segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SÓ PODE HAVER UM

Ibrahimovic ou Cristiano Ronaldo?

Somente um deles estará aqui no Brasil no ano que vem! Pena! O português está atualmente em seu melhor momento no futebol aos 28 anos, comandando o Real Madrid, tendo acabado de bater o recorde de gols por sua seleção que era de ninguém menos que Eusébio, o maior jogador luso da história. O sueco, mesmo aos 32, foi a principal contratação do Paris Saint-Germain na temporada passada e não decepcionou: levou a equipe parisiense ao título nacional após longa espera e foi o artilheiro do certame. Coleciona polêmicas, brigas, "disse-me-disse" mas sempre foi goleador por onde passou, com destaque para Barcelona, Internazionale e Milan, gigantes do futebol. Comparando-se os times, Portugal é melhor, com Moutinho (Monaco) e o super tatuado Meirelles (Fenerbahce) no meio-campo, Nani (Manchester Utd.) voltando à forma no ataque, Coentrão (Real Madrid) na lateral-esquerda e o ex-brasileiro Pepe (Real Madrid), que decidiu parar de bater e jogar futebol. Os companheiros de Ibra são aqueles mesmos de sempre cujos nomes terminam em "sson" e "berg". Sem Portugal , a grande colônia no Brasil ficará mais triste. Do contrário, não teremos a torcida sueca... a feminina, claro!!!

E por que o futebol terá que fazer esta escolha? Porque o fatídico sorteio da FIFA leva em consideração o seu ranking maluco. Assim, as oito seleções classificadas para a repescagem europeia foram divididas em dois blocos: as quatro primeiras e as quatro últimas. O sorteio (ou "azareio") seguiu este frio critério:
Bloco A: Portugal (14o.) - Grécia (15o.) - Croácia (18o.) - Ucrânia (20o.)
Bloco B: França (21o.) - Suécia (25o.) - Romênia (29o.) - Islândia (46o.)

Além de Suécia x Portugal (com decisão em Estocolmo), os demais confrontos ficaram assim definidos:


  • França x Ucrânia (decisão em Paris) - O time de Ribéry (Bayern Munich) e Benzema (Real Madrid) é franco (sem trocadilho!) favorito. Se o técnico Didier Deschamps (campeão como jogador em 98) conseguir trazer o meiocampista Nasri (Manchester City), ficara ainda mais fácil. E tomara que não se utilize de artifícios vergonhosos como a mão de Henry, que o classificou na repescagem para 2010, contra a Irlanda! Com a aposentadoria do craque Shevchenko, a Ucrânia de hoje é um país de belas mulheres!


  • Romênia x Grécia (decisão em Bucareste) - Taí um confronto insosso! Depois de Hagi, comandante da bela campanha em 94, a Romênia nunca mais teve boas gerações. Apenas bons jogadores como Mutu e Shivu. A Grécia, "zebraça-aça-aça" campeã da Euro 2004 e que disputou sua primeira Copa em 2010, joga futebol medíocre com destaque (?) para o atacante trombador Samaras, do Celtic (Escócia). O resto são os "papadopoulos" da vida! Leve favoritismo para o time de Conde Drácula, de mais tradição em disputa de Copas do Mundo!


  • Croácia x Islândia (decisão em Zagreb) - Em sua primeira Copa, os croatas fizeram bonito em 98, quando eliminaram a Alemanha nas quartas, venceram a Holanda na decisão do 3o.lugar e ainda fizeram o artilheiro do torneio (Suker). E foi só. Apesar, hoje, do excelente Modric (Real Madrid, ufa!), o time carece do brilhantismo da geração de Prosinecki, Boban e Jarni. Mesmo assim, é favorito contra os novos vikings do futebol que ficaram famosos na última temporada por divulgar, via youtube, todas aquelas dancinhas de comemoração de gols! Seu jogador mais famoso foi (ainda é) Gudjohnsen, que jogou, com sucesso, no Barcelona, Chelsea, PSV Eindhoven e Tottenham. Hoje, com 35 anos, ainda joga no Brugge, da Bélgica, e não sabe se disputará esta repescagem. Até a cantora Björk, sua conterrânea, já entrou na luta para convencê-lo a jogar!

A reta final! Em 30 dias, tudo se define! No próximo post sobre a Copa, o inicio da série "Pena! Não Ganharam!", com o sempre enfadonho "maracanazo"! Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário