Após ter sido um ponta direita de pouca visibilidade nos anos 1950/60, surgido no carioca Bonsucesso, com passagens por Fluminense e Bangu, foi como treinador de divisões de base no próprio Fluminense que José Faria se notabilizou no futebol.
Durante 10 anos, a partir de 1968, ajudou a formar inúmeros jogadores no tricolor junto com o ex-zagueiro Pinheiro. Edinho, Pintinho, Tadeu, Gilson "Gênio" e Robertinho são alguns exemplos. Neste período, recusou várias propostas para deixar o Brasil até que aceitou um chamado de Evaristo de Macedo para substituí-lo no Sub 20 da seleção do Catar em 1979. Nesta função, afirmou "ter ganhado tanto dinheiro em dois anos, como nos últimos vinte e três no Brasil!" No Mundial Sub20 de 1981, na Austrália, o Catar foi vice-campeão, perdendo a final para a Alemanha Ocid., após vencer Polônia, Brasil e Inglaterra! Impressionante!
Tal performance o levou à equipe principal do catari Al-Sadd e depois ao marroquino FAR Rabat, que não ganhava um título nacional há 12 anos. Com Faria, conquistou logo dois em 1984: o Nacional e a Taça do Trono! Então, veio a seleção!
Classificado para Olímpiadas 1984, Los Angeles, quando foi eliminado nas quartas de final pelo Brasil (2x0)! Classificado para Copa do Mundo México 1986, a segunda na história de Marrocos. Curiosamente, também no mesmo país em 1970, quando foi eliminado na fase de grupos, perdendo de virada para a Alemanha Ocidental (2x1), para o Peru de Cubillas (3x0) e empatando com a Bulgária (1x1).
E a tarefa não seria fácil em 86. Entretanto, após dois empates surpreendentes (0x0) com os favoritos Inglaterra e Polônia, derrotaram Portugal de Carlos Manuel e Paulo Futre por 3x1 e os comandados de José Faria terminaram como vencedores do grupo e fizeram de Marrocos o primeiro país africano a se classificar para as oitavas de final de uma Copa do Mundo. E venderam muito caro a eliminação no fim da prorrogação para a Alemanha/OC (de novo!), que só venceu graças a um gol de falta cobrada do "meio da rua" por Lothar Matthäus, após falha do bom goleiro e capitão do time, Zaki!
| Marrocos 86: O primeiro em pé, à esquerda! |
| 1a. vitória em Copa do Mundo! |
José Mehdi Faria teve propostas para treinar equipes europeias. A maior delas, Internazionale de Milão, logo após a Copa. Recusou todas! Ficou na seleção até 1988. Ainda treinou o Olympique de Khourigba, entre 1995 e 97, quando conquistou a Taça dos Vencedores Árabes, competição que reunia clubes de países do norte africano e da península arábica!
Ao se aposentar, fixou residência em seu novo país e viu sua seleção, que já havia se classificado para a Copa de 1994, obter novo êxito para 98. Após completar 80 anos, em 2013, foi homenageado em jogo festivo entre veteranos da seleção marroquina e do Real Madrid, em Rabat. Dois dias depois, faleceu! Luto oficial de três dias por todo o Marrocos e na Confederação Africana de Nações do Futebol! Todo o funeral pago pela família real marroquina! Eterno!
| Homenageado por Fernando Hierro |
Era de se esperar que o inédito título do Mundial Sub20, obtido ontem em Santiago do Chile, também tivesse o mesmo guia! O adversário, Argentina, máxima detentora de seis conquistas na competição, estava invicta, com seis vitórias em seis jogos e franca favorita para o hepta!
Só que os hermanitos não contavam com os novos "guiados" de Mehdi. Maamma joga na série B inglesa, no Watford. Zabiri, no pequeno Famalicão, de Portugal. Nesta ordem, chuteiras de ouro e prata no torneio. Não ficarão muito tempo onde estão.
| Zabiri e Maamma! Guarde os nomes! |
| Mehdi guia |
Mehdi também!
Salamalek!
Histórias do futebol.
ResponderExcluirMelhor contá-las do que comentar o que acontece hoje pelo Brasil... rsrsrs! Abraço!
ExcluirGrande resgate Osmar! Uma homenagem da sua parte q nos faz conhecer mais !!
ResponderExcluirQue bom que gostou! Busco sempre fugir do "mais do mesmo"! Tamo junto! Abraço!
Excluir