint-Germain x Real Madrid - Franceses não terão o zagueiro equatoriano Pacho e o lateral esquerdo francês Lucas Hernandez, expulsos contra o Bayern. Brasileiro Beraldo, ex-São Paulo, deve entrar na zaga. Merengues não terão o ótimo zagueiro Huijsen que, apesar do nome viking, é espanhol, também expulso contra Borussia. Desculpem! Não sou louco de apontar favorito aqui em outro jogo que já poderia ser a Final!

Uma curiosidade bem lembrada por Rafael Bosisio, em um dos grupos de whatsapp que participo: Thiago Silva já foi capitão de 2 dos 4 semifinalistas e é o atual de um terceiro! Monstro!

Leia de novo os semifinalistas e descubra quem é o patinho feio do título! Tá fácil, né?

5 comentários:

  1. OS TÉCNICOS BRASILEIROS SEMPRE SERÃO OS MELHORES E QDO OS JOGADORES BRASILEIROS SE TORNAREM PROFISSIONAIS NA ACEPÇÃO DA PALAVRA.; NÃO TEREMIS MAIS QUALQUER TREINADORZINHO PORTUGUES SENDO SUPER VALORIZADO E DANDO CHILIQUE EM INTREVISTAS E NA BEIRA DO CAMPO - PRECISAMOS MUDAR A MENTALIDADE !

    ResponderExcluir
  2. Boa! Concordo contigo, Sr Anônimo! Talvez o Abel Ferreira se contenha um pouco mais agora! rsrsrs! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Osmar!
    Cara… o Chelsea é o q mais tá me deixando insegura… nos demais, os jogos anteriores (tanto os do Flu, quando os dos adversários), me deixaram mais esperançosa. Pq o Renato tem, de fato, sido um engenheiro! Ele pega os antecedentes dos adversários e organiza as ferramentas disponíveis, e o Flu tem feito jogos muito inteligentes! O resultado tá aí…
    Com base nisso, acredito que possamos ter, mais uma vez, uma agradável surpresa! 🙏
    Seguindo o mesmo raciocínio, vejo esse duelo PSGxRM uma incógnita! Ao contrário do Flu, vejo dois excelentes times (agora desfalcados), utilizando muito mal suas ferramentas valiosas…
    A ver!
    Fluzão no páreo, com muita garra, competência e inteligência! ❤️🩶💚

    ResponderExcluir