quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A CORAGEM DO FURACÃO

Em maio, postei em 3 partes, um pouco da história da formação do futebol no Brasil, minha opinião sobre campeonatos estaduais e algumas sugestões de como amenizar o problema do calendário.
Estão aqui:
Parte 1: http://futblogdosamigos.blogspot.com.br/2013/05/por-que-te-los-por-que-nao-te-los-parte.html

Parte 2: http://futblogdosamigos.blogspot.com.br/2013/05/por-que-te-los-por-que-nao-te-los-parte_21.html

Parte 3: http://futblogdosamigos.blogspot.com.br/2013/05/por-que-te-los-por-que-nao-te-los-parte_24.html

Quando as escrevi, já sabia que o Atlético-PR havia inovado mas esperei um pouco para comentar. O clube largou o campeonato paranaense para fazer uma pré-temporada decente, como os grandes clubes europeus, de 45 dias, 30 a mais do que todos os grandes do Brasil. Tudo bem que tal atitude parece ter sido tomada em decorrência da falta de acordo com a Rede Globo na transmissão de seus jogos na disputa estadual. Decidiram participar com sua equipe sub-23, comandados pelo coordenador técnico Artur Bernardes e que ainda tinha o atual titular da lateral direita, Leo e o meia-atacante Zezinho, ex-Juventude, que chegou a ter status de grande promessa, quando estava na seleção sub-17, há cinco anos. Suas partidas foram transmitidas somente para canal fechado de sócios, sempre à tarde, no tal do Eco Estádio, que não tem iluminação artificial e já havia sido usado no ano passado nas partidas da série B do Brasileirão. E não fizeram feio, mesmo sabendo que enfrentaram Arapongas, Pato Branco, além de Londrina e Paraná. Vice-campeões atrás apenas do Coritiba.

A pré-temporada foi feita no seu Centro de Treinamento do Caju, em Curitiba, após reapresentação no início de janeiro. 30 dias treinando e amistosos locais. Vejam aí se o CT é bom:

Ao entrar fevereiro, de 2 a 12, disputaram a Copa Marbella, em Málaga, Espanha, contra equipes do Leste Europeu que sempre ficam inativas nesta época do ano, com seus campeonatos paralisados devido ao inverno rigoroso. Dínamo Kiev (Ucrânia), Rubin Kazan (Rússia), Dínamo Bucareste (Romênia), Dinamo Kutaisi (Geórgia), Ludogorets Razgad (Bulgária). Mesmo sem ser o mais importante, o resultado: Campeão com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Sempre lembrando que, dos dias 8 a 12 deste citado mês, outros "craques" desfilavam suas habilidades nas "avenidas" do Carnaval no Brasil! Ah...o Carnaval!
Estádio da Copa Marbella
Os primeiros resultados no Brasileirão não foram bons mas as fases preliminares da Copa do Brasil foram superadas, inicialmente pelo time sub-23. O técnico Ricardo Drubscky acabou trocado por Vagner Mancini. O time engrenou. Decretou a primeira derrota do Atlético-MG no Novo Independência (2x1, de virada) e acabou com invencibilidade de 8 partidas do, até então, líder Botafogo (2x0) e, devagarinho, entrou no G4 ! Bom goleiro, laterais rápidos, zaga experiente, meio campo pegador, bons atacantes e o highlander Paulo Baier! Não é um time favorito para ser campeão mas vai brigar para se manter onde já está! E acabou de eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil, chegando às quartas-de-final, muito provavelmente contra o Internacional.

Parabéns ao Clube Atlético Paranaense! Existe luz no fim do túnel e mostra aos "professores e doutores" do futebol brasileiro o que é planejamento sério, ousadia e inovação, conhecendo suas restrições técnicas, financeiras e jurídicas e, sobretudo, dando um definitivo recado à mídia e à federações "sanguessugas" que insistem em querer controlar o que não podem: os interesses de quem lhe dá audiência e representação, respectivamente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário