Todavia, Alex Ferguson é muito mais do que um simples técnico de futebol. Tudo bem que este título de "Sir" é meio brega pra nós, tupiniquins, mas a Rainha não o concede a qualquer um, ainda mais para um esportista, nascido em um país que, cada vez mais, caminha para autonomia total em relação ao Reino Unido: a Escócia!
Ferguson foi um atacante razoável de times medianos escoceses e do grande Glasgow Rangers, sua melhor fase como jogador.
Em 1968, no Rangers |
Em 1992 |
O Manchester Utd só havia vencido 7 campeonatos ingleses e estava em crise, sem ganhar nada há 19 anos! Suas estrelas, Bryan Robson, do English Team e Norman Whiteside, da Irlanda do Norte, eram recolhidos das sarjetas da cidade, totalmente bêbados!
O mais impressionante é que Ferguson só conquistou seu primeiro título 5 anos após a sua contratação: o campeonato inglês de 1990/91. Que paciência britânica! Aí não parou mais!
Em 27 anos, 38 títulos! Até então, o Manchester tinha 23. Campeonatos Ingleses, Copas da Inglaterra, Champions League, Supercopa, Recopa, UEFA disso, UEFA daquilo, Mundiais Interclubes. Hoje, o Manchester é o clube de maior número de conquistas da Inglaterra, bate o Liverpool no Inglês (20 a 18) e é o terceiro clube de maior arrecadação no mundo, perdendo apenas para Real Madrid e Barcelona.
Foram 1498 jogos com impressionantes 894 vitórias (quase 60%), 337 empates e 267 derrotas. Faltam apenas 2 partidas para sua aposentadoria e completar 1500 jogos no comando da equipe, celebrando mais um título inglês, conquistado com 4 rodadas de antecipação. Um recorde mundial, aos 71 anos.
Em 2013 |
Há alguns anos, o estádio de Old Trafford, o "Teatro dos Sonhos", já havia homenageado com estátuas em suas entradas, o trio de ouro, o inglês Bobby Charlton, o escocês Dennis Law e o norte-irlandês George Best, além de Matt Dusby, técnico que comandou o time durante 24 anos, entre 1945 e 1969. Quando Ferguson o ultrapassou, lá estava a nova estátua!
Imortalizado em Old Trafford |
Que os Deuses do Futebol tratem de imortalizar sua trajetória não somente de técnico mas de alguém que demonstrou amor e profissionalismo ao mesmo tempo, na mesma medida, ao mesmo clube, durante 27 anos! Um exemplo!
Consultas: Wikipedia, O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário