segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Copa e o Brasil: Os Elefantes Brancos!




Quando no século XVI os portugueses chegaram ao antigo Sião, hoje Tailândia, e depois deles os holandeses, ingleses e franceses, encontraram, na região, costumes e modos diferentes dos que prevaleciam na Europa. E levaram de volta consigo essas informações e as tornaram populares – como Marco Pólo (1254-1324) já o havia feito -, entre elas a de que por lá existiam elefantes brancos, mas em número tão reduzido que poucos podiam afirmar que já os haviam visto. Com respeito a esse fato eles acrescentavam uma revelação curiosa: a de que o rei local, quando insatisfeito com alguém da corte, presenteava-o com um desses animais considerados sagrados, passando a visitar o presenteado em horas incertas a fim de verificar pessoalmente se o bicho estava sendo tratado com a atenção necessária. O homenageado, coitado, que por razões óbvias se vira forçado a aceitar o presente do rei, dali em diante fazia das tripas coração para manter o animal sempre limpo e enfeitado, e o que é pior, procurando satisfazer seu apetite de tamanho e peso equivalentes às quase dez toneladas de carne e ossos que carregava. Em razão disso, a expressão “elefante branco” passou a simbolizar inicialmente o presente incômodo e indesejado que alguém recebe de algum engraçadinho e, mais tarde, as coisas enormes e incomuns que ninguém sabe para que servem, como uma obra pública inacabada, por exemplo, ou o viaduto que liga o nada a lugar nenhum.... http://recantodasletras.uol.com.br/redacoes/167167

Nove ou, no máximo, dez estádios são suficientes para se jogar um Copa do Mundo. Com 8, já dava. No Brasil, serão 12. Fruto da política do toma-lá-da-cá, existente aqui há 510 anos.
O Estádio Vivaldo Lima, em Manaus, havia sido reformado em 2004 para receber o jogo Brasil 1 x 0 Equador pelas eliminatórias de 2006. Novinho, já está no chão. Será a Arena da Floresta! Que nome ecologicamente correto! AH! Depois da Copa, serão clássicos do São Raimundo, Nacional e Fast Club.
Recife já tem três estádios. Arruda do Santa Cruz (65 mil lugares), Ilha do Retiro do Sport e Aflitos do Náutico. Vai ganhar o quarto. Alguém aí quer fundar um quarto time em Recife? (Até já existe, o Recife! Vc sabia?)
Natal já tem dois. Machadão (onde o América joga) e o Frasqueirão do ABC. Vão levantar o Estádio das Dunas. AH! O Alecrim não tem estádio. Tá resolvido, então!
A Fonte Nova, abandonada e execrada após aquela tragédia de alguns anos atrás, será reconstruída. Ótimo para resgatar a história do futebol baiano e grandes jogos realizados ali mas o Vitória manda seus jogos no Barradão e o Bahia gastou uma grana no Pituaçu e já avisou que não sai mais de lá, menor e mais lucrativo. Já sei, já sei, bota o Galícia pra jogar lá!
Cuiabá! Grande Cuiabá! Sim , terra do Mixto, Dom Bosco, vários Operários. Grandes clássicos prometem "casa cheia". Tudo bem, criam-se uns tuiuius, umas garças no gramado, faz-se um fosso de água doce para as piranhas (os peixes!!!) e pronto. Fauna do pantanal preservada!
Brasília! Hahahahahahaha! Já demoliram o Mané Garrincha. Vão levantar outro. Joaquim Roriz está na frente das pesquisas para o governo do DF! Brasília! Hahahahahahahaha!
São Paulo. Por que será que o Andrés Sanchez, presidente do Curingão, principal aliado político do Ricardo Teixeira, cedente do Mano Menezes de forma gratuita à CBF, afirma tão categoricamente que a abertura da Copa será no novo estádio do Itaquerão, região arenosa da periferia da capital paulista? Ôrra, meu!
A reforma do Maracanã vai custar 2 Engenhões. O Atlético-PR está de joelhos implorando à prefeitura de Curitiba, governo do estado e União para finalizar o estádio. Nada ainda.
Fortaleza acabou de reformar o Castelão há 2 anos. Vai começar tudo de novo.
Mineirão OK, Idem para o Beira-Rio, o único inteiramente privado.
O pilantra que vcs chamam de presidente já liberou o endividamento dos estados para "investimentos" na Copa!
Como já falei em postagens anteriores, vc aí, contribuinte, pague seu imposto de renda em dia.
Psiu, vc aí do Rio. Dois anos depois, tem a Olímpiada, valeu? É só pensar no "legado" do Pan...










Nenhum comentário:

Postar um comentário