segunda-feira, 21 de abril de 2025

SAN FRANCISCO DE ALMAGRO

O falecimento do Papa Francisco tem significado especial para los cuervos, como são conhecidos os torcedores do San Lorenzo, em Buenos Aires, Argentina!

Los Cuervos e seu santo amuleto!
O garoto Jorge Mario costumava assistir aos jogos de basquete do clube em que seu pai, Bergoglio, atuava. Nascido ali no bairro de Flores, sua paixão pelo San Lorenzo ainda se intensificou no título nacional do futebol em 1946, quando tinha 10 anos.

Mesmo seguindo sua vocação religiosa, jamais deixou de acompanhar seu time. Já como arcebispo de Buenos Aires, costumava ir ao vestiário do Estádio Nuevo Gasometro para abençoar os jogadores antes das partidas. Nos anos 1990, o San Lorenzo ia mal das pernas e o clube contratou o famoso técnico Alfio Basile, que foi da seleção argentina, para tentar reverter a péssima campanha da ocasião. Quando Basile percebeu a presença do sacerdote, tratou de logo de expulsá-lo dali e soltou uma declaração famosa, confirmada pelo então presidente do clube, Fernando Miele: "Eu fui contratado justamente porque o San Lorenzo não ganha de ninguém! Pode mandar esse azarado embora!" O cardeal obedeceu, mas nos dois anos em que Basile esteve à frente do time, o San Lorenzo não conquistou título algum! Praga divina! 

Mesmo após a saída de Basile, Bergoglio continuou sócio-proprietário e chegou  a realizar missa comemorativa do centenário do clube, em 2008.

Sócio Divino
As iniciais do nome oficial do San Lorenzo sempre foram motivo de gozação por parte dos torcedores dos outros times da cidade. CASLA (Clube Atlético San Lorenzo de Almagro) virou Clube Atlético Sem Libertadores da América, ou seja, era o único dos chamados clubes de grande torcida que não havia conquistado a competição de clubes mais importante do continente.

Então, em março de 2013, o Cardeal Jorge Mario Bergoglio voltava à cena! Era o novo Papa da Igreja Católica! O Papa Francisco!

Ao final deste mesmo ano, o San Lorenzo foi campeão argentino, conquistando, assim, o direito de disputar a Libertadores. E aí, as piadinhas das letras do seu nome chegaram ao fim: Campeão de 2014, quando derrotaram o Nacional do Paraguai, em final inédita! 

Sem mais gozações!
O novo amuleto da sorte dos cuervos não se restringiu aos limites do Nuevo Gasometro! Emprestaram-no à seleção argentina! Após 28 anos, ganharam um título oficial, a Copa América de 2021. Não parou por aí. Um dia antes da Final da Copa do Mundo do Catar 2022, Francisco abençoou a camisa albiceleste. Creio que todos se lembram do milagre que o goleiro maluco "Dibu" Martinez fez no último minuto da prorrogação contra a França. Na disputa de pênaltis, ele operou mais milagre e a Argentina foi campeã mundial depois de 36 anos de espera. De quebra, outra Copa América no ano passado!

Benção Poderosa!
Hoje, Bergoglio descansou!

São Pedro, lá de cima, o acolherá com amor!

E que não escolha um hermano tão cedo como sucessor!

E ainda que perdoe a piadinha infame que este autor acaba de fazer...


Obs: Após matérias CNN e UOL.

3 comentários:

  1. Espetáculo de coluna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era para ser anônimo, não. Hehehe!
      Fui eu quem comentou, Osmar.
      É que por falha minha, acabou não me identificando.

      Excluir
    2. rsrsrs! Tranquilo! Valeu! Abraço!

      Excluir