terça-feira, 28 de maio de 2013

TUDO O QUE NEYMAR PRECISA SABER SOBRE O BARCELONA

Vestir a camisa do Barcelona é mais do que jogar em um time de futebol.

É o que diz seu lema "Més que un club!" Está desenhado, de forma gigantesca, na pintura das cadeiras em um dos níveis da plateia do estádio. Veja aí na foto! Em bom catalão, significa "Mais que um clube". Durante os 40 anos de ditadura sanguinária de Francisco Franco no governo espanhol (finalizada com sua morte em 1975), as vitórias e conquistas do FC Barcelona serviam como protesto ao regime de assassinatos e toques de recolher, sendo o pretexto ideal para, disfarçadamente, fazer tremular a bandeira da Catalunha. Tempos difíceis em que até o idioma catalão era proibido!

O Camp Nou ou Nou Camp é atualmente o maior estádio da Europa, com capacidade para 105.000 torcedores. Ao lado, o clube mantém outro estádio para 35.000, onde joga o Barcelona B, de jovens e juniores, na série B do campeonato espanhol. O Museu é extraordinariamente espetacular! São 3 andares inesquecíveis para quem gosta de futebol, com sala de troféus informatizada, atrações em multimídia, filmes e interatividade total. As filas intermináveis de fãs e curiosos na sua entrada são a maior comprovação disso.

O Barcelona tem a segunda maior receita com futebol no mundo, atrás apenas do Real Madrid, seu maior rival, e na frente de Manchester United, Chelsea, Liverpool, Bayern Munich, Milan, Internazionale e Juventus. São 114 anos de História!

Não há absolutamente nenhum jogo em que o estádio não esteja com a sua capacidade esgotada, seja pela Liga dos Campeões da Europa, Campeonato Espanhol, Copa do Rei ou com a apresentação de alguma contratação bombástica! São 250 mil sócios-torcedores com pagamento em dia. Todos os ingressos vendidos com um ano de antecedência.

Grandes jogadores brasileiros fizeram sucesso com a camisa blau grana (azul-grená, em catalão): Evaristo de Macedo, Romário, Ronaldo (quando ainda era o Fenômeno e não o Fofômeno), Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho (no auge).

A cidade de Barcelona é indiscutivelmente uma das mais bonitas e progressistas de toda a Europa. Com a brisa do Mediterrâneo, estão a tradição inovadora de Gaudi e Miró, do Palácio Nacional da Catalunha, do Bairro Gótico, Example, das Colinas de Montjuich, Las Ramblas, o Port Vell e o grande (este sim) legado das Olimpiadas de 92, Barceloneta, lugar degradado que ressurgiu com praia construída e um dos ambientes mais acolhedores da cidade. Povo hospitaleiro e simpático que respira o futebol, aquele bem jogado por Zamora, Kubala, Cruyff, Koeman, Laudrup, Guardiola, Stoichkov, Rijkaard, De Boer, Deco, Figo, Zubizarreta e agora, por Messi, Iniesta, Xavi e Puyol.

Vê se te orienta Neymar! Saiba onde estará pisando! Que as lágrimas de Brasília te inspirem! Futebol, sabemos que tem! Para de se jogar dentro de campo e fora dele, faça menos comerciais, pegue as menininhas e depois saiba "sair fora". Gente muito boa como Roberto Dinamite, Maradona (é, Maradona) e Riquelme, por lá, fracassaram. A linha entre sucesso e fracasso é bem tênue. Torcemos por você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário