O Colosso, o "Mundão" do Arruda preparado para a batalha! |
Os jogadores? Tome nota: Barbosa, o goleiro que brilhou no Vasco e na seleção de 50, começou no Santa Cruz. O volante Givanildo, campeão pela seleção brasileira do Torneio Bicentenário dos EUA, em 1976, está na galeria dos grandes ídolos. Levir Culpi, lateral esquerdo, Lula Pereira, zagueiro. Ambos técnicos, atualmente. Luciano, que depois ajudou o Corinthians a sair da fila no campeonato paulista de 1977. A dupla de ataque Luis Fumanchu e Nunes, depois contratados pelo Fluminense em 1978 (após Fumanchu ter passado pelo Vasco). A partir de 1980, Nunes ganharia tudo com o Flamengo. Ramon, grande artilheiro e destaque do Vasco, campeão carioca em 1977, quando formou grande dupla com Roberto Dinamite. E mais recentemente, Zé do Carmo, campeão brasileiro pelo Vasco em 1989 e os campeões mundiais pela seleção brasileira, Ricardo Rocha em 1994 e Rivaldo em 2002!
E vale destacar o excelente time de 1975. O campeonato brasileiro deste ano teve sua fase final dividida em dois grupos de 10 clubes. No A, o Fluminense terminou em primeiro e enfrentaria o Internacional, segundo do B, vencido pelo Santa Cruz que pegaria o Cruzeiro. Eram semifinais e final em jogo único e o mando de campo foi dos vencedores de cada grupo. Detalhe: dos 4, o Santa teve a melhor campanha e jogaria uma possível final em casa, fosse contra Flu ou Inter. Entretanto, o Cruzeiro de Raul, Palhinha, Nelinho, Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes e Joãozinho foi melhor e venceu por 3x2 no Arruda e foi ao Beira-Rio fazer a final contra o Inter, que venceu o Flu no Maracanã. O Inter de Falcão conquistou o primeiro de seus 3 títulos brasileiros mas o Santa Cruz, para chegar às finais, venceu o Palmeiras no Morumbi e o Flamengo no Maracanã, revelando muitos dos jogadores citados no parágrafo anterior e colocando seu nome na história, pela primeira vez, no cenário nacional. Confira uma das escalações do time de 1975:
Santa Cruz 1975: Jair, Lula Pereira, Pedrinho, Levir Culpi, Renato e Givanildo. Luis Fumanchu, Ramon, Nunes, Carlos Alberto e Zé Maria. |
Jogadores comemoram a volta à Serie B! |
Se havia ratos por lá, Flávio caçou todos!
E teve mais emoção: Confiram o filho do atual presidente do clube, um menino de 10 anos, pagando promessa no campo! http://sportv.globo.com/videos/troca-de-passes/t/ultimos/v/garoto-paga-promessa-em-campo-pela-subida-do-santa-cruz-para-a-serie-b/2931651/
E a série C ainda não acabou. O Santa enfrentará o Luverdense-MT pelas semifinais. Se passar, pegará Sampaio Corrêa-MA ou Vila Nova-GO, todos classificados para a série B, no ano que vem!
Parabéns Santinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário