quarta-feira, 19 de março de 2025

CHITA, SÓCRATES, ARINOS E O PLANETA DA CONMEBOL

Após fazer grande sucesso na TV nos anos 1960 e início dos 1970 com programas de humor como Família Trapo, Faça Humor Não Faça Guerra e Satiricon, Jô Soares se uniu a Agildo Ribeiro e ao redator Max Nunes para criar um novo show em 1976: O Planeta dos Homens!

O programa foi um grande sucesso da TV Globo até 1982, marcando a estreia de vários personagens com uma inovação. O ator Orival Pessini (o "Fofão" e o "Patropi" da Escolinha do Prof. Raimundo) criou dois personagens que usavam máscaras de macacos. "Sócrates" não entendia as contradições dos humanos, dizia o que lhe parecia justo ou correto. Os humanos a sua volta diziam "É. O macaco tá certo" e sempre finalizava suas falas com o bordão "Não precisa explicar. Eu só queria entender". "Charles" era aquele macaco que aos poucos adotava atitudes humanas, sobretudo, as erradas como passar cheque sem fundos e paquerar mulheres acompanhadas. Grandes momentos! Eu era garoto e ria muito!

Orival "Sócrates" Pessini
O nome e a música-tema foram inspirados em grande sucesso do cinema de ficção científica de 1968, "O Planeta dos Macacos", com o astro Charlton Heston no papel de um astronauta que se perde hibernado no Espaço e acaba caindo em um planeta em que os símios são os seres dominantes e os humanos, seus escravos! Mais tarde, o astronauta Taylor, personagem de Heston, descobre que sua nave caiu mesmo na... Terra, cerca de dois mil anos depois! O filme teve mais três sequências com grande bilheteria em todo o mundo. Era uma época de Guerra Fria, movimentos políticos e sociais relevantes em Praga e Paris, além de levantes antirracistas nos EUA, onde surgiram figuras representativas e importantes na História como Malcolm X e Martin Luther King. Para entender melhor esta época, recomendo "Mississipi em Chamas" (1988), com o recém-falecido Gene Hackman e Willem Dafoe! Filmaço!

O escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs criou um novo e peculiar personagem para a revista popular All Story Magazine, uma espécie de precursora dos gibis, em 1912: TARZAN! Um lorde inglês branco abandonado na África, ainda criança, após um naufrágio, e criado por macacos nativos. Cresceu na selva e virou super-herói ao defender os animais e a natureza virgem de brancos europeus inescrupulosos e sedentos por riquezas, a qualquer preço! Era o Rei das Selvas! O sucesso foi enorme e nos anos 1930/40, adaptado para cinema e TV com os atores Johnny Weissmuller (que era campeão de natação) e Ron Eli, já nos anos 1960. Nos Anos 1980, sucesso com Christopher Lambert ("Highlander"). Claro que havia uma "namorada" para ele, Jane, e também uma mascote, a chimpanzé Chita! A propósito, viveu por 80 anos, tendo morrido em 2011. E mais: era macho!

Maureen O´Hara (Jane), Weissmuller e Chita!
Afonso Arinos de Melo Franco foi historiador, escritor da Academia Brasileira de Letras, chanceler e congressista brasileiro. Em 1951, foi o autor da famosa Lei Federal "Afonso Arinos" , no. 1390, contra qualquer discriminação racial. Ao longo dos anos, foi melhorada até chegar ao ponto de que o crime de racismo pode ser assim classificado em qualquer local e é inafiançável!

Afonso Arinos
Enfim, futebol. O paraguaio Alejandro Dominguez é filho de uma figura histórica no futebol de seu país. Osvaldo Dominguez Dibb foi jornalista e político. Presidente do Olimpia Club de 1976 a 1990 e depois de 1996 a 2004. Nas suas gestões, seu clube conquistou 21 títulos, sendo 3 Copas Libertadores, algumas delas meio suspeitas com arbitragens polêmicas. Bom lembrar que durante boa parte desse período, o presidente da Conmebol era o também paraguaio Nicolás Leoz, seu parceiro! Fundou o jornal La Nacion e seu irmão casou com a filha do ditador Alfredo Stroessner, de quem era grande amigo. Em 2002, se candidatou à presidência da república mas foi derrotado. No ano seguinte, foi o principal acusado pela Polícia Federal do Brasil sobre um esquema pesado de contrabando de cigarros, a chamada Operação Hidra! Deu em nada! Surpresa, né? Faleceu no ano passado e seu sepultamento parecia feriado em Assunção! Com este belo currículo, dá para perceber o patrimônio acumulado...

A Dinastia Dominguez
Em 2016, Alejandro foi eleito presidente da Conmebol, após os desdobramentos das investigações sobre o esquema de corrupção na FIFA de Blatter, no ano anterior, que acabou obviamente respingando em várias partes do mundo. Leoz foi acusado e destituído do cargo. Coitado! Quanta injustiça! Morreu de infarto em 2019, aos 90 anos!

Alejandro tem feito administração de razoável para boa na entidade. Melhorou as competições continentais, em termos de patrocínio, premiação e visibilidade internacional. Além disso, aumenta suas receitas com multas absurdas aos clubes por motivos torpes. E quando há motivo real para aplicação não somente de multas mas de penalidades mais rigorosas, falha!

A principal delas: racismo! Na maioria das vezes, finge que não existe ou aplica multas de valores irrisórios. A última ocorreu na semana passada, na Copa Libertadores Sub20, disputada na sua Assunção. Palmeiras e o tradicional paraguaio Cerro Porteño estavam em campo, quando o brasileiro Luighi foi pegar a bola junto à lateral e um torcedor paraguaio fez aquela tradicional imitação de macaco, bem próximo a ele. O jovem ficou perturbado e deu entrevista chorando. A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, se manifestou extremamente contrariada, exigindo ação da Conmebol e ameaçando iniciar movimento para que o Brasil se desfilie da entidade, diante de um histórico de indiferença e desprezo pelo assunto.

Após aplicar a tradicional "multinha", a Conmebol voltou suas atenções para o sorteio dos grupos da Copas Libertadores e Sul-Americana na última segunda-feira, 17. Após o evento, Alejandro Dominguez foi entrevistado e uma das perguntas foi sobre o que pensava sobre a saída dos times brasileiros destas copas, após a ameaça de Leila.

"- Impossível! Isso seria como o Tarzan sem a Chita!"

Por mais que já tenha se desculpado oficialmente, Alejandro assim o fez porque muito provavelmente não esperava a repercussão negativa que chegou até o governo brasileiro.

Agora, peço que releia os parágrafos iniciais deste artigo. Procure juntar todos os personagens, contextos e fatos históricos citados e tente responder a esta pergunta:

Em que planeta vive a Conmebol?

8 comentários:

  1. Excelente abordagem Osmar. Um infeliz esse presidente da CONMEBOL.

    ResponderExcluir
  2. Grande matéria, péssima colocação do presidente da Comebol que incentiva o racismo.

    ResponderExcluir
  3. Mais um triste episódio. Enquanto isso, a CBF em modo avião. Excelente, Osmar

    ResponderExcluir