quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A Rainha das Piscinas

















Primeiro, leiam a entrevista de Zico, ontem à tarde, em sua casa, ao repórter Eric Faria, da Globo.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2010/10/nao-abandonei-o-barco-eu-fui-chutado-do-barco-afirma-zico.html

Agora, finja que você é a "Mulher Sorridente" aí de cima e responda as perguntas abaixo:
Você sabe quantos títulos o Zico conquistou com a camisa do Flamengo?
Você sabe quantos gols o Zico fez com a camisa do Flamengo?
Você sabe dizer quantos anos o Zico passou jogando somente no Flamengo, no Brasil, em toda a sua carreira?
Você sabe quantas pessoas pagaram para estar no Maracanã para ver a despedida do Zico no Flamengo, em fevereiro de 1990? A propósito, quantas pessoas pagaram para ver sua despedida das piscinas? Foi quando mesmo?

Todos sabem que não sou torcedor do Flamengo mas minha paixão pelo futebol me faz refém dos craques dentro e fora dos campos. Mesmo que o Zico não tenha sido um grande técnico em carreira exclusivamente internacional (Sel. Japão, Bunyodkor, Fenerbahce, CSKA e Olimpyakos), chega-se ao cúmulo da Presidente do clube de maior torcida do país "passar por cima", desrespeitando o maior ídolo de sua instituição, profissional exemplar como jogador, cidadão íntegro, em benefício de seu status quo e do "Capitão" Leo, agitador, chefe de torcida, antecedentes policiais, feito por este mesmo clube, desta mesma torcida, deste mesmo ídolo, Presidente do Conselho Fiscal.
Aos poucos, O Flamengo vai enterrando seus ídolos vivos, em especial, com os campeões intercontinentais de 1981. Júnior foi demitido pelo Marcio Braga no fracassado projeto Fla-Futebol, Adílio, demitido das categorias de base, Andrade, sem comentários e agora, inacreditavelmente, o Zico.

Em tempo, Luiz Augusto Veloso está de volta e o Flamengo vai disputar um campeonato paralelo com os times que estão nas últimas posições neste final de Brasileirão. Depois do Atlético-GO, em Volta Redonda, serão Avaí, Ceará, Atlético-MG e Santos, todos fora de casa, além do clássico com o Vasco. E ainda pega o Corinthians, Inter e Cruzeiro em casa. Vida dura!
Patricia, escala o Capitão Leo. E lhe dê a braçadeira pois ele é Capitão!

2 comentários:

  1. Osmarzinho, vc como sempre um craque da "blogosfera"... só queria contribuir um pouco com a minha visão. Jogar futebol é uma coisa (coisa que o Zico fazia brincando), e administrar é outra, estando sujeito às regras do jogo político (muitas vezes sujo mesmo), administrativo (amador na maioria dos clubes) e pessoal (onde cada um tem seus interesses). Zico, um craque das 4 linhas, não foi preparado para isso, montou um time de bosta e foi engolido pela política do clube que ele já devia conhecer. Sou contra a defesa apaixonada do ídolo, ter sido o Zico no campo é uma coisa, na administração é bem diferente. A Presidenta tem toda a culpa que vc falou mesmo, não blindou o craque, deu apoio a esses brucutus de torcida organizadas que esfacelam os clubes (lembrando tb que o próprio Zico mandou esses caras entrarem no treino para fazerem pressão)... mas o Zico não é santo, devia ter se preparado para tudo isso. Achou que ia ter vida fácil no Framengo?....se positivo, muita ingenuidade dele.

    ResponderExcluir
  2. Sim concordo contigo. Uma coisa é demitir alguém por incompetência. Outra é achincalhar um ídolo e não lhe dar direito de defesa. Também concordo que ele tenha sido ingênuo. A vida não nos cessa de ensinar algo novo a cada minuto! Abraço

    ResponderExcluir