sábado, 7 de dezembro de 2013

MADIBA. CAMPEÃO DE TUDO!

Você já deve ter assistido a "Invictus"! Com Morgan Freeman e Matt Damon, o grande filme que retrata o titulo mundial de rugby, em 1995, conquistado pela África do Sul, em casa, numa final histórica contra os All Blacks da Nova Zelândia. Este esporte ainda é predominantemente praticado e acompanhado muito mais pelos brancos do que pelos negros por lá. E há quem diga que os sulafricanos apenas ganharam porque Nelson Mandela estava no estádio, torcendo por brancos! Era uma nova África do Sul! 

O que poucos não sabem ou não se lembram é que Madiba repetiria a dose no ano seguinte. Não! Não foi com o rugby. Muito menos com o cricket, outro esporte de brancos e indianos imigrantes. Foi a Copa Africana de Nações de Futebol.

Até 1994, por conta do apartheid, a África do Sul era proibida pela FIFA de participar de qualquer competição continental ou internacional. Com a eleição de Mandela neste ano, tudo mudou. A Copa Africana de Nações (CAN) é geralmente disputada a cada 2 anos e em 1996, estava prevista para o Quênia que desistiu por questões financeiras. Mandela foi rápido. Seu país não estava classificado para a fase final, jogada por 16 seleções, divididas em 4 grupos de 4. Solicitou sediar o evento e garantiu que em 6 meses tudo estaria pronto. E conseguiu.

O futebol é o esporte dos negros na África do Sul. Amplamente praticado. O sucesso de público na última Copa do Mundo em 2010 assim comprova. Uma boa parcela da população, de maioria absoluta negra e sobretudo os mais tradicionalistas, havia ficado meio desconfiada do grande apoio que seu líder dera aos brancos do rugby. Uma grande bobagem mas Mandela daria a resposta.

Com somente 3 brancos no time e pouca experiência internacional devido ao embargo da FIFA, a África do Sul venceu Camarões (3x0) e Angola (1x0). Mesmo perdendo para o Egito por 1x0, assegurou o 1o. lugar do grupo no saldo de gols. Nas quartas de final, bateu a Argélia por 2x1. Nas semifinais, vitória apoteótica contra Gana (3x0). E abaixo, clique para assistir à final contra a Tunísia:


Uma grande festa no antigo FNB Stadium de Joanesburgo, onde 80 mil pessoas comemoraram uma conquista inédita e ainda não repetida. Mandela, agora, também era um bafana bafana! E a África do Sul, um só país!
  AFRICA DO SUL_1996_Mark Williams

Três meses depois, a seleção olímpica brasileira se preparava para os Jogos de Atlanta. E um amistoso contra os campeões africanos foi marcado para a Cidade do Cabo. Após abrir 2x0, o técnico sulafricano, Clive Barker, começou a comemorar imitando um "aviãozinho"! No placar final, estava escrito Brasil 3x2 África do Sul e Zagalo comemorou da mesma forma! Mandela não estava no estádio!


Viva Nelson Mandela!!! Campeão de Tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário