quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DENTRO DE CAMPO, TUDO QUASE PRONTO



Já sabemos que, fora do campo, a Copa do Mundo no Brasil é um dos maiores roubos aos cofres públicos. Estamos fartos de saber disso. É vergonhoso!

Concentremo-nos, então, no que pode acontecer dentro do campo. E após a última rodada dos grupos da Europa, América do Sul e Concacaf, já são 21, os países classificados. Ainda restam 11 vagas.

E a partir de hoje, este blog terá periodicamente, postagens sobre o preenchimento das últimas vagas, o início da série "Pena! Não Ganharam!", o sorteio dos grupos no próximo dia 6/12, jogadores que se destacam em clubes mas que não estarão na Copa, enfim, aperitivos para curtir o grande barato que é uma Copa do Mundo!

Quando a Copa das Confederações terminou em junho passado, postei aqui comentários sobre o que poderia acontecer em termos de classificação para a Copa, apontando algumas apostas para o ano que vem. Confira aqui: http://futblogdosamigos.blogspot.com.br/2013/06/felipao-acorda-o-gigante.html .

Dos países que citei neste post, apenas a França de Ribéry e Benzema,  por enquanto, não garantiu vaga. Terá que buscá-la na repescagem, onde poderá enfrentar Croácia (do excelente Modric, do Real Madrid) ou Ucrânia ou Grécia (ambos fracos) ou... Portugal, de Cristiano Ronaldo! O sorteio definirá, no próximo dia 21, os adversários deste grupo contra Suécia (do craque Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain), da tradicional Romênia e da surpreendente Islândia. É! Não é só da cantora Björk que os vikings de Reikjavik podem passar a ser mais conhecidos!!

Na Concacaf, EUA e Costa Rica já estavam classificados. Honduras confirmou. E o México de "Chicharito" Hernández, do Manchester United, teve que contar com o "Sobrenatural de Almeida" para ir à repescagem contra a Nova Zelândia, mesmo perdendo para a Costa Rica por 2x1, em San José. O Panamá jogava em casa contra os EUA e vencia por 2x1, garantindo vaga na repescagem, eliminando os mexicanos. Mas aos 46 e 48 minutos do segundo tempo, os yankees treinados por Jurgen Klinsmann viraram o jogo. Inacreditável! Também no futebol, os EUA são os melhores "muy" amigos do México!

Na América do Sul, o Uruguai venceu os reservas da Argentina por 3x2 no Centenário mas não foi suficiente para se livrar da repescagem. No saldo de gols, o Equador ficou com a 4a. vaga, mesmo perdendo para o Chile, já classificado, em Santiago, por 2x1. Será a quarta repescagem seguida da Celeste. Nas outras 3, venceu 2 (Austrália e Costa Rica) e perdeu outra para a mesma Austrália. Cá entre nós, se não ganhar da Jordânia, vai aparecer black block em Montevideo exigindo a volta da Província Cisplatina!

Na África, a grande surpresa foi a goleada avalassadora de Gana, em casa, sobre o sempre favorito e maior campeão do continente, o Egito: 6x1. Nem colocando as múmias em campo! A atual campeã africana Nigéria venceu a Etiópia em Addis Abeba (2x1) e somente uma zebra lhe tira a vaga, jogando em casa. A surpreendente Burkina Faso venceu a Argélia (3x2) em Ouagadougou (O que? Vc não conhecia a capital de Burkina Faso? Não acredito!) e como vale o critério de gol fora de casa, os argelinos podem garantir a vaga com um simples 1x0. Equilíbrio mesmo está entre Tunísia e Camarões, onde o empate de 0x0 em Túnis deixa o confronto aberto. A expectativa é se o camaronês Eto`o vai mesmo desistir da sua seleção na hora do "vamos ver"!

Parcial dos classificados (21):
Europa: Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Rússia, Suíça e Bósnia
América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia. Chile e Equador
Ásia: Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália (desde 2009, disputa eliminatórias pela Ásia)
Concacaf: EUA, Costa Rica e Honduras.

No próximo post sobre a Copa do Mundo, o assunto será os "cabeças-de-chave" dos grupos da Copa, o sorteio da repescagem europeia e alguns jogadores famosos que não virão ao Brasil!

E você? Esperando se será sorteado para comprar os ingressos?
Eu também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário