quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

UM POUCO DE HISTÓRIA, PRA CÁ DE MARRAKECH

O Mundial de Clubes da FIFA é uma competição interessante que só não é melhor porque não pode. Não há datas, em especial, para o campeão europeu, sem demagogia, sempre o time mais importante do torneio pois a probabilidade de ser o favorito em qualquer edição será muito grande.

O projeto desta competição ocorreu em 2000. No Brasil. A FIFA fez uma experiência que, na prática, não funcionou. Em janeiro, o futebol brasileiro está de férias. Calorão! Duas sedes foram escolhidas: Rio e São Paulo. Quem jogaria o Mundial? Nenhuma dúvida quanto aos campeões da África (Raja Casablanca), da Ásia (Al Nasser), da Oceania (South Melbourne) e da Concacaf (Necaxa). Como a FIFA idealizou 2 grupos de 4, faltavam, pela lógica, 2 europeus e 2 sulamericanos. Selecionaram, então, os 2 últimos campeões da Europa (1999-Manchester Utd e 1998-Real Madrid). Esperava-se que o mesmo acontecesse na América do Sul, com os dois últimos campeões da Libertadores, 1999-Palmeiras e 1998-Vasco. Entretanto, quem acabou jogando foi o Corinthians. Motivo? Como país-sede, o Brasil deveria indicar seu atual campeão! E como uma das sedes era o Rio, deveria haver um time carioca. Pior para o Palmeiras, o campeão sulamericano de então! Regras Padrão FIFA!

Beckham curtindo férias!
Foi um torneio que tirou dois gigantes do futebol europeu de seus campeonatos nacionais e da Champions League por 20 dias. Manchester e Real Madrid vieram passear no verão brasileiro. Bem fresquinho!!! Melhor para os ingleses que ficaram no Rio. Beckham curtiu a praia! O Vasco, com excelente time, não tinha nada com isso e jogou como quis contra ele, com direito a um golaço de Edmundo, na vitória por 3x1, no Maracanã. Já havia ganho dos australianos e depois dos mexicanos.O Corinthians empatou com o Real Madrid no Morumbi. Já havia ganho dos africanos e depois dos árabes. No saldo de gols, se classificou para a final com o Vasco no Maracanã. Os paulistas ganharam nos pênalties, após horríveis 120 minutos sem gol. Espanhóis e ingleses voltaram antes, felizes da vida!

A competição seria repetida em 2001, na Espanha, e o Palmeiras já havia sido convidado, como compensação pela confusão de 2000 mas o escândalo da ISL, patrocinadora do evento, acabou cancelando a competição que seria disputada em julho/agosto, ou seja, no final da temporada europeia.

E durante 4 anos, a FIFA arquivou a ideia. Até mesmo porque não seria fácil encontrar datas para 2002, ano de Copa do Mundo! Deixaram quieto. Vale lembrar que a Copa Toyota Intercontinental foi disputada em dezembro de 99, como de praxe, e com vitória do Manchester Utd sobre o Palmeiras, e em dezembro de 2000, com vitória do Boca Juniors sobre o Real Madrid. Com a falta de patrocinador, a FIFA foi à Toyota. E em 2005, a montadora japonesa passou a ser patrocinadora oficial no novo Mundial de Clubes da FIFA, sempre em dezembro. Numa jogada de mestre, estava sepultada a Copa Intercontinental que apontava, para os sulamericanos, o "campeão mundial". Para os europeus, mais um torneio internacional importante. De 1960 a 1979, em dois jogos de ida e volta. De 1980 a 2004, no Japão, em jogo único.

Este blogueiro não "diminui" os vencedores desta Copa, sobretudo os brasileiros Santos (duas vezes), São Paulo (duas vezes), Flamengo e Grêmio. Foram grandes conquistas e devem assim serem consideradas mas, infelizmente, a FIFA não as reconhece como tal. Assim como Palmeiras em 1951 e Fluminense em 1952 com a Copa Rio e o Bangu em 1960, na Copa Nova York!

Voltando ao Mundial, o melhor é que a fórmula encontrada fez com que a competição fosse mais curta. O absurdo do campeão local continuou (Japão, Emirados Árabes e agora Marrocos) e junto com os campeões da África, da Ásia, da Oceania e da Concacaf, foi criado um sistema eliminatório para classificar 2 destes às semifinais contra o campeão da Libertadores e da Europa que, desta forma, poderiam ser campeões jogando apenas 2 vezes. Injusto com outros? Talvez mas se não fosse assim, os europeus não participariam.

É claro que as diferenças técnicas e financeiras deixam um abismo enorme do campeão europeu para os demais. Esse abismo é menor, claro, para os sulmericanos porém este dificilmente será favorito para uma final contra o europeu. Dos 10 mundiais, contando com o deste ano, os sulamericanos ganharam apenas 3 (São Paulo em 2005, Internacional em 2006 e Corinthians em 2012). Os europeus levaram os outros 6, sem nunca terem deixado de estar na final.

E têm tudo para levar o sétimo. O Bayern Munique é um supertime com elenco de jogadores titulares de 11 seleções mundiais e base da alemã. Na semifinal da Champions, derrotou o Barcelona, no placar agregado, por 7x0!!! Seria favorito contra o Atlético-MG que perdeu hoje para um campeão local, o Raja Casablanca, aquele mesmo do primeiro Mundial em 2000. As redes sociais não se cansam de gozar os mineiros com a palavra "vergonha", a exemplo do Mazembe, que venceu o Internacional em 2010. Até o técnico Cuca (que voltou a vestir aquela camisa "da sorte" horripilante com Nossa Senhora de lantejoulas) afirmou, após o jogo, que havia sido "uma vergonha". Não foi. O Galo não fez uma partida ruim mas perdeu para um time de jogadores rápidos, habilidosos, alguns insinuantes, que, com a torcida ao lado, lotando um estádio fora de sua cidade natal, partiu pra cima, não se intimidou e surpreendeu o time de Ronaldinho Gaúcho que foi , literalmente, tietado pelos jogadores marroquinos ainda no gramado, com o fim do jogo. Perdeu camisa, meiões e chuteiras. Fez um belo gol de falta, uma firula no meio e alguns bons lançamentos. Nada diferente do que faz há vários anos. Teve sua época! E o Bayern continua muito favorito mesmo contra um embalado Raja e sua torcida!

A atuação do Atlético decepcionou! Claro, todos esperavam vitória mas preferiam ter enfrentado o Monterrey. E a declaração do Cuca - que não deve ficar em 2014 devido a uma proposta milionária da China - foi pra lá de infeliz!

Pra cá de Marrakech!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Beleza Malafaia! Hoje a página de esportes de O Globo usou a mesma manchete que eu ! Tem gente por lá lendo o Futblog dos Amigos! eh!eh! Abraço

      Excluir
  2. Beleza Osmar! Ressalvo a caneta que o jogador do Marrocos deu no zagueiro do Atlético no terceiro gol... Lindo demais!

    ResponderExcluir
  3. Pois é! Não entendi como o Marrocos não está classificado para a Copa 2014! Imagina se fossem jogar em Belo Horizonte!!!!! Abraço

    ResponderExcluir