GRUPO A:
Brasil já enfrentou todos os seus adversários em outras Copas. A Croácia, em 2006, foi derrotada por 1x0. Camarões, derrotado em 1994 por 3x0 e o México, derrotado em 1950 por 4x0, em 1954 por 5x0 e em 1962 por 2x0. Ou seja, foram 5 jogos, com 5 vitórias brasileiras, 15 gols a favor e nenhum contra. A Croácia não deverá contar com Mandzukic, artilheiro do time e do Bayern Munique, contra o Brasil pois cumprirá suspensão por ter sido infantilmente expulso na repescagem contra a Islândia. Conta com Modric, habilidoso meiocampista do Real Madrid e a experiência do lateral direito e capitão Srna. O atual técnico, Niko Kovac, atuou na derrota de 2006. Camarões joga suas fichas no veterano volante Song, reserva do Barcelona e de Eto´o, que havia largado a seleção pois denunciou um complô de que os demais jogadores não lhe passavam a bola! Futricas africanas! O México pode ser perigoso se bobearmos com a dupla de ataque Peralta (nosso carrasco em Londres 2012) e "Chicharito" Hernandez do Manchester United.
Palpite do blog: 1-Brasil 2-México
GRUPO B:
Será a primeira vez que finalistas da Copa anterior caem no mesmo grupo. Espanha e Holanda devem essa ao ranking maluco da FIFA. O que é pior: como ambos devem passar à próxima fase, um deles deverá enfrentar o Brasil, logo nas oitavas. A exemplo de 2010, o Chile cai de novo com a Espanha, quando perdeu por 2x1, em jogo duro, ficando em segundo no saldo de gols, enfrentando e perdendo para o Brasil nas oitavas. Curiosamente, Chile e Austrália já estiveram em um mesmo grupo. Em 1974, com as duas Alemanhas. O resultado? Um lamentável e sonolento 0x0 que as eliminou com total justiça. Ou seja, galera, vale toda a nossa torcida pela terra da uva carmenere, certo????
Palpite do blog: 1-Espanha 2-Holanda (Chi Chi Chi Le Le Le! Vi Va Chi Le!)
GRUPO C:
O primeiro "grupo de baba". Seleções que nunca se enfrentaram. A Colômbia está bem com Falcão Garcia, Morales e Martinez na frente. Os veteranos Drogba e Toure ainda comandam a Costa do Marfim. O Japão apresentou bom futebol na Copa das Confederações, sobretudo contra a Itália, liderados pelo Honda. Não sei como a Grécia se classificou para a sua segunda Copa consecutiva. Lembram do tal gol contra do Torosidis, na repescagem contra a Romênia? Meu Deus...
Palpite do blog: 1-Colômbia 2-Japão
GRUPO D:
O primeiro "grupo da morte". Morte Súbita! Três campeões mundiais! Esse ranking... E o histórico entre si nas Copas é muito pequeno. A Itália venceu a Inglaterra na decisão de 3o.lugar em 1990, por 2x1. E na abertura de 1966, Inglaterra e Uruguai ficaram no 0x0. E só! É a quinta vez (Sim! Quinta!) que o Uruguai cai em grupos da morte, desde que a Copa passou a ser disputada por 24 ou 32 seleções: 1986: Alemanha, Escócia e Dinamarca (passou como um dos melhores terceiros), 1990: Espanha, Bélgica e Coreia do Sul (passou como um dos melhores terceiros), 2002: França, Dinamarca e Senegal (eliminado), 2010: África do Sul, França e México (1o.lugar). Fico imaginando o torcedor da Costa Rica...
Palpite do blog: 1-Itália 2-Uruguai
GRUPO E:
Mais um "grupo de baba". O tradicional ferrolho suíço está como cabeça de chave pois tem uma boa, somente boa, geração do mundial sub-17 de 2009: Seferovic, Xhaka, Kasani, Ben Khalifa, Barnetta e Shaquiri, além do veterano zagueiro Senderos e da experiência do tecnico alemão Ottmar Hitzfeld, que praticamente armou o atual time do Bayern Munique, hoje com Pep Guardiola. Muito nome islâmico na Suíça? É a globalização no eterno "país neutro"! A França é o mais forte time com Ribery, Benzema, Nasri, Giroud, a juventude de Pogba, volante campeão sub-20 neste ano, além da experiência de Evra e do goleiro Lloris. Não é espetacular, mas um time experiente e que demonstrou força para virar a repescagem contra a Ucrânia. O Equador continua o time dos Hurtados, Tenórios e Delgados e ainda, lamentavelmente, perdeu seu principal jogador, Benitez, morto de infarto este ano. Vimos Honduras jogar amistoso contra o Brasil, no mês passado. Fora a goleada, teriam mais chances no octógono do UFC!
Palpite do blog: 1-França 2-Suíça
GRUPO F:
É quarta vez que Argentina e Nigéria ficam no mesmo grupo! E é bom para os hermanos: em 1994, 2x1, no jogo em que Maradona saiu de mãos dadas com a moça do anti-doping!!Ironia! Em 2002, 1x0. Em 2010, 1x0. O atual tetramelhor do mundo Lionel Messi dificilmente ganhará o prêmio neste ano. Se lesionou muito (o que nunca havia ocorrido em sua carreira) e o Barcelona não foi bem mas é claro que time que tem, além dele, Agüero, Di Maria, Higuain, Pastore e Lavezzi é favorito, porém, um risco: não citei nenhum defensor! Os africanos são os atuais campeões do continente e tem jogadores jovens e experientes como Mikel e o goleiro Eneyama, que estiveram aqui na Copa das Confederações. A Bósnia, única estreante em Copas, tem um bom time, com destaque para o artilheiro Dzeko, do Manchester City. O Irã se classificou com facilidade na Ásia e vem para sua terceira Copa! Pode surpreender!
Palpite do blog: 1-Argentina 2-Nigéria
GRUPO G:
O segundo "grupo da morte"! E haverá um jogo, no mínimo, inusitado, causado pela tal globalização! Os irmãos Boateng se enfrentarão! Um na Alemanha! Outro em Gana! Para quem a família vai torcer?! Os alemães são o maior concorrente para o Brasil. O misto de Bayern Munique e Borussia Dortmund monta uma equipe com Neuer, Lahm, Schweinsteiger, Götze, Thomas Müller, Kroos, Hummels, Mario Gomez e mais Mertesacker, Podolski e o veteraníssimo Klose, que precisa de mais 2 gols para bater o recorde de Ronaldo, como o maior artilheiro da história das Copas! Gana aplicou sonora goleada no sempre bom time do Egito nas eliminatórias africanas e chega bem parecido como em 2010, com Gyan, Essien, o tal Boateng, Asamoah! Osso duro! Portugal tem o cara que vai ganhar o prêmio FIFA de melhor jogador do ano e que levou sua seleção à Copa em disputa épica contra a Suécia: Cristiano Ronaldo, que comanda um bom time com João Moutinho, Raul Meirelles, Fernando Coentrão e Nani! O goleiro Rui Patricio é fraco! Os zagueiros Pepe (ex-brasileiro) e Bruno Alves não comprometem mas batem um bocado. E ainda há mais alemão no grupo: Jurgen Klinsmann, campeão do mundo em 1990, atual técnico dos EUA, que desde 1990, não deixa mais de estar em Copa do Mundo. Se estivessem em outro grupo, teriam mais chances!
Palpite do blog: 1-Alemanha 2-Portugal
GRUPO H
Poderia até ser um "grupo de baba" mas não é! A Bélgica é a sensação da Europa, ganhando seu grupo nas eliminatórias com muita facilidade e invicta, batendo Croácia, Sérvia, Escócia e Gales (de Gareth Bale). Hazard, Lukaku, Fellaini e Vermaelen formam a espinha dorsal de um time muito bom, comandado pelo técnico Marc Wilmots, aquele mesmo que fez um gol de cabeça legítimo, estranhamente anulado, na Copa de 2002, nas oitavas, quando o jogo ainda estava 0x0. O adversário seria o campeão, o Brasil, que acabou vencendo por 2x0. A próxima anfitriã da Copa, a Rússia, também é forte. Curiosamente, na Copa citada, 2002, estava no mesmo grupo com a Bélgica e perdeu por 3x2, sendo eliminada. Coreia do Sul é figurinha fácil na Copa, com a correria de sempre, e a Argélia, depois da geração dos brilhantes Madjer e Belloumi, em 1982 e 86, não tem muitas chances, apesar de ter estado em 2010.
Palpite do blog: 1-Bélgica 2-Rússia
Os palpites consideram apenas critérios técnicos. O calor amazônico e o frio sulista ficam de fora!
Viram como Fernanda Lima não é perfeita!? Duvido que ela saiba disso tudo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário