Em Pé: Joel Martins, Ubirajara Mota, Faria, Ananias, Zózimo e Nilton Santos. Agachados: Correia, Zé Maria, Luis Carlos, Ademir da Guia e Beto.
Chegou a vez do Bangu. Lembrando que foi um texto do jornalista rubro-negro Roberto Assaf que me motivou a escrever esta série Reconhecimentos. Lembrando ainda que o que me motivou mesmo foi seu erro histórico em afirmar que o Bangu foi o primeiro campeão mundial da história do futebol. Como já vimos, esse mérito foi do Palmeiras em 1951 e, depois, o Fluminense em 1952, ambos com a Copa Rio.
Chegou a vez do Bangu. Lembrando que foi um texto do jornalista rubro-negro Roberto Assaf que me motivou a escrever esta série Reconhecimentos. Lembrando ainda que o que me motivou mesmo foi seu erro histórico em afirmar que o Bangu foi o primeiro campeão mundial da história do futebol. Como já vimos, esse mérito foi do Palmeiras em 1951 e, depois, o Fluminense em 1952, ambos com a Copa Rio.
Contudo, o Bangu não tem nada a ver com os erros do Assaf e conquistou de maneira brilhante este Mundial Interclubes em 1960. Um milionário norte-americano chamado William Cox havia recém fundado a International Soccer League e como forma de promovê-la, criou o Torneio que deveria ser disputado até 1965.
Era uma grande incógnita, dado o desprezo que os norte-americanos sempre deram ao "soccer"! Mas o torneio teve boa média de público e contou com a participação de 12 equipes. Da América do Sul, o único que seria convidado era do Brasil, campeão mundial em 1958. E o convidado foi o Fluminense, campeão do Rio-São Paulo de 1959, que recusou o convite. Não havia cachê e os jogos seriam coincidentes com o do Rio-São Paulo do mesmo ano. O Palmeiras, campeão paulista de 1959, foi então convidado e recusou exatamente pelos mesmos motivos. Como o Fluminense também era o atual campeão carioca, o Bangu, como vice, acabou aceitando o convite e foi atrás de fama e prestígio, mesmo pagando a viagem, hospedagem e alimentação de toda a delegação.
O Bangu tinha um grande time. Ubirajara Mota no gol. Joel Martins na lateral direita, depois contratado ao Botafogo, fez parte do grande time de 67/68, bicampeão carioca com Jairzinho, Gerson e cia, depois foi técnico das divisões de base e do time principal do alvinegro. Zózimo, campeão mundial em 62, Mário Tito, grande zagueiro, depois contratado ao Corinthians. Ananias, na lateral esquerda, Décio Esteves, centroavante, e depois técnico do próprio Bangu durante muito tempo e um jovem craque de 18 anos chamado Ademir da Guia que dispensa comentários sobre o que fez adiante na carreira. O técnico, o lendário Elba de Pádua Lima, o Tim, El Peon, craque do Fluminense e da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1938.
De 30/06 a 06/08, as equipes ficaram divididas em 2 grupos, com jogos em Nova York e Nova Jersey. No A, Bangu (BRASIL), Sampdoria (ITÁLIA), Rapid Viena (ÁUSTRIA), Sporting (PORTUGAL), Norrkoping (SUÉCIA) e Estrela Vermelha (IUGOSLÁVIA). No B, Bayern Munique (ALEMANHA), Burnley (INGLATERRA), Kilmarnock (ESCÓCIA), Glenavon (IRLANDA), Nice (FRANÇA) e New York Americans (EUA).
Jogando dentro de cada grupo, o Bangu foi o vencedor do A e, surpreendendo o grande Bayern, o Kilmarnock, venceu o B. Na final, Ubirajara Mota defendeu pênalti e os "mulatinhos rosados" venceram por 2x0, gols de Valter, que substituiu Ademir nesta final, um em cada tempo, diante de mais de 25.000 pessoas, no Polo Grounds Stadium em Nova York.
A Campanha do Bangu:
4 x 0 Sampdoria
3 x 2 Rapid Viena
5 x 1 Sporting
0 x 0 Norrkoping
2 x 0 Estrela Vermelha
2 x 0 Kilmarnock
Foram 6 jogos com 5 vitórias, 1 empate, nenhuma derrota. 16 gols marcados e 3 sofridos.
Reconheça-se: o Bangu foi campeão mundial interclubes de 1960! Será que quem mora ou torce atualmente pelo Bangu sabe disso?
Ilmo. Osmar Lages,
ResponderExcluirSensacional o seu texto!
O Bangu tem um passado glorioso e foi campeão mundial sim! O grande problema é que a mídia manipula as informações. Divulga as que quer e omite as que não quer.
Tentaram fazer isso por muitos anos com a Copa Rio conquistada por Palmeiras e Fluminense. Conseguiram por muitos anos, mas há 10 anos novos documentos vem surgindo e novos trabalhos publicados sobre o Primeiro Mundial de Clubes, a Copa Rio de 1951.
Daqui há 10, 20 anos, vão reconhecer. Assim foi com o Vasco campeão sulamericano de 1948. Por muitos anos, omitiram, varreram para baixo do tapete o seu primeiro título sulamericano. Hoje, o Vasco é reconhecido como primeiro campeão da américa. O Palmeiras em breve será reconhecido oficialmente pela FIFA como primeiro campeão mundial de clubes. O Fluminense será reconhecido como também, pela conquista invicta de 1952.
O Bangu também deve ser reconhecido. Porque não? Só porque não tem a mídia do seu lado? Ou porque tem uma torcida relativamente pequena?
Pois o Bangu tem uma das histórias mais bonitas do futebol brasileiro. Foi o Bangu que acabou com o preconceito no futebol. E o que a mídia divulga? Que foi o Vasco!
Enquanto o jornalismo for parcial, por parte dos grandes meios de comunicação, continuará o engodo, o ardil.
BANGU CAMPEÃO MUNDIAL DE 1960!!!
PALMEIRAS 1º CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES!!!
FLUMINENSE, CAMPEÃO MUNDIAL INVICTO DE 1952!!!
Parabéns pelo resgate desse feito histórico para o Brasil e para a torcida banguense!
Valeu Marcel! Obrigado pelo seu post. Uma de minhas preocupações ao escrever este blog é exatamente resgatar a história do futebol com imparcialidade, bem como comentar(e denunciar) o que os patrocinadores e a mídia em geral insistem em manipular os mais desavisados!
ResponderExcluirMais uma vez obrigado! Grande abraço