domingo, 16 de março de 2025

Os Doze de Uma Só: 5 - ZÉ DO MONTE



Nome Completo: JOSÉ DO MONTE FURTADO SOBRINHO
Apelido ou Mais Conhecido como: ZÉ DO MONTE
Nascimento: 03/08/1927 - Abaeté MG
Falecimento: 27/06/1990 - São Paulo SP
Uma Só Camisa: ATLÉTICO MG
Período: de 1946 a 1956 - 10 anos
Posição: Volante ou Cabeça-de-Área
325 jogos: 206 vitórias, 55 empates
Gols: 25
Seleção Brasileira: não

"Meu futebol é só para o Atlético!"

Essa era a frase repetida por Zé do Monte toda a vez em que alguém fazia referência a alguma possibilidade de se transferir de clube. E tais ofertas já começaram quando tinha somente 15 anos, em torneio amador quando jogava pelo Usina Esperança de Itabirito (terra de Telê Santana). Olheiros do Fluminense estavam lá. O amor que já tinha pelo Atlético falou mais alto pela primeira vez.

Aos 18, já estava com a camisa alvinegra quando estreou na equipe principal, escalado pelo técnico uruguaio Felix Magno, na vitória por 2x1 contra o América, no Mineiro. E assim foi por 10 anos ininterruptos.

Seu futebol exuberante era uma combinação de classe e garra! Conduzia a bola com maestria e quando a perdia, bufava como um touro ensandecido para recuperá-la. Inúmeras vezes tinha a camisa rasgada, enlameada, ensanguentada. Só tinha medo de uma coisa: anestesia! Num clássico contra o Cruzeiro, em 1947, se recusou a tomar uma para receber 8 pontos no supercílio aberto com duas cotoveladas adversárias. Suportou a dor e voltou a tempo de garantir o empate em 2x2. Em uma decisão perdida para o América, chorou copiosamente durante e depois do jogo, ainda no estádio e em casa por quase 24  horas. Oito vezes campeão mineiro!

Zé do Monte é um dos grandes personagens da História do Atlético. Foi o responsável pela popularização do galo como o mascote do clube. Entrava em campo sempre levando um junto. Vivo! Como capitão do time, apresentava a ave à torcida! Era o Galo forte e vingador cantado no hino! 

Fora do campo, galã, com fã-clube feminino. Imitado pelos rapazes no jeito de vestir, com ternos finamente cortados e bigodinho bem tratado. E ainda tinha uma moto Harley Davidson, com a qual desfilava em Lourdes, bairro do clube em Belo Horizonte!

Era o Capitão do time na famosa excursão à Europa em 1950, quando o Atlético recebeu o título simbólico de "Campeão do Gelo"! Quando estavam em Paris, o empresário que organizou os jogos sumiu com grande parte do dinheiro arrecadado. O primeiro secretário da embaixada brasileira era Guimarães Rosa, antes de fazer sucesso como escritor. Já havia escrito "Sagarana" mas lançaria "Grande Sertão: Veredas" somente seis anos depois. Foi ele que conseguiu as passagens de volta para toda a delegação. Aqui abaixo, entregando um Diploma de Honra a Zé do Monte, na cidade-luz! Guimarães, mineiro de Cordisburgo, era atleticano fanático!


Abaixo, antes do jogo contra o Schalke 04, em Gelsenkirchen, Alemanha!

Em 1953, o Atlético contratou o técnico Yustrich, fama de durão e disciplinador. Quando descobriu que Zé gostava de beber sua cerveja e frequentava os famosos bailes do Minas Tênis Clube, não teve conversa. Barrou-o do time, tirando, assim,  sua condição de capitão. Zé não fez por menos. Foi com os companheiros Lucas e Afonso no presidente do Atlético e exigiu a demissão sumária de Yustrich. Dito e feito!

Aqui uma formação com outra lenda contemporânea: o goleiro Kafunga!

Interrompeu a faculdade de Arquitetura para se dedicar ao Atlético. Mas ainda com 28 anos, lesionou os joelhos (dizem, numa pescaria) e tinha que se submeter a uma cirurgia nos meniscos. Se lembrou da anestesia! Desistiu não somente da cirurgia mas do próprio futebol. Foi mais um eleito vereador em BH. Juscelino também o recrutou como Kafunga, contudo detestou a política e ganhou cargo na prefeitura até a sua aposentadoria. Ah! E se formou como arquiteto!

Abaixo com um dos filhos!

Zé do Monte faleceu em São Paulo, com problemas cardíacos, precocemente aos 63 anos mas sua extraordinária história está contada no livro do torcedor-historiador Betinho Marques, que todo atleticano precisa ter na sua prateleira!



Voltaremos ao Rio de Janeiro! Agora, para saber tudo de futebol...

Nenhum comentário:

Postar um comentário