Haja Cera! |
"Tô com dor!" |
Haja Cera! |
"Tô com dor!" |
Tomara que seja.
A Copa do Mundo de Seleções, iniciada em 1930, foi sendo melhorada a cada edição. Mesmo com a paralisação no período da Segunda Guerra Mundial, não parou de evoluir, seja corrigindo, criando ou excluindo, embora Infantino ande inventando. Veremos como será uma competição com 48 seleções, no ano que vem.
Há muito o que evoluir com a Copa do Mundo de Clubes.
A primeira questão é a escolha da sede! Não há qualquer problema em eleger os EUA para a Copa do Mundo de Seleções mas há para a de Clubes! A Copa de 1994, jogada lá, detém a maior média de público da história do torneio: quase 70 mil por jogo. Os torcedores de todo o mundo que se deslocaram até lá assim o fizeram para apoiar suas seleções nacionais. Com excepcionais estádios, rede hoteleira e infraestrutura, o sucesso é óbvio. Entretanto, clubes representam apenas uma parcela destes torcedores e o deslocamento jamais será o mesmo. Os jogos de Real Madrid, PSG e Manchester City, por exemplo, foram os mais procurados não por torcedores que vieram da Europa mas por residentes que curtem futebol; os chamados membros de torcida mundial. Em 2015, eu zapeava a TV num sábado chuvoso em época de pré-temporada europeia. Parei em um jogo do Liverpool contra a seleção da Tailândia, em Bangkok. O estádio estava lotado e após vários takes pela arquibancada, me convenci do inimaginável: os torcedores locais vestiam camisas e balançavam pequenas bandeiras do time inglês e não de sua seleção!
Assim, a sede deve ser em um país - ou mais de um, vizinho - que tenha tradição no futebol, com clubes fortes, reconhecidos. Aqui na América do Sul, temos Brasil e Argentina mas sem as facilidades logísticas da Europa.
É claro que os europeus compareceram a esta primeira edição motivados pelos prêmios, bancados pelos árabes da PIF (Public Investment Fund), principal patrocinador do evento. Gostaram tanto que os merengues já sugeriram à FIFA para promover a competição a cada dois anos! Para quem era contra, a mudança é bem radical não é mesmo?
A Copa teve ausências sentidas como Barcelona e Liverpool que terminaram a temporada campeões nacionais, jogando em alto nível. O tal critério da FIFA precisa mudar. Limitar em dois o número de participantes por país (exceto se forem campeões continentais) trouxe à competição pelo ranking da UEFA, dois times europeus que nada acrescentaram: Porto, em má fase há 2 anos, reformulando elenco e o RB Salzburg, campeão austríaco. Mozart, o mais ilustre filho da cidade, que me desculpe mas... nem com flauta mágica!
O rígido protocolo dos EUA com a questão meteorológica será repetido no ano que vem na Copa do Mundo de Seleções, a ser realizada na mesma época. Redes de TV e streamings, atenção! Vai atrasar tudo de novo!
![]() |
Pessoal nos EUA já passou verão em São Paulo? |
Até daqui a quatro anos, muita briga política vai rolar. A melhor delas: FIFA x UEFA! A primeira, agora com duas Copas do Mundo e Copa Intercontinental. A outra, com Euro, Champions League a recém-criada Liga das Nações, que praticamente impede as seleções europeias de disputar amistosos com o "resto do mundo". Serão novas discussões sobre datas, sedes, classificações e, sobretudo, premiação! Nessa última, aliás, o olho sempre cresce.
No campo, brasileiros foram muito melhores que argentinos, como esperado. O predomínio já é evidente há muito tempo no continente. Analogamente aos europeus, os times brasileiros possuem pequenas seleções sul-americanas em seus elencos. E não cito somente os que participaram da Copa. Fluminense semifinalista surpreendeu a própria torcida mas jogou futebol com disciplina tática impecável. Monterrey fez uma graça, Inter Miami na onda de Messi e o saudita Al-Hilal não venceu o Manchester City por acaso mas teve um, vamos dizer assim, importante incentivo do sheik dono do time! rsrs!
Sim! Os memes! Vi muitos pelas redes sociais! Teve a Arábia Saudita, campeã moral da Copa 2022 por ter vencido a campeã Argentina na estreia. O argentino Deportivo Maipu foi o campeão moral desta Copa do Mundo de Clubes pois venceu o Quilmes pelo campeonato argentino. O Quilmes venceu o Central Córdoba, que venceu o Flamengo na Libertadores que venceu o Chelsea, que venceu o PSG na Final! Bravo Maipu! rsrsrs!
Mas o melhor que vi foi esse aqui abaixo! Sensacional!
![]() |
Trivial! rsrsrs! |
Que comecem as brigas!
Hahahaha!
Obrigado e valeu por acompanhar mais esta série!
Nem este blogueiro! rsrs.
A atuação dos Blues foi surpreendente! E letal!
O técnico italiano Vicenzo Maresca (um ex-"volantão porrador" da Fiorentina, Sampdoria e Sevilla) não deixou o PSG jogar. Lançou os três volantes - equatoriano Caicedo, argentino Enzo e o capitão James - colocou o habilidoso atacante português Pedro Neto para marcar as subidas do lateral marroquino Hakimi e deu liberdade para Cole Palmer e João Pedro! Sufocou a saída de bola francesa, fazendo o técnico Luis Henrique provar do próprio veneno utilizado na semifinal contra o Real Madrid.
![]() |
Um campeão surpreendente mas também bilionário! |
Com a mesma idade, João Pedro, ex-Moleque de Xerém, base do Fluminense, foi contratado antes das oitavas de final! O regulamento da FIFA permitia isso como maneira de incrementar a disputa mas o Chelsea foi único time a usufruir. E foi cirúrgico. João Pedro mudou o jogo no segundo tempo contra o Palmeiras, fez os dois gols da vitória contra o Flu e fez outro nesta Final, de cavadinha, após assistência primorosa de Palmer! O goleiro não era qualquer um: o gigante italiano Donnarumma! Ancelotti estava no estádio e, nestes três jogos, dificilmente deixará de convocá-lo para a CBF. Já vem de boas temporadas no Watford e Brighton. A ver!
A Letal Dupla Azul |
A derrota em nada abala ou diminui a temporada espetacular do PSG. Continua sendo um grande time que conquistou Tríplice Coroa: UEFA Champions League (pela primeira vez), Campeonato Francês e Copa da França. Tem jogadores de extrema habilidade, velozes e de grande espírito coletivo, obtido pelo bom trabalho de Luis Henrique que havia fracassado na seleção espanhola, na Copa 2022. O bilionário catari Nasser Al-Khelaïfi, dono do time, promete mais! Caramba! Mais?
O Chelsea foi quarto colocado na Premier League, conseguindo classificação para a Champions League e venceu a Conference League, terceiro torneio em importância no continente. Como escrevi no artigo anterior, a contratação de João Pedro custou cerca de 70% do que vale todo o elenco do Fluminense, seu adversário na semifinal. O dono do time, o bilionário estadunidense Todd Boehly, que substituiu o russo Roman Abramovich em 2022, já prometeu mais contratações! Caramba! Mais?
Parem, por favor.. |
Enfim, parabéns ao Chelsea! Primeiro campeão mundial de clubes!
Copa do Mundo de Clubes! Golaço da FIFA! Haverá outra em 2029? Falarei sobre isso no epílogo!
![]() |
Cinco anos na Inglaterra! |
Em resumo, a qualidade técnica do elenco dos Blues prevaleceu e a vitória, absolutamente justa. Fluminense foi mais longe, com méritos, do que se previa mas alinhado à grandeza de sua história e tradição! Fábio e Thiago Silva, legendas! E Árias? Eleito o melhor em três das seis partidas que atuou, resistirá a ofertas para sair? Agora... Imagine se aquela bola do "mitológico" Hércules entrasse, antes do Cucurella chegar...
Se o cabelo fosse mais comprido... |
A Legião Estrangeira chegou na América do Norte! |
Você está bem, Militão? Sem dores? |
No próximo domingo, não me surpreenderei se torcedores do PSG levarem alguma faixa ao MetLife Stadium com os dizeres "HERE IS NEW JERSEY".
Prepare-se, Chelsea! Eles são os favoritos!
(*) Foto retirada do perfil do Instagram de Thiago Erani.
Riva no Al-Hilal! Quanto valeria hoje? |
![]() |
O "Mitológico" abraçado! |
Estevão x Cucurella! De inimigos a amigos! |
Doué vibra! Lá vem o Dembelé... |
É preciso um pouco de sorte! |
"Flaco" Lopez na pirâmide contra os egípcios! |
Acredite Kvaratskhelia! Perdeu! |
Paulinho! Única coisa boa no jogo! |
Jorginho e Wesley! Flamengo jogou sério! |
O imparável HurriKANE! |
Grobe Freude! Arias. John Arias! |
![]() |
NOVO TROFÉU |
![]() |
Ai, Ai, Ai, Ai, Ai... Gianni! |
Kafunga (CAM) ou Marcos (PAL), Leandro (FLA), Junqueira (PAL), Altair (FLU) e Nilton Santos (BOT). Zé do Monte (CAM), Carlinhos (FLA), Piazza (CRU) e Preguinho (FLU). Carlitos (INT) e Pepe (SAN).
O que dizer de um time como esse? O DOZE DE UMA SÓ FUTEBOL CLUBE romperia os limites do tempo e colocaria dentro de campo um grupo de jogadores extraordinários.
(CLIQUE EM CIMA DOS NOMES PARA RELEMBRAR SUAS HISTÓRIAS)
O primeiro tempo teria o arrojo e a coragem de KAFUNGA no gol. MARCOS mostraria grande técnica e elasticidade no segundo. Ainda mais se houvesse pênalti marcado contra esse time!
JUNQUEIRA seria o "xerifão" da zaga. Vigor físico, impulsão e velocidade de recuperação. Seu companheiro seria ALTAIR que, mesmo após ganhar fama na lateral esquerda, também se notabilizou na quarta zaga, sendo um marcador implacável e difícil de ser batido.
A lateral direita muito bem entregue a LEANDRO, um dos maiores da posição em todos os tempos. E com liberdade para apoiar o ataque. A esquerda, com a "Enciclopédia" NILTON SANTOS. Conforme o adversário ou o andamento do jogo, até poderia trocar com Altair. Ambos jogariam com o mesmo brilho na quarta zaga ou nesta lateral.
O meio de campo teria uma característica que inúmeros técnicos contemporâneos adoram: três volantes! Entretanto, na contramão do que nos acostumamos a ver no hoje pobre futebol brasileiro, talento é algo que não faltaria neste trio. Por ser mais combativo, ZÉ DO MONTE ficaria mais fixo à frente da zaga. Mais clássicos, CARLINHOS e PIAZZA dariam aquele toque de categoria na saída de bola, chegando no ataque e ainda cobrindo os avanços dos laterais.
Finalizando o meio do campo, PREGUINHO com liberdade de ação na intermediária ofensiva. Sua velocidade e habilidade seriam vitais para combinar ataques avassaladores com CARLITOS e PEPE, ambos de grande mobilidade e, principalmente, faro de gol. Afinal, estes três juntos marcaram nada menos que 861 gols! E outro detalhe: todos canhotos!
Não tenho dúvida de que esse time seria imbatível nos tempos atuais no futebol brasileiro e sul-americano! E ainda chegaria com status de um dos favoritos na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, prestes a iniciar sua primeira edição e que você também lerá sobre isso aqui em breve! Técnico deste time? Ué! Eu... rs!
Sentiu falta de algum jogador? Tenho certeza que sim. Citarei alguns aqui e para facilitar minha vida, focarei nos tradicionais grandes do Brasil que não tiveram representantes.
Talvez a grande ausência seja Rogério Ceni do São Paulo. O campeoníssimo goleiro começou sua carreira como profissional com apenas 17 anos no Sinop, do Mato Grosso. Everaldo, lateral esquerdo campeão do mundo em 1970, passou uma temporada emprestado pelo seu Grêmio ao Juventude de Caxias do Sul. Alcir, célebre volante do Vasco, começou com 19 anos no Bonsucesso. Já em São Januário, chegou a ser emprestado ao Sport Recife e encerrou a carreira no Nacional de Manaus. Símbolos do Corinthians, o lateral direito Zé Maria, o Super Zé, começou na Portuguesa do Canindé e encerrou a carreira na Inter de Limeira. E Wladimir, lateral esquerdo, após ter sido revelado no Parque São Jorge e, por mais de uma década, titular absoluto da posição, passou por Santo André, Ponte Preta, Cruzeiro e Santos.
Ainda ficou dúvida sobre alguém? Pergunte aqui nos comentários e sugira próximas séries!
Apelido ou Mais Conhecido como: MARCOS (São Marcos)
Nascimento: 04/08/1973 - Oriente SP
VIVO
Uma Só Camisa: PALMEIRAS SP
Período: 1992 a 2011 - 19 anos
Jogos: 533 - 237 Vitórias
Seleção Brasileira: 1999 a 2005 - 29 jogos - Campeão Copa do Mundo 2002, Campeão Copa América 1999 e Campeão Copa das Confederações 2005
"Pra mim, foi uma honra vestir a camisa da seleção brasileira e, principalmente, da Sociedade Esportiva Palmeiras! Peço que vocês nunca se esqueçam de mim porque eu nunca vou me esquecer de vocês. Muito obrigado!"
Fim do discurso proferido pelo goleiro Marcos na sua festiva despedida dos gramados à meia-noite do dia 12/12/12, ali pela metade do segundo tempo, no estádio do Pacaembu. Era o Palmeiras de 1999 contra o Brasil de 2002. Jogo começou mais tarde para homenagear o número 12 que esteve as suas costas por 19 anos.
Na despedida! |
Após chuteiras e luvas! |
![]() |
Defendendo o pênalti de Marcelinho! |
Herói da Libertadores 99 |
Foram incontáveis títulos pelo Palmeiras, dos mais importantes como a primeira Libertadores em 1999, passando por Brasileiro, Copa do Brasil, Mercosul, Rio-SP, Paulista e dezenas de torneios e premiações individuais que fizeram dele um dos maiores vencedores da História do futebol brasileiro.
O Doze |
Na falta cobrada pelo alemão Neuville |
A Doze |
O boneco |
O filme |
Um dos livros |
O busto |
Marcos encerra a Série "Os Doze de Uma Só"! Jogadores que honraram uma única camisa em toda a carreira! Em breve, um texto que servirá como epílogo para algumas explicações e como jogaria este time, se pudéssemos juntar todos numa mesma época!