Vivemos um tempo no futebol em que os jogadores não estão mais sozinhos nas suas carreiras. E isso independe de serem craques, muito menos se os craques não são tão craques ou se se transformaram em algo superior, pelo menos a si próprios: celebridades!
Falo do chamado staff, composto primariamente por empresário (ou empresa específica para tal), personal trainer, nutricionista, fisiologista, assistente administrativo/financeiro, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais. Renovar contratos ou acertar transferências abrange o pagamento dessa galera. É isso mesmo! Não estranhe pois a carreira do jogador se converteu em uma pequena empresa e em muitos, muitos casos, nem tão pequena assim.
Essa transformação começou a se acelerar e tomar conta de todo o universo do futebol com a denominada Lei Bosman, de dezembro de 1995. O jogador belga Jean Marc Bosman teve seu contrato encerrado com o RFC Liége. Teve proposta para jogar no francês Dunkerque mas como o RFC detinha seu passe, não o liberou para se transferir. Após 5 anos de batalha judicial, conseguiu uma vitória no Tribunal de Justiça da União Europeia, baseada na então nova jurisdição de livre trânsito entre cidadãos europeus. Jogadores de futebol passaram a ser enquadrados na mesma categoria de trabalhadores comunitários no continente. Ao final de cada contrato, jogador passou a ter plena liberdade para transferência e ainda podendo assinar um pré-contrato em no máximo seis meses, com outro clube, antes do atual terminar.
![]() |
Jean Marc Bosman |
Já sobre um ponto-de-vista negativo, ficou mais difícil, quase impossível, ao longo desses últimos trinta anos, que um jogador criasse um vínculo, uma identificação genuína com qualquer clube e, por consequência, com sua torcida. Transferências passaram a ser bem rentáveis, distribuindo comissões. Uma festa!
A nova série OS DOZE DE UMA SÓ vai tratar exatamente do contrário. Você vai conhecer quem são os 12 jogadores brasileiros que vestiram apenas uma camisa de clube por toda a carreira. Saberá sobre seus números, conquistas, dramas, curiosidades, se jogaram na seleção brasileira e o que fizeram com a camisa amarela.
Você já deve ter percebido que a maioria jogou antes de 1995, certo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário