segunda-feira, 4 de novembro de 2013

SEM RATOS NO COLOSSO

SANTAMANTE, SANTAMOR, SANTA CRUZ!

Estádio Arruda no ano de 2005
O Colosso, o "Mundão" do Arruda preparado para a batalha!
Para delírio de meus estimadíssimos amigos Roberto Caribé e Newton Barbosa, o Santa Cruz, está de volta à série B do campeonato brasileiro, uma divisão do nosso futebol bem mais digna para um clube de tanta tradição, dono do maior estádio de Pernambuco (e um dos maiores do país), para caber a maior torcida deste Estado e que revelou excelentes jogadores em toda a sua história! A cereja do bolo que faltava para celebrar seu centenário em 2014!

Os jogadores? Tome nota: Barbosa, o goleiro que brilhou no Vasco e na seleção de 50, começou no Santa Cruz. O volante Givanildo, campeão pela seleção brasileira do Torneio Bicentenário dos EUA, em 1976, está na galeria dos grandes ídolos. Levir Culpi, lateral esquerdo, Lula Pereira, zagueiro. Ambos técnicos, atualmente. Luciano, que depois ajudou o Corinthians a sair da fila no campeonato paulista de 1977. A dupla de ataque Luis Fumanchu e Nunes, depois contratados pelo Fluminense em 1978 (após Fumanchu ter passado pelo Vasco). A partir de 1980, Nunes ganharia tudo com o Flamengo. Ramon, grande artilheiro e destaque do Vasco, campeão carioca em 1977, quando formou grande dupla com Roberto Dinamite. E mais recentemente, Zé do Carmo, campeão brasileiro pelo Vasco em 1989 e os campeões mundiais pela seleção brasileira, Ricardo Rocha em 1994 e Rivaldo em 2002!

E vale destacar o excelente time de 1975. O campeonato brasileiro deste ano teve sua fase final dividida em dois grupos de 10 clubes. No A, o Fluminense terminou em primeiro e enfrentaria o Internacional, segundo do B, vencido pelo Santa Cruz que pegaria o Cruzeiro. Eram semifinais e final em jogo único e o mando de campo foi dos vencedores de cada grupo. Detalhe: dos 4, o Santa teve a melhor campanha e jogaria uma possível final em casa, fosse contra Flu ou Inter. Entretanto, o Cruzeiro de Raul, Palhinha, Nelinho, Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes e Joãozinho foi melhor e venceu por 3x2 no Arruda e foi ao Beira-Rio fazer a final contra o Inter, que venceu o Flu no Maracanã. O Inter de Falcão conquistou o primeiro de seus 3 títulos brasileiros mas o Santa Cruz, para chegar às finais, venceu o Palmeiras no Morumbi e o Flamengo no Maracanã, revelando muitos dos jogadores citados no parágrafo anterior e colocando seu nome na história, pela primeira vez, no cenário nacional. Confira uma das escalações do time de 1975:
Santa Cruz 1975: Jair, Lula Pereira, Pedrinho, Levir Culpi, Renato e Givanildo. Luis Fumanchu, Ramon, Nunes, Carlos Alberto e Zé Maria.
O tempo passou e desde 2006, quando disputou a série A pela última vez, o Santa Cruz só amargou decepções. Foi caindo, caindo, caindo... até chegar à famigerada série D. Vítima de administrações incompetentes e do descaso de seus presidentes, o "Coral" só não perdeu a confiança de quem não poderia tê-la perdido: a torcida! De 2007 pra cá, o Colosso ou o "Mundão" do Arruda recebeu média de 25 mil pessoas, mesmo em partidas contra equipes do Amapá (desculpem amapaenses, mas vocês reelegeram o Sarney!), Acre ou Tocantins! É certo que neste meio tempo, houve o tricampeonato estadual de 2010/11/12 mas nada foi tão esperado como a conquista do fim-de-semana passado.

Jogadores comemoram a volta à Serie B!
E não podia faltar dramaticidade. Seu adversário nas quartas-de-final era o Betim, time da prefeitura da cidade da Grande BH, que havia sido punido com a eliminação pela CBF por ter escalado jogador, supostamente, sem condição. O Santa chegou a viajar para São Paulo, onde enfrentaria o Mogi Mirim, o novo classificado. Com liminar, o Betim impediu o jogo até que obteve aval da FIFA para voltar à disputa. Voltou mas não adiantou. No primeiro jogo, o Santa venceu por 1x0 em Minas e só precisava empatar no Arruda. E diante de mais de 60 mil torcedores, obteve uma vitória dramática por 2x1, cujo gol da classificação foi marcado aos 42 minutos do segundo tempo pelo talismã, pelo carismático e, agora, herói Flávio "Caça-Rato"! Delírio, choro e emoção no Colosso do Arruda! Assistam!


Se havia ratos por lá, Flávio caçou todos!

E teve mais emoção: Confiram o filho do atual presidente do clube, um menino de 10 anos, pagando promessa no campo! http://sportv.globo.com/videos/troca-de-passes/t/ultimos/v/garoto-paga-promessa-em-campo-pela-subida-do-santa-cruz-para-a-serie-b/2931651/

E a série C ainda não acabou. O Santa enfrentará o Luverdense-MT pelas semifinais. Se passar, pegará Sampaio Corrêa-MA ou Vila Nova-GO, todos classificados para a série B, no ano que vem!

Parabéns Santinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário