quarta-feira, 14 de agosto de 2013

MÁRIO SÉRGIO PONTES DE PAIVA

"O comentarista Calibre 44 ! "

Era assim que o folclórico narrador Silvio Luiz anunciava seu principal parceiro nas transmissões da TV Bandeirantes, na década de 90, quando o habilidoso, genial, indisciplinado e temperamental Mário Sérgio encerrou a carreira de jogador e deu seus primeiros passos na televisão, ao mesmo tempo em que também virou técnico. Nesta época, ele inventou uma expressão muito usada atualmente por comentaristas, técnicos e torcedores: "O time X está começando a gostar do jogo".

  E por que "calibre 44"? Quando jogava no São Paulo, em 1981, perdeu para o São José por 1x0, em São José dos Campos, no 1o. jogo da decisão do 2o. turno do Paulistão. Na saída do estádio, o ônibus do time foi apedrejado pela torcida local que cercava o veículo. Mário Sérgio sacou seu revólver e, pela janela, esvaziou o cartucho, dando vários tiros para o alto. Os torcedores sumiram "rápido como quem rouba" (da minha professora de redação Maria Emília). Mais tarde, Mário afirmou que as balas eram de festim e se disse arrependido. Na partida de volta, o placar do Morumbi anunciava "no. 11 Mário Sérgio, o Rei do Gatilho". Alvoroço total. O São Paulo foi bicampeão paulista neste ano.

Mário Sérgio, o Renegado Rei do Gatilho! Carioca, nascido em 7 de setembro de 1950, foi revelado pelo Flamengo. Não teve chances. Negociado com o Vitória-BA, onde jogou de 1971 a 1974, junto com o baixinho Osni e André Catimba (que entraria para a história em 77, quando marcou, pelo Grêmio, o gol que interrompeu 8 Gauchões conquistados pelo Inter). Em 1975, Francisco Horta o trouxe de volta ao Rio para fazer parte da 1a. versão da "Máquina Tricolor", com Rivelino, Paulo César, Gil, Manfrini e Edinho. Criador dos famosos "troca-troca", Horta mandou acabou negociando-o com o Botafogo, onde jogou de 76 a 79, fazendo parte do chamado "time do camburão", apelido dado pelo botafoguense jornalista Roberto Porto. Ele justifica: "um time que tinha Dé, Mário Sérgio, Renê, Paulo César, Perivaldo e Nilson Dias... todos com a chave da cadeia!" Após ter sido campeão em 75 no Fluminense, foi em 1979, no Internacional, sua grande conquista: campeão brasileiro invicto. Depois, bicampeão paulista com o São Paulo (80/81),  mais dois anos na Ponte Preta, a Copa Intercontinental em 1983 pelo Grêmio contra o Hamburgo e em 1984, no Palmeiras, o famoso caso de doping, ainda mal explicado. Encerrou a carreira no Bahia em 1987, após rápida passagem pela Suíça.

Vesgo era seu apelido. Muito antes de Ronaldinho Gaúcho, já fazia lançamentos e passes olhando para um lado e jogando a bola pro outro.

Atuou 8 vezes pela Seleção Brasileira. A mais importante em um amistoso contra a Alemanha no Maracanã, às vésperas da Copa de 82, vencido pelo Brasil por 1x0, gol de Júnior, quando 8 titulares eram do Flamengo. Ficou com a grande mágoa de Telê Santana, ao ser preterido por Dirceu, na convocação final.


Foi técnico de vários clubes, entre os quais Corinthians e Internacional, mais de uma vez, sem grandes conquistas. Como comentarista, continuou sua carreira polêmica, sempre com críticas ácidas, em especial, ao seu grande desafeto: Dunga! Na Copa de 90, dizia que futebol não era para ser jogado "com a bunda no chão.", em referência à quantidade de "carrinhos" dada pelo volante! Recentemente, se envolveu em uma discussão, ao vivo, com o jornalista Rodrigo Bueno, na Fox, acusando-o de não entender de táticas do futebol porque nunca havia trabalhado dentro do campo! Lamentável! O Rei do Gatilho nunca perde a pose!

Mini documentário, de 1982, antes de ser cortado por Telê na convocação para Copa de 82, sobre a carreira de Mário Sérgio, por ele mesmo:

E algumas fotos:

   
                                          Botafogo 77: Zé Carlos, Osmar, Perivaldo, Odélio (?), Carbone e Rodrigues Neto. Gil, Paulo César, Dé, Nilson Dias e Mário Sérgio.



Inter 79: João Carlos, Benitez, Mauro Pastor, Falcão, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro. Waldomiro, Jair, Bira, Batista e Mário Sérgio.




São Paulo 81:
Valdir Peres,Getúlio, Oscar, Dario Pereyra, Almir e Marinho Chagas. Paulo César, Renato, Serginho, Éverton e Zé Sérgio.



Grêmio 83:
Paulo Roberto, Mazaropi, Baidek, China, Paulo César e De Leon. Renato, Oswaldo, Tarciso, Paulo César Caju e Mário Sérgio.

2 comentários:

  1. SOBRE O JOVEM TALENTOSO NEYMAR E O VISÍVEL SONHO COLETIVO DE TODOS!!!!
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------
    LAMENTÁVEL O ACONTECIDO COM O JOVEM E TALENTOSO JOGADOR NEYMAR. SUPONHO TER EXPERIMENTADO MUITA DOR . INADMISSÍVEL QUE O ATO COMETIDO PELO JOGADOR COLOMBIANO NÃO TENHA RECEBIDO AO MENOS UM CARTÃO e o nosso zagueiro Thiago Silva ganhe um amarelo por algo tão menor(...). TORÇO PARA QUE OS CUIDADOS MÉDICOS SEJAM EXEMPLARES E DEVIDOS E O CUREM EM DEFINITIVO, AFINAL AINDA MUITO JOVEM, HABILIDOSO, E COM ANOS DE CARREIRA PELA FRENTE.
    E QUE O MÉDICO MAIOR DE TODOS OS MÉDICOS, DE NOSSOS CORPOS E ALMA, DEUS , O AJUDE E LHE DÊ ALENTO E CONFORTO, O CARINHO DOS COMPANHEIROS DO GRUPO , DE TODA A COMISSÃO BRASILEIRA , SEI QUE TERÁ E MERECE TÊ-LO!
    --------------------------------------------------------------------------------------------------
    ESPERO QUE TODOS OS JOGADORES BRASILEIROS DESTA SELEÇÃO, COMO SEMPRE DIGO E REPITO : VALOROSOS - TODOS – ESQUEÇAM OS IDIOTAS E “COMENTARISTAS-TORCEDORES/SIMPATIZANTES”, TENDENCIOSOS E/OU CLUBISTAS ( curioso , há programas em que grandes nomes de jogadores ESTRANGEIROS tenham uma visão bem mais positiva de toda a nossa seleção, eu disse de toda a seleção e jogadores,inclusive sobre Fred, que apontam ter feito brilhante Copa das Confederações e hoje não por individualismos e falta de suporte em chegadas de boas bolas..., mas, em nosso país não,há tantos “clubistas” anti- éticos que não trazem/fazem propositalmente uma leitura devida e enchem o saco...) . ENFIM, VALOROSOS JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA, CAMINHEM BRIOSOS, FOCADOS, DIGNOS, E DEEM O SEU MELHOR NOS JOGOS QUE VIRÃO, PORQUE O GRUPO MERECE, OS 23 ESCOLHIDOS MERECEM , ASSIM COMO PRESENTEIEM AO JOVEM HABILIDOSO NEYMAR POR ESTE TÍTULO, POIS TODOS , TODOS, SÃO GRANDES MERECEDORES DE LEVANTAR ESTA TAÇA.
    ****ESTE SONHO É VISIVELMENTE UM SONHO COLETIVO!!!!!!! ***É VISÍVEL QUE ESTÃO DANDO TUDO DE SI POR ESTE MOMENTO.**************************** E SE NÃO GANHAREM, SAIBAM QUE FIZERAM BONITO, FIZERAM DE CORAÇÃO, SÓ OS CEGOS E ANTIPATRIOTAS RAIVOSOS ASSIM NÃO ENXERGARÃO E SE, SE, SE, ASSIM NÃO ENXERGAREM COMO DISSE O GRANDE RICA PERRONE : BOLA PARA FRENTE, CAMINHEM E DANE-SE A MÍDIA QUE FICARÁ A FALAR, DESMERECENDO O GRUPO, COMPARANDO-OS A OUTROS GRUPOS...ATITUDES/FALAS "CLICHÊS"... A CRITICAR ESTES OU AQUELES, POIS FALARÃO DO MESMO JEITO. ESQUEÇAM! ***********QUANTOS DESACREDITARAM E VOCÊS ESTÃO NA SEMI-FINAL! Cuidem bem e com carinho do jovem Neymar, na verdade um “mascote” talentoso entre todos vocês. Outras Copas virão e ele as fará(...) e terá sucesso.
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------
    BOA SORTE SELEÇÃO! BRIOS, FOCO, TRABALHO, COOPERAÇÃO MÚTUA, SEM INDIVIDUALISMOS, O QUE É DIFERENTE DE OPORTUNISMOS INTELIGENTES. DEIXEM A SOBERBA AOS JOGADORES, EX-JOGADORES, "ENTENDIDOS", QUE COMENTAM, AOS HOMENS DE MÍDIA TRAVESTIDOS DE PSEUDO-SABEDORIA E TANTA EMPÁFIA(...), Mario Sergio, por exemplo usa de muita empáfia, e clublismo também, bem diferente de ter personalidade, que seria mais leve e bacana( apesar de existirem os mais raivosos e destrutivos ainda).
    QUE AINDA POR CIMA ENDOSSAM OU DIZEM QUE A ARBITRAGEM ESTÁ AJUDANDO AO BRASIL(?????). ORA, CONVENHAMOS!!! FORÇA, JOVEM NEYMAR!! Mario Sergio sempre aparentou mau gênio e é clubista em suas apreciações, embora existam bem piores, mais hostis ainda, imagine então...mas sua hostilidade está no olhar,nem precisa falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela contribuição Vitor! ! Estamos torcendo pelo Brasil! Sempre! Grande abraço

      Excluir