Pensei que este blog já tivesse se despedido de 2013! Ledo engano!
Ainda não acabou! Que bom!
Portuguesa, que salvou o Flamengo do rebaixamento, promete ir à Justiça Comum. Flamengo promete ir à Corte Internacional Desportiva.
Mais importante será a entrada do Ministério Público na confusão. No dia 8 de janeiro de 2014, o promotor de direito ao consumidor, Roberto Senise, vai divulgar o que órgão decidiu fazer: Ação pública ou inquérito. Clique aqui para entender: Que venha o Ministério Público!
Torço pelo inquérito. E listo abaixo alguns links que justificam minha opção e que podem (ou deveriam) auxiliar o MP a fazer sua investigação, baseada em fatos, não em suposições e "teorias de conspiração".
http://blogs.lancenet.com.br/deprima/2013/01/12/2623/ - Janeiro de 2013 - BANIF executa Portuguesa por dívida de 42 milhões. Manoel da Lupa, em seu 3o.mandato, pode renunciar.
http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/05/30/manoel-da-lupa-quer-entregar-a-portuguesa-para-o-banif/ - Maio de 2013 - Manoel da Lupa pode entregar a Portuguesa à BANIF, acusado de pegar empréstimos pessoais em nome do clube!!! Meu Deus!
https://skydrive.live.com/view.aspx?resid=BC976E3C6F8E4D8D!107&app=WordPdf&authkey=!AL00MhQrv_HGrYQ - Íntegra da confissão de dívidas da Portuguesa, com relação completa dos empréstimos tomados, também de Maio de 2013!
Manoel da Lupa não usou seu sobrenome para conseguir enxergar o buraco em que enfiou seu clube! Ou será que usou?
Ainda há pouco, antes do Natal, um torcedor do Palmeiras, Junior Vanucci, trocou ofensas, via twitter, com...Héverton! Ele mesmo! Um dos pivôs do problema! Parece que o torcedor entregou uma gravação que contém fala do jogador, durante encontro entre ambos no Aeroporto de Congonhas, afirmando que entrou em campo por ordem do seu presidente, o da Lupa! Caraca! Que baixaria! Cliquem aqui: http://www.superesportes.com.br/app/19,89/2013/12/25/noticia_futebol_nacional,51507/as-vesperas-de-novo-julgamento-do-stjd-heverton-da-portuguesa-se-envolve-em-polemica-no-twitter.shtml
E aqui: http://www.novelasbrasileiras.com.br/2013/12/video-da-gravacao-de-heverton-falando.html
MP! Se a gravação já está com vocês, divulguem!!!!
6 de Dezembro, sexta-feira, 19:39. Lancenet publica que André Santos será desfalque do Flamengo na partida do dia seguinte contra o Cruzeiro, no Maracanã. A matéria ainda diz que "Jayme de Almeida colocará o reserva imediato João Paulo". É só clicar: http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspenso-Andre-Santos-Cruzeiro-Brasileirao_0_1042695943.html
Agora, a pergunta: POR QUE NEM O LANCENET NEM NENHUMA OUTRA MÍDIA DIVULGARAM ENTRE O FIM DA PARTIDA DE SÁBADO À NOITE NO MARACANÃ E O INÍCIO DA RODADA FINAL NO DOMINGO ÀS 17:00 QUE O FLAMENGO PODERIA OU DEVERIA PERDER 4 PONTOS (3 + 1 DO EMPATE) E CORRERIA SÉRIO RISCO DE REBAIXAMENTO? POR QUÊ?
Esse alerta talvez mudasse toda a dinâmica do jogo Portuguesa x Grêmio. E de toda a rodada! Claro! A Lusa tinha chances desprezíveis de rebaixamento mesmo que perdesse mas um empate a livrava sem a dependência de qualquer outro resultado. O mesmo empate garantia o vice-campeonato para o Grêmio e a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores. Além disso, Internacional, Criciúma e Coritiba disputavam com a Lusa vagas na Sulamericana. O JOGO VALIA MUITO!
Com o Flamengo correndo risco de rebaixamento, já considerando menos 4 pontos, era necessário aos rubro-negros torcer contra Vasco, Coritiba e Fluminense. Todos jogaram fora de casa. Pelo menos dois deles não poderiam vencer. Isso não aconteceu: Coritiba venceu o São Paulo, em Itu (1x0) e o Fluminense venceu o Bahia, em Salvador (2x1).
Aqui, o bom advogado do Flamengo Michel Assef Filho garante não ter sido consultado sobre a escalação de André Santos: http://www.lancenet.com.br/flamengo/Diretoria-Flamengo-escalacao-Andre-Santos_0_1049895208.html
Em um desastrado caso de vazamento de emails entre dirigentes do Flamengo, fica nítida sua falta de comunicação e habilidade para tratar de algo tão simples: a suspensão de um jogador decidida mais de 24 horas antes de um jogo: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/12/troca-de-e-mails-expoe-discordia-no-flamengo-sobre-caso-do-stjd.html
Se houve crime por violação de emails, o Ministério Público deve apurar! O conteúdo é falso? Os culpados devem ser punidos! E se o conteúdo for verdadeiro, que seja assim considerado no inquérito.
E que o Ministério Público possa terminar essa questão com isenção e independência, virtudes que primam e justificam sua existência, esclarecendo, de fato, o que houve entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2013. Um triste fim de semana para o futebol brasileiro!
E o Fluminense, o que teve a ver com isso? Nada. Foi apenas beneficiado!
Lamento quem não tem frieza e isenção para considerar estes fatos antes de emitir opinião! Assim como a imprensa, que parece nunca entender sua responsabilidade de fornecer dados para que a pessoas formem opinião, nunca manipulá-las a isso, deixando-as numa irreal zona de conforto.
Até 2014! 8 de janeiro de 2014! Como diz Ancelmo Gois, "vamos torcer, vamos cobrar!"
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
AS BOAS FESTAS DO FUTEBOL AO CONTRÁRIO
Em novembro de 2011, estava trabalhando em São Paulo, e o Ginásio do Ibirapuera sediava o Campeonato Mundial de Handebol Feminino. Tive vontade de assistir a algumas partidas mas me faltou companhia. Então, comecei minha peregrinação pela TV a cabo, maltratando o controle remoto para encontrar alguma bendita emissora que estivesse transmitindo as partidas. Nada. Aí, me lembrei: internet! E o Google me jogou para o Esporte Interativo, do Grande (literalmente) Klaus Meirose! E nas quartas-de-final, o Brasil perdeu, no detalhe, para a Espanha, um jogo que poderia ter vencido. O Ginásio não estava lotado mas se percebia a participação ativa da torcida. O Ibirapuera já havia tremido com o vôlei, basquete, futebol de salão, tênis! E, de repente, era a vez do handebol. Achei sensacional.
Sem cobertura da televisão! Sem cobertura da mídia! Sem verba do Comitê Olímpico Brasileiro, que se gaba de possuir um "projeto de ciclo olímpico"! Patético!
Joguei handebol na faculdade. Sempre preferi jogar com os pés mas sempre ficamos tentados a arriscar. Afinal, com as mãos, parece mais fácil. É o tal "efeito denorex" (os jovens há mais tempo lembrarão do comercial): Parece mas não é. Do alto dos meus 1,66 (ou 65) m, senti que era impossível ultrapassar o tal bloqueio central. O capitão do nosso time, o Grande Alexandre Chaia, me botou pra jogar de ala, lá naquele cantinho obscuro. O Grande Ricardo César "Batata" Pinto jogava na esquerda. Fui pra direita. E não é que fiz vários gols?!?!? Que visão do nosso capitão!!!!
1988 - O Grande Capitão Alexandre Chaia, em pé, ao lado do goleiro, e a dupla "infernal" das alas, eu e "Batata" no meio, agachados! A UERJ jamais esqueceu!!!! |
Além de muitas faculdades, o handebol é um dos esportes mais praticados nas escolas do Brasil. Que o diga o Grande Marcos Marinho Calderano, com quem joguei um pouquinho no Colégio Santo Inácio, no Rio, onde ele é professor, junto com o Grande Márcio Calil! E agora, o esporte tinha, ou tem, tudo para se massificar após o espetacular título mundial conquistado pela mesma seleção brasileira feminina, no último sábado, 21, em Belgrado, capital da Sérvia, derrotando as anfitriãs, numa campanha invicta de 8 vitórias em 8 jogos. Algumas das principais potências europeias não foram páreo para o Brasil que derrotou duas vezes a Dinamarca, campeã em 1997, duas vezes vice e tricampeã olímpica (96-2000-04). A ascensão do Brasil é impressionante. No Mundial de 2003, na Croácia vencido pela França, terminamos na 20a. posição. Mal comparando ao futebol, é como se a seleção de Camarões, 20a. na Copa de 2002, vencesse a Copa de 2014. Invicta!
Campeão Mundial de Handebol Feminino 2013 - Um Feito Épico! |
Uma apoteótica evolução comandada pelo técnico dinamarquês Morten Soubak e, sobretudo, por jogadoras dotadas de extraordinária determinação e obediência tática. A maioria joga pela Europa mas é impossível não se emocionar com a garra e técnica de Duda, Alexandra, Babi, Ana...
22 x 20 - Vitória na Final contra a Sérvia! |
Viva o Esporte Interativo!
Abaixo os oportunistas de plantão, seja na imprensa, seja nos cartolas olímpicos!
Um belo exemplo de amor à camisa amarela!
E uma ótima maneira de terminar 2013! Por enquanto!
2014 de sucesso! São os votos do Futblog dos Amigos!
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
UM POUCO DE HISTÓRIA, PRA CÁ DE MARRAKECH
O Mundial de Clubes da FIFA é uma competição interessante que só não é melhor porque não pode. Não há datas, em especial, para o campeão europeu, sem demagogia, sempre o time mais importante do torneio pois a probabilidade de ser o favorito em qualquer edição será muito grande.
O projeto desta competição ocorreu em 2000. No Brasil. A FIFA fez uma experiência que, na prática, não funcionou. Em janeiro, o futebol brasileiro está de férias. Calorão! Duas sedes foram escolhidas: Rio e São Paulo. Quem jogaria o Mundial? Nenhuma dúvida quanto aos campeões da África (Raja Casablanca), da Ásia (Al Nasser), da Oceania (South Melbourne) e da Concacaf (Necaxa). Como a FIFA idealizou 2 grupos de 4, faltavam, pela lógica, 2 europeus e 2 sulamericanos. Selecionaram, então, os 2 últimos campeões da Europa (1999-Manchester Utd e 1998-Real Madrid). Esperava-se que o mesmo acontecesse na América do Sul, com os dois últimos campeões da Libertadores, 1999-Palmeiras e 1998-Vasco. Entretanto, quem acabou jogando foi o Corinthians. Motivo? Como país-sede, o Brasil deveria indicar seu atual campeão! E como uma das sedes era o Rio, deveria haver um time carioca. Pior para o Palmeiras, o campeão sulamericano de então! Regras Padrão FIFA!
Foi um torneio que tirou dois gigantes do futebol europeu de seus campeonatos nacionais e da Champions League por 20 dias. Manchester e Real Madrid vieram passear no verão brasileiro. Bem fresquinho!!! Melhor para os ingleses que ficaram no Rio. Beckham curtiu a praia! O Vasco, com excelente time, não tinha nada com isso e jogou como quis contra ele, com direito a um golaço de Edmundo, na vitória por 3x1, no Maracanã. Já havia ganho dos australianos e depois dos mexicanos.O Corinthians empatou com o Real Madrid no Morumbi. Já havia ganho dos africanos e depois dos árabes. No saldo de gols, se classificou para a final com o Vasco no Maracanã. Os paulistas ganharam nos pênalties, após horríveis 120 minutos sem gol. Espanhóis e ingleses voltaram antes, felizes da vida!
A competição seria repetida em 2001, na Espanha, e o Palmeiras já havia sido convidado, como compensação pela confusão de 2000 mas o escândalo da ISL, patrocinadora do evento, acabou cancelando a competição que seria disputada em julho/agosto, ou seja, no final da temporada europeia.
E durante 4 anos, a FIFA arquivou a ideia. Até mesmo porque não seria fácil encontrar datas para 2002, ano de Copa do Mundo! Deixaram quieto. Vale lembrar que a Copa Toyota Intercontinental foi disputada em dezembro de 99, como de praxe, e com vitória do Manchester Utd sobre o Palmeiras, e em dezembro de 2000, com vitória do Boca Juniors sobre o Real Madrid. Com a falta de patrocinador, a FIFA foi à Toyota. E em 2005, a montadora japonesa passou a ser patrocinadora oficial no novo Mundial de Clubes da FIFA, sempre em dezembro. Numa jogada de mestre, estava sepultada a Copa Intercontinental que apontava, para os sulamericanos, o "campeão mundial". Para os europeus, mais um torneio internacional importante. De 1960 a 1979, em dois jogos de ida e volta. De 1980 a 2004, no Japão, em jogo único.
Este blogueiro não "diminui" os vencedores desta Copa, sobretudo os brasileiros Santos (duas vezes), São Paulo (duas vezes), Flamengo e Grêmio. Foram grandes conquistas e devem assim serem consideradas mas, infelizmente, a FIFA não as reconhece como tal. Assim como Palmeiras em 1951 e Fluminense em 1952 com a Copa Rio e o Bangu em 1960, na Copa Nova York!
Voltando ao Mundial, o melhor é que a fórmula encontrada fez com que a competição fosse mais curta. O absurdo do campeão local continuou (Japão, Emirados Árabes e agora Marrocos) e junto com os campeões da África, da Ásia, da Oceania e da Concacaf, foi criado um sistema eliminatório para classificar 2 destes às semifinais contra o campeão da Libertadores e da Europa que, desta forma, poderiam ser campeões jogando apenas 2 vezes. Injusto com outros? Talvez mas se não fosse assim, os europeus não participariam.
É claro que as diferenças técnicas e financeiras deixam um abismo enorme do campeão europeu para os demais. Esse abismo é menor, claro, para os sulmericanos porém este dificilmente será favorito para uma final contra o europeu. Dos 10 mundiais, contando com o deste ano, os sulamericanos ganharam apenas 3 (São Paulo em 2005, Internacional em 2006 e Corinthians em 2012). Os europeus levaram os outros 6, sem nunca terem deixado de estar na final.
E têm tudo para levar o sétimo. O Bayern Munique é um supertime com elenco de jogadores titulares de 11 seleções mundiais e base da alemã. Na semifinal da Champions, derrotou o Barcelona, no placar agregado, por 7x0!!! Seria favorito contra o Atlético-MG que perdeu hoje para um campeão local, o Raja Casablanca, aquele mesmo do primeiro Mundial em 2000. As redes sociais não se cansam de gozar os mineiros com a palavra "vergonha", a exemplo do Mazembe, que venceu o Internacional em 2010. Até o técnico Cuca (que voltou a vestir aquela camisa "da sorte" horripilante com Nossa Senhora de lantejoulas) afirmou, após o jogo, que havia sido "uma vergonha". Não foi. O Galo não fez uma partida ruim mas perdeu para um time de jogadores rápidos, habilidosos, alguns insinuantes, que, com a torcida ao lado, lotando um estádio fora de sua cidade natal, partiu pra cima, não se intimidou e surpreendeu o time de Ronaldinho Gaúcho que foi , literalmente, tietado pelos jogadores marroquinos ainda no gramado, com o fim do jogo. Perdeu camisa, meiões e chuteiras. Fez um belo gol de falta, uma firula no meio e alguns bons lançamentos. Nada diferente do que faz há vários anos. Teve sua época! E o Bayern continua muito favorito mesmo contra um embalado Raja e sua torcida!
A atuação do Atlético decepcionou! Claro, todos esperavam vitória mas preferiam ter enfrentado o Monterrey. E a declaração do Cuca - que não deve ficar em 2014 devido a uma proposta milionária da China - foi pra lá de infeliz!
Pra cá de Marrakech!
O projeto desta competição ocorreu em 2000. No Brasil. A FIFA fez uma experiência que, na prática, não funcionou. Em janeiro, o futebol brasileiro está de férias. Calorão! Duas sedes foram escolhidas: Rio e São Paulo. Quem jogaria o Mundial? Nenhuma dúvida quanto aos campeões da África (Raja Casablanca), da Ásia (Al Nasser), da Oceania (South Melbourne) e da Concacaf (Necaxa). Como a FIFA idealizou 2 grupos de 4, faltavam, pela lógica, 2 europeus e 2 sulamericanos. Selecionaram, então, os 2 últimos campeões da Europa (1999-Manchester Utd e 1998-Real Madrid). Esperava-se que o mesmo acontecesse na América do Sul, com os dois últimos campeões da Libertadores, 1999-Palmeiras e 1998-Vasco. Entretanto, quem acabou jogando foi o Corinthians. Motivo? Como país-sede, o Brasil deveria indicar seu atual campeão! E como uma das sedes era o Rio, deveria haver um time carioca. Pior para o Palmeiras, o campeão sulamericano de então! Regras Padrão FIFA!
Beckham curtindo férias! |
A competição seria repetida em 2001, na Espanha, e o Palmeiras já havia sido convidado, como compensação pela confusão de 2000 mas o escândalo da ISL, patrocinadora do evento, acabou cancelando a competição que seria disputada em julho/agosto, ou seja, no final da temporada europeia.
E durante 4 anos, a FIFA arquivou a ideia. Até mesmo porque não seria fácil encontrar datas para 2002, ano de Copa do Mundo! Deixaram quieto. Vale lembrar que a Copa Toyota Intercontinental foi disputada em dezembro de 99, como de praxe, e com vitória do Manchester Utd sobre o Palmeiras, e em dezembro de 2000, com vitória do Boca Juniors sobre o Real Madrid. Com a falta de patrocinador, a FIFA foi à Toyota. E em 2005, a montadora japonesa passou a ser patrocinadora oficial no novo Mundial de Clubes da FIFA, sempre em dezembro. Numa jogada de mestre, estava sepultada a Copa Intercontinental que apontava, para os sulamericanos, o "campeão mundial". Para os europeus, mais um torneio internacional importante. De 1960 a 1979, em dois jogos de ida e volta. De 1980 a 2004, no Japão, em jogo único.
Este blogueiro não "diminui" os vencedores desta Copa, sobretudo os brasileiros Santos (duas vezes), São Paulo (duas vezes), Flamengo e Grêmio. Foram grandes conquistas e devem assim serem consideradas mas, infelizmente, a FIFA não as reconhece como tal. Assim como Palmeiras em 1951 e Fluminense em 1952 com a Copa Rio e o Bangu em 1960, na Copa Nova York!
Voltando ao Mundial, o melhor é que a fórmula encontrada fez com que a competição fosse mais curta. O absurdo do campeão local continuou (Japão, Emirados Árabes e agora Marrocos) e junto com os campeões da África, da Ásia, da Oceania e da Concacaf, foi criado um sistema eliminatório para classificar 2 destes às semifinais contra o campeão da Libertadores e da Europa que, desta forma, poderiam ser campeões jogando apenas 2 vezes. Injusto com outros? Talvez mas se não fosse assim, os europeus não participariam.
É claro que as diferenças técnicas e financeiras deixam um abismo enorme do campeão europeu para os demais. Esse abismo é menor, claro, para os sulmericanos porém este dificilmente será favorito para uma final contra o europeu. Dos 10 mundiais, contando com o deste ano, os sulamericanos ganharam apenas 3 (São Paulo em 2005, Internacional em 2006 e Corinthians em 2012). Os europeus levaram os outros 6, sem nunca terem deixado de estar na final.
E têm tudo para levar o sétimo. O Bayern Munique é um supertime com elenco de jogadores titulares de 11 seleções mundiais e base da alemã. Na semifinal da Champions, derrotou o Barcelona, no placar agregado, por 7x0!!! Seria favorito contra o Atlético-MG que perdeu hoje para um campeão local, o Raja Casablanca, aquele mesmo do primeiro Mundial em 2000. As redes sociais não se cansam de gozar os mineiros com a palavra "vergonha", a exemplo do Mazembe, que venceu o Internacional em 2010. Até o técnico Cuca (que voltou a vestir aquela camisa "da sorte" horripilante com Nossa Senhora de lantejoulas) afirmou, após o jogo, que havia sido "uma vergonha". Não foi. O Galo não fez uma partida ruim mas perdeu para um time de jogadores rápidos, habilidosos, alguns insinuantes, que, com a torcida ao lado, lotando um estádio fora de sua cidade natal, partiu pra cima, não se intimidou e surpreendeu o time de Ronaldinho Gaúcho que foi , literalmente, tietado pelos jogadores marroquinos ainda no gramado, com o fim do jogo. Perdeu camisa, meiões e chuteiras. Fez um belo gol de falta, uma firula no meio e alguns bons lançamentos. Nada diferente do que faz há vários anos. Teve sua época! E o Bayern continua muito favorito mesmo contra um embalado Raja e sua torcida!
A atuação do Atlético decepcionou! Claro, todos esperavam vitória mas preferiam ter enfrentado o Monterrey. E a declaração do Cuca - que não deve ficar em 2014 devido a uma proposta milionária da China - foi pra lá de infeliz!
Pra cá de Marrakech!
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
NADA A CELEBRAR
Em 1996, o Fluminense elegeu Gil Carneiro de Mendonça, seu presidente. A linhagem de seu sobrenome nas Laranjeiras merecia mais respeito pois, durante sua campanha e ao tomar posse, afirmou e reafirmou que o futebol não seria sua prioridade mas as atividades do quadro social. Cumpriu o prometido. Armou um time muito fraco, desmontando o elenco de 95, campeão estadual e semifinalista do Brasileiro deste mesmo ano. O lamentável episódio do jogo contra o Atlético-PR na confusão provocada por Ricardo Pinto, as desculpas que o próprio Gil foi entregar ao goleiro no leito no hospital e o rebaixamento à série B fizeram com que os Carneiro de Mendonça manchassem sua gloriosa história no clube: renunciou ao cargo dois anos antes de seu mandato terminar.
Em 1997, o Fluminense se preparava para a série B e antes do Brasileiro começar, estourou o escândalo "Ivens Mendes". Assista abaixo:
Reportagem da Globo sobre o escândalo Ivens Mendes
Outras matérias a respeito:
http://www.conjur.com.br/2005-out-09/ultimo_escandalo_apito_futebol_nao_deu_nada
http://www1.folha.uol.com.br/fol/retro97/retro97_esporte1.htm
Atlético-PR, Corinthians, CONAF... Presidentes banidos do futebol, suspensões...Nada foi cumprido. Petraglia é o atual presidente do Atlético, Dualibi ainda teve tempo de ser campeão brasileiro com o Corinthians em 2005, no campeonato do caso "Edilson Pereira de Carvalho" e o Ivens Mendes, que juntava dinheiro para sua campanha a deputado, já está a sete palmos abaixo da terra! Clubes decidiram não rebaixar ninguém, apoiados pelas federações, para abafar o caso. O que o Fluminense teve a ver com isso? Nada. Foi simplesmente beneficiado. Grotesco, patético e triste foi a cena do novo presidente do Fluminense, Álvaro Barcelos, estourando champanhe com ninguém menos que Eurico Miranda, principal mentor da "virada de mesa". O lobo dando de comer ao cordeirinho, com apoio do nefasto Caixa d´Água (que hoje faz companhia ao Mendes, abaixo da terra).
Barcelos achou, então, que o Fluminense era invulnerável. Armou um time ainda pior para 97 e 98. Foi parar na série C. Vergonha. Um triunvirato assumiu o clube em 99 (David Fischel, Francisco Horta e José de Souza) e o Fluminense venceu a série C no campo. O planejamento para a série B no ano 2000 se iniciava.
Entretanto, a série A tinha novo problema em 1999. O Botafogo foi impiedosamente goleado pelo São Paulo, por 6x1, ainda na terceira rodada mas sua campanha não decolou. Rebaixado à série B. Um dos gols do São Paulo foi marcado por Sandro Hiroshi. Os alvinegros, então, descobriram falha na transferência do jogador sampaulino, à epoca em que pertencia ao Tocantinópolis e foi negociado com o Rio Branco de Americana-SP, antes de chegar ao Morumbi. Botafogo e Internacional, que havia empatado com o São Paulo (com Sandro em campo), conseguiram reverter os pontos a seu favor na Justiça Desportiva. Os gaúchos ganharam mais um ponto e o Botafogo ganhou três. Resultado: o Gama de Brasília passou a ser o rebaixado. Os brasilienses foram à Justiça Desportiva. Perderam. Foram à Justiça Comum e ganharam uma liminar que garantia provisoriamente seu direito de disputar a série A em 2000. A liminar nunca foi julgada pois a FIFA não aceita que qualquer clube ou instituição recorra à Justiça Comum. Havia risco de suspensão do Brasil para a Copa 2002. CBF entrega o campeonato ao Clube dos 13. Surge a Copa João Havelange, o campeonato brasileiro de 2000, com as 3 séries de então, juntas. Trazem Fluminense, Bahia, América-MG e Juventude para jogar o módulo da série A. Quer entender como foi essa bagunça? Clique aqui: http://www.bolanaarea.com/brasileirao_2000.htm
O que o Fluminense teve a ver com toda essa confusão? Nada. Foi simplesmente beneficiado. A "virada de mesa" foi feita por Botafogo e Internacional. O Gama tratou de complicar. Clubes e federações apoiam.
Treze anos depois, Fluminense faz péssima campanha e acaba com o mesmo número de pontos que o Criciúma. No primeiro critério de desempate, previsto no regulamento, os catarinenses têm uma vitória a mais e rebaixam o time carioca à série B, após ganhar 2 dos últimos 3 Brasileiros. Se o regulamento previsse, por exemplo, confronto direto ou saldo de gols, o contrário teria acontecido.
No mesmo campeonato, merecidamente, dentro de campo, Portuguesa e Flamengo se mantêm na série A mas a incompetência de seus dirigentes faz com que escalem jogadores suspensos na última rodada que vale os mesmos três pontos da primeira, da décima ou da vigésima. Flamengo x Cruzeiro era um jogo festivo, entrega de faixas aos campeões da Copa do Brasil e Brasileiro, respectivamente, mas valia 3 pontos e quando a tabela foi feita, o amigo leitor precisa concordar comigo que isso não foi previsto. Portuguesa x Grêmio valia muita coisa. A Lusa precisava pelo menos empatar para se livrar da pequena chance que ainda havia de ser rebaixada. O mesmo resultado servia aos gaúchos para garantir a Libertadores, sem fase inicial, e Bahia, São Paulo, Coritiba e Internacional dependiam de derrota da Lusa na luta pela zona de classificação para a Copa Sulamericana. Houve dolo de paulistas e cariocas? Creio que não mas houve culpa em descumprir o regulamento que é mal feito, sobretudo no caso do Flamengo, cuja suspensão ocorreu na Copa do Brasil e não no Brasileiro. A questão é que o regulamento é assim há vários anos. Que seja cumprido.
O que o Fluminense teve a ver com isso? Nada. Foi simplesmente beneficiado. Imagine agora, se o critério de desempate do regulamento fosse confronto direto. O início deste parágrafo seria "O que o Criciúma teve a ver com isso? Nada. Foi simplesmente beneficiado."
Todos sabem que sou torcedor do Fluminense. Reprovarei todos os meus colegas de arquibancada que estiverem celebrando este momento, como o imbecil Barcelos em 97. Mesmo sabendo que será improvável que o Tribunal Pleno revogue a decisão, a situação do Fluminense será muito complicada para o ano que vem. A pressão da mídia será muito grande. Todos estarão contra, injustamente, mas estarão. Grande risco de arbitragens tendenciosas. Se você assistiu ao link lá de cima, viu que o Fluminense foi prejudicado ao ter um gol legítimo, bisonhamente anulado contra o União São João, em Araras, que o salvaria do rebaixamento em 97! Jogadores e comissão técnica, por melhores que sejam, terão de demonstrar serenidade, seriedade, maturidade e muita "cabeça fria" para suportar tudo isso. E claro, bom futebol. Pelo menos, o advogado do clube, Mario Bittencourt, com brilhante atuação no julgamento, está com a cabeça no lugar: "Não vemos como uma vitória". Faço coro!
O resto é "teoria de conspiração" ou "chororô" de quem coloca sua paixão clubística acima dos fatos e, sobretudo, da lei! Mas o direito de argumentar é sagrado!
Agora, cá entre nós! Imaginem se o Vasco tivesse decidido não continuar o jogo e ganhasse os pontos da Batalha de Joinville contra o Atlético-PR!
Que confusão, hein?
Em 1997, o Fluminense se preparava para a série B e antes do Brasileiro começar, estourou o escândalo "Ivens Mendes". Assista abaixo:
Reportagem da Globo sobre o escândalo Ivens Mendes
Outras matérias a respeito:
http://www.conjur.com.br/2005-out-09/ultimo_escandalo_apito_futebol_nao_deu_nada
http://www1.folha.uol.com.br/fol/retro97/retro97_esporte1.htm
Atlético-PR, Corinthians, CONAF... Presidentes banidos do futebol, suspensões...Nada foi cumprido. Petraglia é o atual presidente do Atlético, Dualibi ainda teve tempo de ser campeão brasileiro com o Corinthians em 2005, no campeonato do caso "Edilson Pereira de Carvalho" e o Ivens Mendes, que juntava dinheiro para sua campanha a deputado, já está a sete palmos abaixo da terra! Clubes decidiram não rebaixar ninguém, apoiados pelas federações, para abafar o caso. O que o Fluminense teve a ver com isso? Nada. Foi simplesmente beneficiado. Grotesco, patético e triste foi a cena do novo presidente do Fluminense, Álvaro Barcelos, estourando champanhe com ninguém menos que Eurico Miranda, principal mentor da "virada de mesa". O lobo dando de comer ao cordeirinho, com apoio do nefasto Caixa d´Água (que hoje faz companhia ao Mendes, abaixo da terra).
Barcelos achou, então, que o Fluminense era invulnerável. Armou um time ainda pior para 97 e 98. Foi parar na série C. Vergonha. Um triunvirato assumiu o clube em 99 (David Fischel, Francisco Horta e José de Souza) e o Fluminense venceu a série C no campo. O planejamento para a série B no ano 2000 se iniciava.
Entretanto, a série A tinha novo problema em 1999. O Botafogo foi impiedosamente goleado pelo São Paulo, por 6x1, ainda na terceira rodada mas sua campanha não decolou. Rebaixado à série B. Um dos gols do São Paulo foi marcado por Sandro Hiroshi. Os alvinegros, então, descobriram falha na transferência do jogador sampaulino, à epoca em que pertencia ao Tocantinópolis e foi negociado com o Rio Branco de Americana-SP, antes de chegar ao Morumbi. Botafogo e Internacional, que havia empatado com o São Paulo (com Sandro em campo), conseguiram reverter os pontos a seu favor na Justiça Desportiva. Os gaúchos ganharam mais um ponto e o Botafogo ganhou três. Resultado: o Gama de Brasília passou a ser o rebaixado. Os brasilienses foram à Justiça Desportiva. Perderam. Foram à Justiça Comum e ganharam uma liminar que garantia provisoriamente seu direito de disputar a série A em 2000. A liminar nunca foi julgada pois a FIFA não aceita que qualquer clube ou instituição recorra à Justiça Comum. Havia risco de suspensão do Brasil para a Copa 2002. CBF entrega o campeonato ao Clube dos 13. Surge a Copa João Havelange, o campeonato brasileiro de 2000, com as 3 séries de então, juntas. Trazem Fluminense, Bahia, América-MG e Juventude para jogar o módulo da série A. Quer entender como foi essa bagunça? Clique aqui: http://www.bolanaarea.com/brasileirao_2000.htm
O que o Fluminense teve a ver com toda essa confusão? Nada. Foi simplesmente beneficiado. A "virada de mesa" foi feita por Botafogo e Internacional. O Gama tratou de complicar. Clubes e federações apoiam.
Treze anos depois, Fluminense faz péssima campanha e acaba com o mesmo número de pontos que o Criciúma. No primeiro critério de desempate, previsto no regulamento, os catarinenses têm uma vitória a mais e rebaixam o time carioca à série B, após ganhar 2 dos últimos 3 Brasileiros. Se o regulamento previsse, por exemplo, confronto direto ou saldo de gols, o contrário teria acontecido.
No mesmo campeonato, merecidamente, dentro de campo, Portuguesa e Flamengo se mantêm na série A mas a incompetência de seus dirigentes faz com que escalem jogadores suspensos na última rodada que vale os mesmos três pontos da primeira, da décima ou da vigésima. Flamengo x Cruzeiro era um jogo festivo, entrega de faixas aos campeões da Copa do Brasil e Brasileiro, respectivamente, mas valia 3 pontos e quando a tabela foi feita, o amigo leitor precisa concordar comigo que isso não foi previsto. Portuguesa x Grêmio valia muita coisa. A Lusa precisava pelo menos empatar para se livrar da pequena chance que ainda havia de ser rebaixada. O mesmo resultado servia aos gaúchos para garantir a Libertadores, sem fase inicial, e Bahia, São Paulo, Coritiba e Internacional dependiam de derrota da Lusa na luta pela zona de classificação para a Copa Sulamericana. Houve dolo de paulistas e cariocas? Creio que não mas houve culpa em descumprir o regulamento que é mal feito, sobretudo no caso do Flamengo, cuja suspensão ocorreu na Copa do Brasil e não no Brasileiro. A questão é que o regulamento é assim há vários anos. Que seja cumprido.
O que o Fluminense teve a ver com isso? Nada. Foi simplesmente beneficiado. Imagine agora, se o critério de desempate do regulamento fosse confronto direto. O início deste parágrafo seria "O que o Criciúma teve a ver com isso? Nada. Foi simplesmente beneficiado."
Todos sabem que sou torcedor do Fluminense. Reprovarei todos os meus colegas de arquibancada que estiverem celebrando este momento, como o imbecil Barcelos em 97. Mesmo sabendo que será improvável que o Tribunal Pleno revogue a decisão, a situação do Fluminense será muito complicada para o ano que vem. A pressão da mídia será muito grande. Todos estarão contra, injustamente, mas estarão. Grande risco de arbitragens tendenciosas. Se você assistiu ao link lá de cima, viu que o Fluminense foi prejudicado ao ter um gol legítimo, bisonhamente anulado contra o União São João, em Araras, que o salvaria do rebaixamento em 97! Jogadores e comissão técnica, por melhores que sejam, terão de demonstrar serenidade, seriedade, maturidade e muita "cabeça fria" para suportar tudo isso. E claro, bom futebol. Pelo menos, o advogado do clube, Mario Bittencourt, com brilhante atuação no julgamento, está com a cabeça no lugar: "Não vemos como uma vitória". Faço coro!
O resto é "teoria de conspiração" ou "chororô" de quem coloca sua paixão clubística acima dos fatos e, sobretudo, da lei! Mas o direito de argumentar é sagrado!
Agora, cá entre nós! Imaginem se o Vasco tivesse decidido não continuar o jogo e ganhasse os pontos da Batalha de Joinville contra o Atlético-PR!
Que confusão, hein?
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
A FALTA QUE ELA FAZ
O sorteio dos grupos da Taça Libertadores da América 2014 acabou ainda há pouco. Como todo ano, é realizado na faraônica sede da Conmebol, na cidade de Luque, periferia de Assunção, capital do Paraguai, bem perto do aeroporto que a serve. E como todo ano, foi uma lamentável "festa".
Ao contrário do sorteio da UEFA Champions League, por exemplo, onde discursos e homenagens são rápidas para se priorizar critérios e definição das chaves, a Conmebol organiza uma espécie de palanque político, com longos discursos inúteis e condecorações a indivíduos sinistros; a menor classificação a ser atribuída a dirigentes de futebol sulamericanos.
É difícil imaginar que uma confederação de futebol tenha a petulância de condecorar alguém, com direito a medalha e cordão de ouro, além de um belo diploma emoldurado, como se representassem um governo de qualquer país. E uma delas foi designada ao presidente do Paraguai, recém eleito, Horácio Cartes, lá presente. Este cidadão é proprietário da maior fábrica de cigarros do país, onde a produção é seis vezes maior do que seu consumo interno. Dá pra adivinhar para que país vai o excedente? Dá para adivinhar como isso é feito? O amigo leitor já atravessou a Ponte da Amizade em Ciudad del Este?
A outra tal condecoração foi para o presidente da CBF, José Maria Marin. O motivo? O Brasil sediará a próxima Copa do Mundo. Só isso. E quem o condecorou? Seu assecla, o vice Marco Polo del Nero. Um mérito para toda a série de superfaturamentos, desmandos, desorganização, leis inconstitucionais aprovadas sob pressão, atrasos e 4 mortes em obras de estádios. Um prêmio bem merecido para quem foi governador biônico de São Paulo e defensor ferrenho da ditadura militar! Parabéns a este grande brasileiro! Ao menos, esta medalha, ele não roubou!
Algumas homenagens merecidas a ex-jogadores que ganharam a competição, ao Atlético-MG, último campeão e outra muito justa, ainda que póstuma, ao equatoriano Cristian "Chucho" Benitez, representado por sua viúva, falecido este ano, após passar mal ao final de uma partida. Era um excelente atacante e seria nome certo para a Copa do Mundo. Infelizmente, os prêmios de âmbito esportivo acabavam bem rapidinho. Na América do Sul, a Política manda.
Ah, os grupos! Depois de uma hora e meia de ladainha! Inicialmente, não dá para afirmar que os times brasileiros tenham caído em grupos difíceis. A despeito de alguns argentinos e um outro mais aqui e acolá, a diferença técnica - e financeira - é muito grande. O Brasil venceu as últimas 4 edições, 6 nos últimos 10 anos e fez 10 das últimas 11 finais. Não é por acaso.
O Botafogo, de volta após 18 anos, terá que encarar a altitude de Quito e o estadiozinho apertado do Deportivo que, para a Libertadores, costuma usar o Atahualpa, o mesmo da seleção equatoriana, um pouco maior e com a torcida mais longe do campo. A ver. Se passar, vai para um grupo que pode ter o time do Papa, San Lorenzo, muito próximo de ser campeão do torneio inicial argentino, o chileno Union Española, campeão nacional, e voltar ao Equador para enfrentar o José Terán. Nunca ouvi falar! Teria boas chances!
O Atlético-PR pode ter vida um pouco mais fácil. Não há altitude em Lima e o Sporting Cristal deve jogar no Estádio Nacional, recém reformado. Se passar, tem tudo para se classificar junto com o Velez. Bolivía 1 e Peru 2 só assustam se houver altitude.
Atlético-MG teria um jogo difícil no México contra o Morelia ou na altitude de Bogotá contra o Santa Fé. Nacional do Paraguai e Zamora da Venezuela são tristes. Moleza. O Cruzeiro só terá dificuldade no seu grupo se o Chile 3 passar. Pode ser U.Chile ou U. Católica. Defensor de Montevideo não tem torcida e o Peru 2 só assustará com altitude. O Flamengo terá como principal adversário a quilometragem mas o lado positivo é que seus jogadores e comissão ganharão muita milhagem!! Há a altitude famosa de La Paz contra o Bolívar, o reencontro contra o seu algoz de 2012 em Guayaquil, o Emelec e nunca é bom menosprezar um time mexicano, agora, o León!!!! Aparentemente, o Grêmio pode não ter dado sorte. Newell´s Old Boys, semifinalista neste ano, e Nacional de Medellin, campeão em 1989, são adversários mais fortes. E ainda pode vir o tricampeão Nacional de Montevideo. Ou ainda ainda mais altitude de La Paz com o Oriente Petrolero!
Não haverá Boca Juniors e o River Plate tem possibilidades remotas. Independiente fora! Estudiantes fora! Peñarol no grupo 8 tem tradição! Dá para arriscar mais um campeão brasileiro.
Voltando ao palanque, digo, festa! O casal apresentador paraguaio era bem despojado e com boa dicção! O jornalista Juanjo Biscalia, muito correto! A mulher, Vivian Benitez, 43 anos, ex-miss Paraguai 1991, bonita mas discreta! No momento do sorteio, Juanjo assumiu. Vivian ficou de fora! Embora competentes, não foram capazes de ofuscar a pajelança política!
Somente uma seria capaz!
Que falta ela faz!
Ao contrário do sorteio da UEFA Champions League, por exemplo, onde discursos e homenagens são rápidas para se priorizar critérios e definição das chaves, a Conmebol organiza uma espécie de palanque político, com longos discursos inúteis e condecorações a indivíduos sinistros; a menor classificação a ser atribuída a dirigentes de futebol sulamericanos.
É difícil imaginar que uma confederação de futebol tenha a petulância de condecorar alguém, com direito a medalha e cordão de ouro, além de um belo diploma emoldurado, como se representassem um governo de qualquer país. E uma delas foi designada ao presidente do Paraguai, recém eleito, Horácio Cartes, lá presente. Este cidadão é proprietário da maior fábrica de cigarros do país, onde a produção é seis vezes maior do que seu consumo interno. Dá pra adivinhar para que país vai o excedente? Dá para adivinhar como isso é feito? O amigo leitor já atravessou a Ponte da Amizade em Ciudad del Este?
A outra tal condecoração foi para o presidente da CBF, José Maria Marin. O motivo? O Brasil sediará a próxima Copa do Mundo. Só isso. E quem o condecorou? Seu assecla, o vice Marco Polo del Nero. Um mérito para toda a série de superfaturamentos, desmandos, desorganização, leis inconstitucionais aprovadas sob pressão, atrasos e 4 mortes em obras de estádios. Um prêmio bem merecido para quem foi governador biônico de São Paulo e defensor ferrenho da ditadura militar! Parabéns a este grande brasileiro! Ao menos, esta medalha, ele não roubou!
Algumas homenagens merecidas a ex-jogadores que ganharam a competição, ao Atlético-MG, último campeão e outra muito justa, ainda que póstuma, ao equatoriano Cristian "Chucho" Benitez, representado por sua viúva, falecido este ano, após passar mal ao final de uma partida. Era um excelente atacante e seria nome certo para a Copa do Mundo. Infelizmente, os prêmios de âmbito esportivo acabavam bem rapidinho. Na América do Sul, a Política manda.
Ah, os grupos! Depois de uma hora e meia de ladainha! Inicialmente, não dá para afirmar que os times brasileiros tenham caído em grupos difíceis. A despeito de alguns argentinos e um outro mais aqui e acolá, a diferença técnica - e financeira - é muito grande. O Brasil venceu as últimas 4 edições, 6 nos últimos 10 anos e fez 10 das últimas 11 finais. Não é por acaso.
O Botafogo, de volta após 18 anos, terá que encarar a altitude de Quito e o estadiozinho apertado do Deportivo que, para a Libertadores, costuma usar o Atahualpa, o mesmo da seleção equatoriana, um pouco maior e com a torcida mais longe do campo. A ver. Se passar, vai para um grupo que pode ter o time do Papa, San Lorenzo, muito próximo de ser campeão do torneio inicial argentino, o chileno Union Española, campeão nacional, e voltar ao Equador para enfrentar o José Terán. Nunca ouvi falar! Teria boas chances!
O Atlético-PR pode ter vida um pouco mais fácil. Não há altitude em Lima e o Sporting Cristal deve jogar no Estádio Nacional, recém reformado. Se passar, tem tudo para se classificar junto com o Velez. Bolivía 1 e Peru 2 só assustam se houver altitude.
Atlético-MG teria um jogo difícil no México contra o Morelia ou na altitude de Bogotá contra o Santa Fé. Nacional do Paraguai e Zamora da Venezuela são tristes. Moleza. O Cruzeiro só terá dificuldade no seu grupo se o Chile 3 passar. Pode ser U.Chile ou U. Católica. Defensor de Montevideo não tem torcida e o Peru 2 só assustará com altitude. O Flamengo terá como principal adversário a quilometragem mas o lado positivo é que seus jogadores e comissão ganharão muita milhagem!! Há a altitude famosa de La Paz contra o Bolívar, o reencontro contra o seu algoz de 2012 em Guayaquil, o Emelec e nunca é bom menosprezar um time mexicano, agora, o León!!!! Aparentemente, o Grêmio pode não ter dado sorte. Newell´s Old Boys, semifinalista neste ano, e Nacional de Medellin, campeão em 1989, são adversários mais fortes. E ainda pode vir o tricampeão Nacional de Montevideo. Ou ainda ainda mais altitude de La Paz com o Oriente Petrolero!
Não haverá Boca Juniors e o River Plate tem possibilidades remotas. Independiente fora! Estudiantes fora! Peñarol no grupo 8 tem tradição! Dá para arriscar mais um campeão brasileiro.
Voltando ao palanque, digo, festa! O casal apresentador paraguaio era bem despojado e com boa dicção! O jornalista Juanjo Biscalia, muito correto! A mulher, Vivian Benitez, 43 anos, ex-miss Paraguai 1991, bonita mas discreta! No momento do sorteio, Juanjo assumiu. Vivian ficou de fora! Embora competentes, não foram capazes de ofuscar a pajelança política!
Somente uma seria capaz!
Que falta ela faz!
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
DETALHES QUE FERNANDA NÃO MOSTROU
GRUPO A:
Brasil já enfrentou todos os seus adversários em outras Copas. A Croácia, em 2006, foi derrotada por 1x0. Camarões, derrotado em 1994 por 3x0 e o México, derrotado em 1950 por 4x0, em 1954 por 5x0 e em 1962 por 2x0. Ou seja, foram 5 jogos, com 5 vitórias brasileiras, 15 gols a favor e nenhum contra. A Croácia não deverá contar com Mandzukic, artilheiro do time e do Bayern Munique, contra o Brasil pois cumprirá suspensão por ter sido infantilmente expulso na repescagem contra a Islândia. Conta com Modric, habilidoso meiocampista do Real Madrid e a experiência do lateral direito e capitão Srna. O atual técnico, Niko Kovac, atuou na derrota de 2006. Camarões joga suas fichas no veterano volante Song, reserva do Barcelona e de Eto´o, que havia largado a seleção pois denunciou um complô de que os demais jogadores não lhe passavam a bola! Futricas africanas! O México pode ser perigoso se bobearmos com a dupla de ataque Peralta (nosso carrasco em Londres 2012) e "Chicharito" Hernandez do Manchester United.
Palpite do blog: 1-Brasil 2-México
GRUPO B:
Será a primeira vez que finalistas da Copa anterior caem no mesmo grupo. Espanha e Holanda devem essa ao ranking maluco da FIFA. O que é pior: como ambos devem passar à próxima fase, um deles deverá enfrentar o Brasil, logo nas oitavas. A exemplo de 2010, o Chile cai de novo com a Espanha, quando perdeu por 2x1, em jogo duro, ficando em segundo no saldo de gols, enfrentando e perdendo para o Brasil nas oitavas. Curiosamente, Chile e Austrália já estiveram em um mesmo grupo. Em 1974, com as duas Alemanhas. O resultado? Um lamentável e sonolento 0x0 que as eliminou com total justiça. Ou seja, galera, vale toda a nossa torcida pela terra da uva carmenere, certo????
Palpite do blog: 1-Espanha 2-Holanda (Chi Chi Chi Le Le Le! Vi Va Chi Le!)
GRUPO C:
O primeiro "grupo de baba". Seleções que nunca se enfrentaram. A Colômbia está bem com Falcão Garcia, Morales e Martinez na frente. Os veteranos Drogba e Toure ainda comandam a Costa do Marfim. O Japão apresentou bom futebol na Copa das Confederações, sobretudo contra a Itália, liderados pelo Honda. Não sei como a Grécia se classificou para a sua segunda Copa consecutiva. Lembram do tal gol contra do Torosidis, na repescagem contra a Romênia? Meu Deus...
Palpite do blog: 1-Colômbia 2-Japão
GRUPO D:
O primeiro "grupo da morte". Morte Súbita! Três campeões mundiais! Esse ranking... E o histórico entre si nas Copas é muito pequeno. A Itália venceu a Inglaterra na decisão de 3o.lugar em 1990, por 2x1. E na abertura de 1966, Inglaterra e Uruguai ficaram no 0x0. E só! É a quinta vez (Sim! Quinta!) que o Uruguai cai em grupos da morte, desde que a Copa passou a ser disputada por 24 ou 32 seleções: 1986: Alemanha, Escócia e Dinamarca (passou como um dos melhores terceiros), 1990: Espanha, Bélgica e Coreia do Sul (passou como um dos melhores terceiros), 2002: França, Dinamarca e Senegal (eliminado), 2010: África do Sul, França e México (1o.lugar). Fico imaginando o torcedor da Costa Rica...
Palpite do blog: 1-Itália 2-Uruguai
GRUPO E:
Mais um "grupo de baba". O tradicional ferrolho suíço está como cabeça de chave pois tem uma boa, somente boa, geração do mundial sub-17 de 2009: Seferovic, Xhaka, Kasani, Ben Khalifa, Barnetta e Shaquiri, além do veterano zagueiro Senderos e da experiência do tecnico alemão Ottmar Hitzfeld, que praticamente armou o atual time do Bayern Munique, hoje com Pep Guardiola. Muito nome islâmico na Suíça? É a globalização no eterno "país neutro"! A França é o mais forte time com Ribery, Benzema, Nasri, Giroud, a juventude de Pogba, volante campeão sub-20 neste ano, além da experiência de Evra e do goleiro Lloris. Não é espetacular, mas um time experiente e que demonstrou força para virar a repescagem contra a Ucrânia. O Equador continua o time dos Hurtados, Tenórios e Delgados e ainda, lamentavelmente, perdeu seu principal jogador, Benitez, morto de infarto este ano. Vimos Honduras jogar amistoso contra o Brasil, no mês passado. Fora a goleada, teriam mais chances no octógono do UFC!
Palpite do blog: 1-França 2-Suíça
GRUPO F:
É quarta vez que Argentina e Nigéria ficam no mesmo grupo! E é bom para os hermanos: em 1994, 2x1, no jogo em que Maradona saiu de mãos dadas com a moça do anti-doping!!Ironia! Em 2002, 1x0. Em 2010, 1x0. O atual tetramelhor do mundo Lionel Messi dificilmente ganhará o prêmio neste ano. Se lesionou muito (o que nunca havia ocorrido em sua carreira) e o Barcelona não foi bem mas é claro que time que tem, além dele, Agüero, Di Maria, Higuain, Pastore e Lavezzi é favorito, porém, um risco: não citei nenhum defensor! Os africanos são os atuais campeões do continente e tem jogadores jovens e experientes como Mikel e o goleiro Eneyama, que estiveram aqui na Copa das Confederações. A Bósnia, única estreante em Copas, tem um bom time, com destaque para o artilheiro Dzeko, do Manchester City. O Irã se classificou com facilidade na Ásia e vem para sua terceira Copa! Pode surpreender!
Palpite do blog: 1-Argentina 2-Nigéria
GRUPO G:
O segundo "grupo da morte"! E haverá um jogo, no mínimo, inusitado, causado pela tal globalização! Os irmãos Boateng se enfrentarão! Um na Alemanha! Outro em Gana! Para quem a família vai torcer?! Os alemães são o maior concorrente para o Brasil. O misto de Bayern Munique e Borussia Dortmund monta uma equipe com Neuer, Lahm, Schweinsteiger, Götze, Thomas Müller, Kroos, Hummels, Mario Gomez e mais Mertesacker, Podolski e o veteraníssimo Klose, que precisa de mais 2 gols para bater o recorde de Ronaldo, como o maior artilheiro da história das Copas! Gana aplicou sonora goleada no sempre bom time do Egito nas eliminatórias africanas e chega bem parecido como em 2010, com Gyan, Essien, o tal Boateng, Asamoah! Osso duro! Portugal tem o cara que vai ganhar o prêmio FIFA de melhor jogador do ano e que levou sua seleção à Copa em disputa épica contra a Suécia: Cristiano Ronaldo, que comanda um bom time com João Moutinho, Raul Meirelles, Fernando Coentrão e Nani! O goleiro Rui Patricio é fraco! Os zagueiros Pepe (ex-brasileiro) e Bruno Alves não comprometem mas batem um bocado. E ainda há mais alemão no grupo: Jurgen Klinsmann, campeão do mundo em 1990, atual técnico dos EUA, que desde 1990, não deixa mais de estar em Copa do Mundo. Se estivessem em outro grupo, teriam mais chances!
Palpite do blog: 1-Alemanha 2-Portugal
GRUPO H
Poderia até ser um "grupo de baba" mas não é! A Bélgica é a sensação da Europa, ganhando seu grupo nas eliminatórias com muita facilidade e invicta, batendo Croácia, Sérvia, Escócia e Gales (de Gareth Bale). Hazard, Lukaku, Fellaini e Vermaelen formam a espinha dorsal de um time muito bom, comandado pelo técnico Marc Wilmots, aquele mesmo que fez um gol de cabeça legítimo, estranhamente anulado, na Copa de 2002, nas oitavas, quando o jogo ainda estava 0x0. O adversário seria o campeão, o Brasil, que acabou vencendo por 2x0. A próxima anfitriã da Copa, a Rússia, também é forte. Curiosamente, na Copa citada, 2002, estava no mesmo grupo com a Bélgica e perdeu por 3x2, sendo eliminada. Coreia do Sul é figurinha fácil na Copa, com a correria de sempre, e a Argélia, depois da geração dos brilhantes Madjer e Belloumi, em 1982 e 86, não tem muitas chances, apesar de ter estado em 2010.
Palpite do blog: 1-Bélgica 2-Rússia
Os palpites consideram apenas critérios técnicos. O calor amazônico e o frio sulista ficam de fora!
Viram como Fernanda Lima não é perfeita!? Duvido que ela saiba disso tudo...
Brasil já enfrentou todos os seus adversários em outras Copas. A Croácia, em 2006, foi derrotada por 1x0. Camarões, derrotado em 1994 por 3x0 e o México, derrotado em 1950 por 4x0, em 1954 por 5x0 e em 1962 por 2x0. Ou seja, foram 5 jogos, com 5 vitórias brasileiras, 15 gols a favor e nenhum contra. A Croácia não deverá contar com Mandzukic, artilheiro do time e do Bayern Munique, contra o Brasil pois cumprirá suspensão por ter sido infantilmente expulso na repescagem contra a Islândia. Conta com Modric, habilidoso meiocampista do Real Madrid e a experiência do lateral direito e capitão Srna. O atual técnico, Niko Kovac, atuou na derrota de 2006. Camarões joga suas fichas no veterano volante Song, reserva do Barcelona e de Eto´o, que havia largado a seleção pois denunciou um complô de que os demais jogadores não lhe passavam a bola! Futricas africanas! O México pode ser perigoso se bobearmos com a dupla de ataque Peralta (nosso carrasco em Londres 2012) e "Chicharito" Hernandez do Manchester United.
Palpite do blog: 1-Brasil 2-México
GRUPO B:
Será a primeira vez que finalistas da Copa anterior caem no mesmo grupo. Espanha e Holanda devem essa ao ranking maluco da FIFA. O que é pior: como ambos devem passar à próxima fase, um deles deverá enfrentar o Brasil, logo nas oitavas. A exemplo de 2010, o Chile cai de novo com a Espanha, quando perdeu por 2x1, em jogo duro, ficando em segundo no saldo de gols, enfrentando e perdendo para o Brasil nas oitavas. Curiosamente, Chile e Austrália já estiveram em um mesmo grupo. Em 1974, com as duas Alemanhas. O resultado? Um lamentável e sonolento 0x0 que as eliminou com total justiça. Ou seja, galera, vale toda a nossa torcida pela terra da uva carmenere, certo????
Palpite do blog: 1-Espanha 2-Holanda (Chi Chi Chi Le Le Le! Vi Va Chi Le!)
GRUPO C:
O primeiro "grupo de baba". Seleções que nunca se enfrentaram. A Colômbia está bem com Falcão Garcia, Morales e Martinez na frente. Os veteranos Drogba e Toure ainda comandam a Costa do Marfim. O Japão apresentou bom futebol na Copa das Confederações, sobretudo contra a Itália, liderados pelo Honda. Não sei como a Grécia se classificou para a sua segunda Copa consecutiva. Lembram do tal gol contra do Torosidis, na repescagem contra a Romênia? Meu Deus...
Palpite do blog: 1-Colômbia 2-Japão
GRUPO D:
O primeiro "grupo da morte". Morte Súbita! Três campeões mundiais! Esse ranking... E o histórico entre si nas Copas é muito pequeno. A Itália venceu a Inglaterra na decisão de 3o.lugar em 1990, por 2x1. E na abertura de 1966, Inglaterra e Uruguai ficaram no 0x0. E só! É a quinta vez (Sim! Quinta!) que o Uruguai cai em grupos da morte, desde que a Copa passou a ser disputada por 24 ou 32 seleções: 1986: Alemanha, Escócia e Dinamarca (passou como um dos melhores terceiros), 1990: Espanha, Bélgica e Coreia do Sul (passou como um dos melhores terceiros), 2002: França, Dinamarca e Senegal (eliminado), 2010: África do Sul, França e México (1o.lugar). Fico imaginando o torcedor da Costa Rica...
Palpite do blog: 1-Itália 2-Uruguai
GRUPO E:
Mais um "grupo de baba". O tradicional ferrolho suíço está como cabeça de chave pois tem uma boa, somente boa, geração do mundial sub-17 de 2009: Seferovic, Xhaka, Kasani, Ben Khalifa, Barnetta e Shaquiri, além do veterano zagueiro Senderos e da experiência do tecnico alemão Ottmar Hitzfeld, que praticamente armou o atual time do Bayern Munique, hoje com Pep Guardiola. Muito nome islâmico na Suíça? É a globalização no eterno "país neutro"! A França é o mais forte time com Ribery, Benzema, Nasri, Giroud, a juventude de Pogba, volante campeão sub-20 neste ano, além da experiência de Evra e do goleiro Lloris. Não é espetacular, mas um time experiente e que demonstrou força para virar a repescagem contra a Ucrânia. O Equador continua o time dos Hurtados, Tenórios e Delgados e ainda, lamentavelmente, perdeu seu principal jogador, Benitez, morto de infarto este ano. Vimos Honduras jogar amistoso contra o Brasil, no mês passado. Fora a goleada, teriam mais chances no octógono do UFC!
Palpite do blog: 1-França 2-Suíça
GRUPO F:
É quarta vez que Argentina e Nigéria ficam no mesmo grupo! E é bom para os hermanos: em 1994, 2x1, no jogo em que Maradona saiu de mãos dadas com a moça do anti-doping!!Ironia! Em 2002, 1x0. Em 2010, 1x0. O atual tetramelhor do mundo Lionel Messi dificilmente ganhará o prêmio neste ano. Se lesionou muito (o que nunca havia ocorrido em sua carreira) e o Barcelona não foi bem mas é claro que time que tem, além dele, Agüero, Di Maria, Higuain, Pastore e Lavezzi é favorito, porém, um risco: não citei nenhum defensor! Os africanos são os atuais campeões do continente e tem jogadores jovens e experientes como Mikel e o goleiro Eneyama, que estiveram aqui na Copa das Confederações. A Bósnia, única estreante em Copas, tem um bom time, com destaque para o artilheiro Dzeko, do Manchester City. O Irã se classificou com facilidade na Ásia e vem para sua terceira Copa! Pode surpreender!
Palpite do blog: 1-Argentina 2-Nigéria
GRUPO G:
O segundo "grupo da morte"! E haverá um jogo, no mínimo, inusitado, causado pela tal globalização! Os irmãos Boateng se enfrentarão! Um na Alemanha! Outro em Gana! Para quem a família vai torcer?! Os alemães são o maior concorrente para o Brasil. O misto de Bayern Munique e Borussia Dortmund monta uma equipe com Neuer, Lahm, Schweinsteiger, Götze, Thomas Müller, Kroos, Hummels, Mario Gomez e mais Mertesacker, Podolski e o veteraníssimo Klose, que precisa de mais 2 gols para bater o recorde de Ronaldo, como o maior artilheiro da história das Copas! Gana aplicou sonora goleada no sempre bom time do Egito nas eliminatórias africanas e chega bem parecido como em 2010, com Gyan, Essien, o tal Boateng, Asamoah! Osso duro! Portugal tem o cara que vai ganhar o prêmio FIFA de melhor jogador do ano e que levou sua seleção à Copa em disputa épica contra a Suécia: Cristiano Ronaldo, que comanda um bom time com João Moutinho, Raul Meirelles, Fernando Coentrão e Nani! O goleiro Rui Patricio é fraco! Os zagueiros Pepe (ex-brasileiro) e Bruno Alves não comprometem mas batem um bocado. E ainda há mais alemão no grupo: Jurgen Klinsmann, campeão do mundo em 1990, atual técnico dos EUA, que desde 1990, não deixa mais de estar em Copa do Mundo. Se estivessem em outro grupo, teriam mais chances!
Palpite do blog: 1-Alemanha 2-Portugal
GRUPO H
Poderia até ser um "grupo de baba" mas não é! A Bélgica é a sensação da Europa, ganhando seu grupo nas eliminatórias com muita facilidade e invicta, batendo Croácia, Sérvia, Escócia e Gales (de Gareth Bale). Hazard, Lukaku, Fellaini e Vermaelen formam a espinha dorsal de um time muito bom, comandado pelo técnico Marc Wilmots, aquele mesmo que fez um gol de cabeça legítimo, estranhamente anulado, na Copa de 2002, nas oitavas, quando o jogo ainda estava 0x0. O adversário seria o campeão, o Brasil, que acabou vencendo por 2x0. A próxima anfitriã da Copa, a Rússia, também é forte. Curiosamente, na Copa citada, 2002, estava no mesmo grupo com a Bélgica e perdeu por 3x2, sendo eliminada. Coreia do Sul é figurinha fácil na Copa, com a correria de sempre, e a Argélia, depois da geração dos brilhantes Madjer e Belloumi, em 1982 e 86, não tem muitas chances, apesar de ter estado em 2010.
Palpite do blog: 1-Bélgica 2-Rússia
Os palpites consideram apenas critérios técnicos. O calor amazônico e o frio sulista ficam de fora!
Viram como Fernanda Lima não é perfeita!? Duvido que ela saiba disso tudo...
sábado, 7 de dezembro de 2013
MADIBA. CAMPEÃO DE TUDO!
Você já deve ter assistido a "Invictus"! Com Morgan Freeman e Matt Damon, o grande filme que retrata o titulo mundial de rugby, em 1995, conquistado pela África do Sul, em casa, numa final histórica contra os All Blacks da Nova Zelândia. Este esporte ainda é predominantemente praticado e acompanhado muito mais pelos brancos do que pelos negros por lá. E há quem diga que os sulafricanos apenas ganharam porque Nelson Mandela estava no estádio, torcendo por brancos! Era uma nova África do Sul!
O que poucos não sabem ou não se lembram é que Madiba repetiria a dose no ano seguinte. Não! Não foi com o rugby. Muito menos com o cricket, outro esporte de brancos e indianos imigrantes. Foi a Copa Africana de Nações de Futebol.
Até 1994, por conta do apartheid, a África do Sul era proibida pela FIFA de participar de qualquer competição continental ou internacional. Com a eleição de Mandela neste ano, tudo mudou. A Copa Africana de Nações (CAN) é geralmente disputada a cada 2 anos e em 1996, estava prevista para o Quênia que desistiu por questões financeiras. Mandela foi rápido. Seu país não estava classificado para a fase final, jogada por 16 seleções, divididas em 4 grupos de 4. Solicitou sediar o evento e garantiu que em 6 meses tudo estaria pronto. E conseguiu.
O futebol é o esporte dos negros na África do Sul. Amplamente praticado. O sucesso de público na última Copa do Mundo em 2010 assim comprova. Uma boa parcela da população, de maioria absoluta negra e sobretudo os mais tradicionalistas, havia ficado meio desconfiada do grande apoio que seu líder dera aos brancos do rugby. Uma grande bobagem mas Mandela daria a resposta.
Com somente 3 brancos no time e pouca experiência internacional devido ao embargo da FIFA, a África do Sul venceu Camarões (3x0) e Angola (1x0). Mesmo perdendo para o Egito por 1x0, assegurou o 1o. lugar do grupo no saldo de gols. Nas quartas de final, bateu a Argélia por 2x1. Nas semifinais, vitória apoteótica contra Gana (3x0). E abaixo, clique para assistir à final contra a Tunísia:
Uma grande festa no antigo FNB Stadium de Joanesburgo, onde 80 mil pessoas comemoraram uma conquista inédita e ainda não repetida. Mandela, agora, também era um bafana bafana! E a África do Sul, um só país!
Três meses depois, a seleção olímpica brasileira se preparava para os Jogos de Atlanta. E um amistoso contra os campeões africanos foi marcado para a Cidade do Cabo. Após abrir 2x0, o técnico sulafricano, Clive Barker, começou a comemorar imitando um "aviãozinho"! No placar final, estava escrito Brasil 3x2 África do Sul e Zagalo comemorou da mesma forma! Mandela não estava no estádio!
Viva Nelson Mandela!!! Campeão de Tudo!
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
UMA TARDE NO MUSEU
Todos na expectativa do sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014 amanhã na Costa do Sauípe. Há 15 dias, postei http://futblogdosamigos.blogspot.com.br/2013/11/fim-de-semana-na-costa-do-sauipe-all.html como pontapé inicial do que será definido. Então, para relaxar os que temem "grupos da morte", proponho uma introdução. Uma interessante introdução.
No último 15 de novembro, estive com a Luiza (esposa) e o Pedro (filho) em uma cidade onde carioca nenhum gostaria de estar em pleno feriado: São Paulo! É! Vazia, sem trânsito, restaurantes e museus sem fila! Opa! Claro! Museu do Futebol!
Já havia estado lá há 2 anos mas o Pedro era mais novinho. Agora com 8 anos e meio, aproveitou bem mais. E o Museu do Futebol no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, é coisa de Primeiro Mundo! Programa imperdível para quem gosta de futebol, morando ou visitando São Paulo.
E não poderia ser em local mais emblemático do que o Pacaembu. Inaugurado oficialmente em 27 de abril de 1940, em solenidade do Estado Novo de Getúlio Vargas, com a presença do próprio. Foi um desfile de atletas de clubes sociais paulistas que, por sua vez, representavam as colônias estrangeiras na cidade. Futebol mesmo só no dia seguinte. Em rodada dupla de amistosos, o Palmeiras, então Palestra Itália, venceu o Coritiba por 6x2 e o Corinthians venceu o Atlético-MG por 4x2. Há um projeto para derrubar a arquibancada do Tobogã para a reconstrução da famosa Concha Acústica que lá existia, antes da necessidade de ampliação do estádio em 1969. Com o Itaquerão e o novo estádio do Palmeiras, a prefeitura pensa em shows e outras atividades off-futebol. O Santos já foi consultado. Ainda não responderam oficialmente. A ver!
Voltando ao Museu que fica sob as arquibancadas atrás do gol à esquerda das cabines de transmissão. É um raro exemplar de homenagens aos times do Brasil, a grandes jogadores, aos locutores de rádio, mesclado a fotos históricas e contemporâneas, filmes, interatividade para a criançada, chute a gol com goleiro virtual e, claro, com uma "lojinha" na saída, bem ao estilo Disney. Nem precisa perguntar se o meu cartão de crédito funcionou lá...
Pronto! Creio que agora o amigo leitor já pode se concentrar para o sorteio! Já pensou? Brasil, Irã, Honduras e Grécia? Mas não se esqueça que pode ser Brasil, Itália, França e México!!!
No último 15 de novembro, estive com a Luiza (esposa) e o Pedro (filho) em uma cidade onde carioca nenhum gostaria de estar em pleno feriado: São Paulo! É! Vazia, sem trânsito, restaurantes e museus sem fila! Opa! Claro! Museu do Futebol!
A septuagenária fachada |
E não poderia ser em local mais emblemático do que o Pacaembu. Inaugurado oficialmente em 27 de abril de 1940, em solenidade do Estado Novo de Getúlio Vargas, com a presença do próprio. Foi um desfile de atletas de clubes sociais paulistas que, por sua vez, representavam as colônias estrangeiras na cidade. Futebol mesmo só no dia seguinte. Em rodada dupla de amistosos, o Palmeiras, então Palestra Itália, venceu o Coritiba por 6x2 e o Corinthians venceu o Atlético-MG por 4x2. Há um projeto para derrubar a arquibancada do Tobogã para a reconstrução da famosa Concha Acústica que lá existia, antes da necessidade de ampliação do estádio em 1969. Com o Itaquerão e o novo estádio do Palmeiras, a prefeitura pensa em shows e outras atividades off-futebol. O Santos já foi consultado. Ainda não responderam oficialmente. A ver!
Pronto! Creio que agora o amigo leitor já pode se concentrar para o sorteio! Já pensou? Brasil, Irã, Honduras e Grécia? Mas não se esqueça que pode ser Brasil, Itália, França e México!!!
Antes da "lojinha"... |
Assinar:
Postagens (Atom)