O Futblog dos Amigos nunca entra em férias! Pelo menos, oficialmente... rsrs!
Um ótimo 2026 para você!
O ano já começa agitado no futebol mundial! Polêmica na Copa Africana de Nações!
Ontem, a Final reuniu o anfitrião Marrocos, em Rabat, contra o Senegal. Sem dúvida, as duas melhores seleções do continente na atualidade e, claro, já classificadas para a Copa do Mundo deste ano.
O jogo foi chato, poucas chances de gol, algumas boas defesas do goleiro marroquino Bounou que trabalhou mais que o seu colega Mendy. Chegaram os acréscimos concedidos pelo péssimo árbitro gabonês Pierre Atcho.
Escanteio para o Senegal! Uma disputa normal pela bola, terminou com um cabeceio na trave e na volta, gol! Inexplicavelmente, mas em cima do lance, Monsieur Atcho assinalou falta no momento do cabeceio, anulando o gol! Erro crasso! Senegaleses loucos da vida mas como a marcação da falta aconteceu antes do gol, o VAR não podia chamar o árbitro.
O jogo seguiu, ainda nos acréscimos, e escanteio para o Marrocos! Durante a trajetória da bola, o zagueiro senegalês deu uma clara "gravata" no atacante marroquino Brahim Diaz, astro do Real Madrid, dentro da área! Pênalti! Monsieur Atcho nada marcou. O jogo seguiu com muitas reclamações dos marroquinos. Então, o VAR chamou!
Uma grande confusão foi formada na área do VAR! Parecia jogo de terceira divisão do Carioqueta! Depois de muito tumulto, Monsieur Atcho assinalou o pênalti para os anfitriões!
O clima de revolta tomou conta da seleção de Senegal e algo inédito aconteceu: liderados pelo treinador Pape Thiaw, comissão técnica e jogadores se retiraram de campo na direção do vestiário, como se estivessem abandonando o jogo, sob protesto contra a arbitragem.
Exceto um!
Sadio Mané nasceu há 33 anos em uma pequena cidade chamada Bambali, a 450 quilômetros da capital Dakar. Aos 15, fugindo da fome, conseguiu um dinheiro emprestado com um amigo para comprar uma passagem de ônibus até a capital. Já havia contatado uma família que o recebeu e começou a fazer o que mais gostava: jogar futebol. Mesmo sem chuteiras e roupas adequadas, chamou a atenção de olheiros do Génération, clube local, jogando na várzea. O estilo dinâmico, com habilidade, toques rápidos, precisos e bom chute ao gol o levaram rapidamente ao francês Metz, clube parceiro, aos 18 anos.
Daí, a fama começou! RB Salzburg e Southampton catapultaram sua contratação pelo gigante Liverpool, onde atuou por sete temporadas, campeão de tudo e idolatria total. Período em que Mané jamais caminhou sozinho (*)! Depois, novamente campeão em outro gigante europeu, Bayern de Munique!
![]() |
| Nunca sozinho! |
![]() |
| Exemplo! |
| Herói... |
| ... Nacional... |
Mané contrariou o treinador da seleção e não deixou o campo de jogo. Conversou com o quarteto de arbitragem, delegados da Confederação Africana e garantiu que traria o time de volta. Sabia que as sanções da FIFA seriam pesadas, ainda mais a poucos meses de uma Copa do Mundo!
Dito e feito. Senegal voltou!
Era pênalti para o Marrocos. E tudo indicava que o jogo seria encerrado após a cobrança. O camisa 10 Brahim Diaz beijou várias vezes a bola. É ótimo jogador! Ele nasceu em Málaga, na Espanha, filho de mãe espanhola e pai marroquino há 26 anos. Ele sabia que a última conquista da seleção que escolheu defender neste torneio havia sido em 1976; há 50 anos, portanto.
Brahim deu uma "cavadinha" ridícula que o goleiro Mendy não teve a menor dificuldade em defender!
A festa senegalesa ainda ficaria muito maior quando Monsieur Atcho apitou o fim da prorrogação com a vitória dos amigos de Mané por 1 a 0, agora campeões da África!
![]() |
| ... de Verdade! |
Obrigado Mané por sua liderança, seu carisma, sua iniciativa, seu talento!
Você tem nome de gênio brasileiro do mesmo esporte que pratica! Não poderia ser diferente!
Alô roteiristas de cinema! O que estão esperando?
(*) No escudo do Liverpool, há uma expressão que também é o título do hino do clube: You'll Never Walk Alone! (você nunca andará sozinho!), cantado por seus torcedores no Anfield Road Stadium, imediatamente antes dos jogos começarem!
.jpg)


Oi Osmar
ResponderExcluirMto bom seu relato desse jogo, que teve episódios contestados, como vc narrou.
Não assisti, mas agradeço!
Um grande abraço e sucesso!
De nada, Sr Anônimo! Valeu! rsrs!
ExcluirSimplesmente espetacular. Meus Parabens
ResponderExcluirValeu outro Sr Anônimo!!! rsrs! Abraço!
ExcluirExcelente, Osmar. Mas será que o cobrador não cobrou mal o pênalti de propósito, talvez tendo sofrido pressão para perder?
ResponderExcluirGrande Sr Anônimo rsrsrs... Atualmente no futebol, tudo é possível. Por isso, foco do texto é o Mané! Valeu! Abraço!
Excluir