sexta-feira, 10 de maio de 2013

SIR FERGUSON

Voltando ao Futebol. É. Aquele de dentro do campo, mesmo que falemos de alguém que fica logo ali, depois da linha lateral.
Todavia, Alex Ferguson é muito mais do que um simples técnico de futebol. Tudo bem que este título de "Sir" é meio brega pra nós, tupiniquins, mas a Rainha não o concede a qualquer um, ainda mais para um esportista, nascido em um país que, cada vez mais, caminha para autonomia total em relação ao Reino Unido: a Escócia!
Ferguson foi um atacante razoável de times medianos escoceses e do grande Glasgow Rangers, sua melhor fase como jogador.
Em 1968, no Rangers
Encerrada a carreira dentro do campo, passou a técnico do mediano Aberdeen, onde conquistou 3 campeonatos escoceses e 3 Copas da Escócia, entre 1978 a 1986. Contratado, então, neste período, para ser auxiliar do lendário técnico da seleção escocesa, Jock Stein, ajudando-o a revelar jogadores importantes como Rough, Strachan, Souness, Archibald e McLeish. Se classificaram para a Copa de 86 no ano anterior, quando Stein sofreu ataque cardíaco logo após a dramática partida contra a Austrália, na repescagem das Eliminatórias, e não resistiu. Lá se foi Ferguson, aos 45 anos, como técnico da Escócia na Copa do México mas no sorteio, caiu no Grupo da Morte. Perdeu para Dinamarca (0x1) e Alemanha (1x2). Empatou com o Uruguai (0x0). Eliminado na 1a, fase.

Em 1992
Aí começou a saga de Ferguson, contratado para dirigir o Manchester United, em 1986, logo após a Copa. É. Você leu certo. 1986!
O Manchester Utd só havia vencido 7 campeonatos ingleses e estava em crise, sem ganhar nada há 19 anos! Suas estrelas, Bryan Robson, do English Team e Norman Whiteside, da Irlanda do Norte, eram recolhidos das sarjetas da cidade, totalmente bêbados!
O mais impressionante é que Ferguson só conquistou seu primeiro título 5 anos após a sua contratação: o campeonato inglês de 1990/91. Que paciência britânica! Aí não parou mais!
Em 27 anos, 38 títulos! Até então, o Manchester tinha 23. Campeonatos Ingleses, Copas da Inglaterra, Champions League, Supercopa, Recopa, UEFA disso, UEFA daquilo, Mundiais Interclubes. Hoje, o Manchester é o clube de maior número de conquistas da Inglaterra, bate o Liverpool no Inglês (20 a 18) e é o terceiro clube de maior arrecadação no mundo, perdendo apenas para Real Madrid e Barcelona.
Foram 1498 jogos com impressionantes 894 vitórias (quase 60%), 337 empates e 267 derrotas. Faltam apenas 2 partidas para sua aposentadoria e completar 1500 jogos no comando da equipe, celebrando mais um título inglês, conquistado com 4 rodadas de antecipação. Um recorde mundial, aos 71 anos.

Em 2013
Revelou jogadores como Gary Neville, Ryan Giggs, Teddy Sheringham, David Beckham, Paul Scholes, Wayne Rooney, Rio Ferdinand, Roy Keane, Dwight Yorke, Andy Cole, Dennis Irving, além de ter indicado todas as contratações de Peter Schmeichel, Fabian Barthez, Edwin Van der Sar, Cristiano Ronaldo, Japp Stam, Patrick Evra, Carlos Tevez, Ole Gunnar Solksjaer, Eric Cantona, Ruud Van Nistelrooy, Chicharito Hernandez, Diego Forlán, entre tantos outros!

Há alguns anos, o estádio de Old Trafford, o "Teatro dos Sonhos", já havia homenageado com estátuas em suas entradas, o trio de ouro, o inglês Bobby Charlton, o escocês Dennis Law e o norte-irlandês George Best, além de Matt Dusby, técnico que comandou o time durante 24 anos, entre 1945 e 1969. Quando Ferguson o ultrapassou, lá estava a nova estátua!
Imortalizado em Old Trafford


Que os Deuses do Futebol tratem de imortalizar sua trajetória não somente de técnico mas de alguém que demonstrou amor e profissionalismo ao mesmo tempo, na mesma medida, ao mesmo clube, durante 27 anos! Um exemplo!







Consultas: Wikipedia, O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário