segunda-feira, 22 de junho de 2015

MUITA COPA DE UMA VEZ

Três Copas simultâneas!!!

Me inspiro no grande crítico de cinema Rubens Ewald Filho que chega a assistir a 3 filmes ao mesmo tempo. Aqui em casa, não dá para instalar 3 aparelhos ao lado do outro como ele faz, mas, felizmente, os jogos estavam em horários distintos, mesmo que ao longo de toda a tarde e madrugada. Já comprei novas pilhas para o controle remoto!

Andressinha: excelente!
Após vencer Coreia do Sul (2x0), Espanha (1x0) e Costa Rica (1x0), a seleção brasileira feminina perdeu para a Austrália nas Oitavas de Final. A boa goleira Luciana "bateu roupa" em chute não muito forte e no rebote, tomamos o gol que nos eliminou da Copa do Mundo, no Canadá. Marta e Cristiane não jogaram bem, longe de seus melhores dias. Ao menos, algumas jovens jogadoras foram lançadas e com futuro promissor: a excelente Andressinha no meio-campo, as laterais Fabiana e Tamires (musa da Copa) e a meia-atacante Raquel Fernandes. A ideia da seleção permanente é interessante. Que Vadão seja mantido e que Formiga seja sua auxiliar. Vale a pena torcer por este time!

Tamires, lateral esquerda: Musa!
No Mundial Sub-20, na Nova Zelândia, fomos muito além do programado. O vice-campeonato deve ser encarado como a conquista da  medalha de prata e não como derrota! Foi a pior preparação de uma seleção de base em todos os tempos! O ex-queridinho da CBF, Alexandre Gallo, fez uma convocação confusa, após um desempenho irregular no sulamericano do Uruguai, em janeiro passado. Além de se classificar em 4o. lugar, alguns jogadores foram sacados inexplicavelmente e Gallo não repetiu nenhuma escalação em qualquer partida. Não soube explicar com exatidão porque Gerson, meio campo titular do time principal do Fluminense, não foi convocado ou não aceitou a convocação. Com Gallo demitido, Rogério Micale, das divisões de base do Atlético-MG, montou um time às pressas, sem poder substituir qualquer jogador convocado por seu antecessor. O acaso também jogou contra: Kenedy, também do Fluminense, teve que ser operado devido a uma crise de apendicite. Cortado, não houve tempo hábil para chamar outro jogador. Mesmo assim, a campanha foi muito boa. Na final, acabamos derrotados, na prorrogação, com um gol a dois minutos do fim, por uma Sérvia burocrática, com dois ou três bons jogadores, um goleiro excepcional (responsável direto pelo titulo) mas muito bem treinada e com preparo físico cavalar. Jogaram 4 prorrogações seguidas.

Na campanha brasileira, 4x2 Nigéria, 2x1 Hungria, 3x0 Coreia do Norte, 0x0 Uruguai (vitória nos pênalties), 0x0 Portugal (vitória nos pênalties), 5x0 Senegal. Boas atuações de jogadores conhecidos como Jean, goleiro do Bahia, os zagueiros Marlon (Fluminense) e Lucão (São Paulo), os meiocampistas Boschilia (São Paulo), o belga brasileiro Andreas Pereira, do Manchester United (autor de golaço na final), o capitão Danilo, ex-Vasco e atual Sporting Braga, além dos atacantes Gabriel Jesus (destaque do Palmeiras na última Copa São Paulo) e Judivan, do Cruzeiro, que ainda se lesionou durante o torneio. Os laterais João Pedro, do Palmeiras, e Jorge, do Flamengo, tiveram altos e baixos, assim como Alef, do Olimpique de Marselha e Jajá, do Flamengo, que se alternaram como volantes. Jean Carlos, centroavante do time B do Real Madrid, é apenas razoável e Marcos Guilherme, do Atlético-PR, é habilidoso mas aposta corrida com a bola. E sempre ganha dela. Enfim, não é uma geração de grandes craques (há muito tempo não temos), mas são jogadores que precisam de boa orientação, fora e dentro de campo. E que a CBF trate de evitar que o Andreas se naturalize belga! É um excelente jogador e já disputou o Europeu Sub-17 pela Bélgica!!!

Andreas Pereira (18). Ele é brasileiro!
A Copa América é uma decepção mais pela expectativa desta edição do que por seu histórico. Última rodada da fase de grupos e os jogos decisivos NÃO são realizados no mesmo horário. Os principais jogadores sulamericanos jogam na Europa e já poderiam estar de férias. O anfitrião Chile precisou de uma ajudinha sempre bem-vinda de arbitragem para derrotar o Equador, penou contra o time B do México e lavou a alma diante da Bolívia. Pra complicar um pouco, o meiocampista chileno da Juventus de Turim, Arturo Vidal, foi comemorar a classificação no cassino, encheu a cara e o pessoal do seguro não deve ter gostado da perda total na Ferrari. A Argentina joga a conta do chá. De camomila, pra dar sono. Nenhuma outra seleção possui tantos protagonistas nesta Copa. Inclusive, a maior delas, Messi. E pensar que Cristiano Ronaldo já está de férias!

Quem se prepara para férias em Ibiza? Neymar! Antecipadas com a lambança (programada?) que o agora novo capitão do Dunga, fez na derrota para a Colômbia. Expulso infantilmente, após o término do jogo. Julgado e suspenso por 4 jogos. Foi decisivo e genial contra o Peru. E só. O antigo capitão Thiago Silva, criticado na Copa por ter chorado durante a disputa de pênaltis contra o Chile nas Oitavas, está vingado! E ontem, quando o Brasil ganhava tranquilo e burocraticamente da Venezuela, repetindo, Venezuela, o grande estrategista brasileiro colocou 4 zagueiros em campo. Resultado: depois de sofrer um gol, tomou sufoco e quase cedeu o empate. Para a classificação, pouco mudaria. O Brasil continuaria em primeiro no grupo. E pensando bem, vergonha por vergonha, já estaríamos acostumados!

Papelão! Mas Ibiza revigora...
Para as Quartas, Chile pegará o Uruguai, que não tem "El Vamp" Suárez, ainda cumprindo suspensão. Se passar, enfrenta a semifinal "da baba" contra Peru ou Bolivia. No outro lado, os sonolentos hermanos precisarão acordar se James Rodriguez e Falcão Garcia forem contagiados por Juan Cuadrado, o único colombiano de talento que parece disposto a alguma coisa. O vencedor pegará o Brasil "Matar ou Morrer" de Dunga, Gilmar "Sports" Rinaldi e Del Nero ou os velhinhos e botinudos paraguaios, seleção cuja média de idade chega perto dos Masters do Luciano do Valle. Lembram?

Pra finalizar, um detalhe curioso desta Copa América: nenhum dirigente da Conmebol aparece.

Ih! O Chile tem acordo de extradição com os EUA!

Será que é por isso? Não, claro que não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário