sexta-feira, 25 de outubro de 2013

COMPRA-SE (OU VENDE-SE) UM PASSAPORTE

Ficheiro:Diego Costa - 01.jpgO sergipano Diego Costa é muito bom atacante aos 25 anos. Com 1,88 m, sabe fazer gol. É oportunista, rápido, habilidoso, bom chutador e cabeceador, bons passes (assistência é para basquete). Na temporada 2012/13, formou uma excelente dupla de ataque no Atlético de Madrid com o colombiano Falcão Garcia e levou os colchoneros ao 3o. lugar no campeonato espanhol; ou se preferir, ao título de campeão espanhol da 1a. divisão e meia. Marcou 20 gols, sendo superado somente por um tal de Messi e outro aí, Cristiano Ronaldo. Ou seja, foi o artilheiro da 1a. divisão e meia! Ainda está no mesmo Atlético para esta temporada, que fez grande esforço para mantê-lo. Se você não o conhece, aproveite agora. Assista!



Diego tem o mesmo histórico de outros tantos jogadores brasileiros que não tiveram portas abertas por aqui. Donato, Marcos Senna, Pepe, Deco, Hulk, Filipe Luis, Adriano (do Barcelona) são exemplos atuais. E o amigo leitor mais atento percebeu que os 4 primeiros desta lista se naturalizaram, ou seja, disputaram e disputam competições internacionais pelos novos países, Espanha e Portugal, no exemplo. Foi assim ainda com Ramos no Japão e Roger Carvalho na Polônia.

O fato é que Diego Costa já está naturalizado espanhol. Chegou na Europa, em Portugal, em 2006, pelo Sporting Braga e já no ano seguinte, estava no Atlético de Madrid. Rodou por Valladolid, Albacete, Celta e Rayo Vallecano. No ano passado, a naturalização saiu.

E Felipão de bobo não tem nada. Antes da Copa das Confederações, convocou Diego Costa para os amistosos contra a Itália e a Rússia. Jogou muito pouco tempo mas foi uma clara sinalização. E o técnico brasileiro já tinha experiência de sucesso quando levou Deco para jogar por Portugal.

Ao mesmo tempo, o técnico da seleção espanhola Vicente del Bosque sabe que tem um problema crônico de ataque no seu time. O brilhantismo no meio-campo de Iniesta, Xavi, Fábregas e David Silva não é repetido no ataque. Torres, Soldado e Negredo são atacantes medianos. Pedro e Navas brigam pela outra posição. Diego Costa é bem melhor que todos e o assédio espanhol é, portanto, justificável.

Com o anúncio de Diego para os amistosos do Brasil contra Honduras e Chile, no próximo mês, mesmo que provocado por um trote pelo telefone, Felipão deixa claro que pretende contar com o atacante.

Diego só não estará na convocação de Felipão para a Copa do Mundo em maio de 2014 se:

  • houver lesão séria;
  • não agradar nos dois próximos amistosos e no único que haverá no ano que vem antes da Copa, fazendo muita besteira em campo, o que, sinceramente, considero improvável;
  • incentivo$ da Real Federação E$panhola de Futebol, para que seu passaporte espanhol receba o carimbo da Polícia Federal Brasileira, em junho de 2014.

O resto é fofoca de revista de novela!

2 comentários:

  1. Para mim, jogador na dúvida é jogador barrado!!!!! Vá para a Espanha!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eh! Eh! Saiu hoje em O Globo, que ele já tomou a decisão mas ainda não divulgou! Lembre-se dos incentivo$ e$panhoi$!!! Abraço

    ResponderExcluir