Apelido ou Mais Conhecido como: CARLITOS
Nascimento:27/11/1921 - Porto Alegre RS
Falecimento: 30/10/2001 - Porto Alegre RS
Uma Só Camisa: INTERNACIONAL RS
Período: 1938 a 1951 - 13 anos
Posição: Ponta-Esquerda (canhoto)
386 jogos: 261 vitórias, 69 empates
Gols: 326
Seleção Brasileira: não
"Quando fui treinar lá (no Inter), O Carlitos Mauro (colega de time) do Tristezense (time amador onde jogavam) estava no banco ao meu lado e o técnico, de dentro do campo, chamou. CARLITOS! Como eu era Carlinhos, pensei que não fosse comigo mas o Carlitos não respondeu. Então gritei: EU? O técnico: Você é o Carlitos? Sim! Você joga de que? Olhei pro campo e vi craques como Risada, Ademir e Brandão. Faltava uma única posição. Ponta-Esquerda, gritei! E entrei!"
E só saiu quando se aposentou quinze anos depois! Essa passagem ocorreu em 1936, ao iniciar no time de amadores do SC Internacional de Porto Alegre! Tinha só 15 anos. Aos 17, já era titular do time principal.
Carlitos é o maior artilheiro do Internacional em todos os tempos! E ainda o maior do GreNal: 42 gols em 62 jogos! Absoluto! Um deles, logo após uma cirurgia no joelho, praticamente sem tempo de recuperação. E nunca perdeu um pênalti.
Seus pais lhe puseram o apelido de Carlinhos por um motivo surreal! O escrevente do cartório que registrou seu nascimento esqueceu de acrescentar o Carlos antes do Alberto. E o pior: o pai não percebeu! Como forma de compensar os equívocos... ficou Carlinhos! E a mudança para Carlitos, acima explicada.
Foi um dos grandes protagonistas do famoso time colorado que ganhou a alcunha de "Rolo Compressor" nos Anos 1940. Nena, Alpheu, Ávila, Ruy, Adãozinho e o fantástico Tesourinha. Esse time foi Hexacampeão Gaúcho de 1940 a 45, Bi em 47 e 48 e novamente em 50. Havia também o campeonato citadino de Porto Alegre em que o Rolo Compressor também foi Hexa de 1940 a 45, Bi em 47 e 48 e novamente Bi em 50 e 51. Carlitos foi o artilheiro do estado em 1939, 42, 47 e 48. Em 1939, o Inter derrotou o Sokol por incríveis 13x1; 7 de Carlitos! Fazia gols com chutes potentes e oportunismo na área. Acreditava em todos os lances! Driblador rápido e insinuante.
A fama desses jogadores chegou a São Paulo e Rio. Palmeiras, Fluminense e Vasco fizeram de tudo para contratá-los! Tesourinha, um dos craques da História do futebol brasileiro, acabou indo mesmo para São Januário onde foi campeão carioca em 1949 e 50. Nena, para a Portuguesa. Carlitos teve proposta mas jamais aceitou qualquer possibilidade de deixar o Inter!
Em 1945, seu gol mais famoso! O gol do "Plano Inclinado"! Era um jogo contra o Cruzeiro de Porto Alegre, que vencia por 3x2, no antigo Estádio dos Eucaliptos. Tesourinha fez um lançamento alto para a área adversária. O zagueiro cortou mal, para trás, encobrindo seu goleiro. A bola sobraria limpa para Carlitos que acabou correndo mais que a bola que acabou subindo mais do que previu. Carlitos parou quase na linha do gol, viu a bola descer atrás de si e jogou seu corpo para trás, fazendo um movimento elástico impressionante. A bola bateu no seu rosto e morreu mansamente no fundo do gol! Épico! O jogo terminou empatado em 4x4 e o gol entrou para a História!
Ainda serviu a Seleção Gaúcha por 11 anos, entre 1939 e 50. Em 20 jogos, fez 17 gols! Os campeonatos brasileiros de seleções eram bem populares mas Carlitos não conquistou nenhum.
Decidiu encerrar a carreira aos 30 anos. Dizia que estava cansado. Seus joelhos doíam e, enquanto jogava, também trabalhava na Companhia Geral de Acessórios, do governo do Rio Grande do Sul, onde se aposentou em 1971. Era tão apaixonado pelo Inter que colocou o nome de seus três filhos com as iniciais do clube: Ivan, Iran e Irany!
Quando o Inter se despediu dos Eucaliptos em 1969, lá estava com Tesourinha para a cerimônia de retirada das redes das traves. O Beira-Rio estava pronto!
Aqui abaixo, ao lado da famosa foto do "Plano Inclinado" e em seguida, presente em um treino da equipe principal nos anos 1990.
Excelente matéria do Carlitos, a maior lenda do futebol gaúcho. O caso do joelho operado foi icônico, pois entrou em campo mancando e ainda marcou um gol. Grande artilherio e grande COLORADO; do tipo que não existe mais no futebol mundial.
ResponderExcluirObrigado, Osmar por homenagear o Carlitos e o meu INTER, Campeão de Tudo e o maior do sul!
Saudações COLORADAS!!!
Bom vê-lo por aqui meu amigo! Precisamos resgatar o verdadeiro futebol brasileiro! Carlitos faz parte disso! Grande abraço!
ExcluirMuito legal ! Parabéns pela matéria ! Sds Coloradas !
ResponderExcluirBeleza, Mr. Unknown! Deixe seu nome! Rsrsrs Grande abraço
ResponderExcluir