terça-feira, 8 de julho de 2014

DIA 27: A LIÇÃO

Tenho certeza que a perplexidade tomou conta de todos os que estavam no Mineirão e aos que assistiram pela TV. A pior derrota do Brasil, não somente em Copas, mas em toda a sua centenária história, deve ser encarada como ponto de partida para alguma coisa que transcenda os limites do futebol, utilizando a paixão que desperta no nosso povo para corrigir muitas coisas ruins que nos afligem há mais de 500 anos!

Apesar de reconhecer que com bom humor pode-se levar melhor a vida, li muitas piadas infames e depoimentos absurdos nas redes sociais em relação a jogadores, clubes, técnicos como se fossem mais culpados do que as pessoas que comandam o futebol brasileiro. E das mídias que as apoiam. Prefiro acreditar que seus autores não tenham entendido o real significado desta derrota, utilizando-se do sarcasmo e do eterno vício brasileiro em caçar bruxas. Entre as poucas, sensatas e bem articuladas opiniões, está a que transcrevo abaixo cujo autor é o meu amigo Ricardo Ribeiro, flamenguista, fazendo sucesso, tendo sido compartilhado por várias pessoas. Parabenizo-o pela síntese e pela analogia entre países cuja distância só era curta no futebol, embora um tenha mais Copas que o outro!

Vamos ao texto!

"Isso representa mais que um simples jogo! Representa a vitória da competência sobre a malandragem! Serve de exemplo para gerações de crianças que saberão que pra vencer na vida tem que "ralar", treinar, estudar! Acabar com essa história de jeitinho malandro do brasileiro, que ganha jogo com seu gingado, ganha dinheiro sem ser suado, vira presidente sem ter estudado! O grande legado desta copa é o exemplo para gerações do futuro! Que um país é feito por uma população honesta, trabalhadora, e não por uma população transformada em parasita por um governo que nos ensina a receber o alimento na boca e não a lutar para obtê-lo! A Alemanha ganha com maestria e merecimento! Que nos sirva de lição! Pátria amada Brasil tem que ser amada todos os dias, no nosso trabalho, no nosso estudo, na nossa honestidade! Amar a pátria em um jogo de futebol e no outro dia roubar o país num ato de corrupção, seja ele qual for, furando uma fila, sonegando impostos, matando, roubando! Que amor à pátria é este? Já chega!!! O Brasil cansou de ser traído por seu próprio povo! Que sirva de lição para que nos agigantemos para construir um país melhor! Educar nossos filhos pra uma geração de vergonha!??! Uma verdadeira nação se orgulha de seu povo, e não só de seu futebol!! "

Mesmo que a Alemanha vença esta Copa, ainda terá menos que o Brasil! Para o restante (e que restante)... a distância alemã não para de aumentar!

A menos que façamos alguma coisa não para ultrapassá-los, mas para deixarmos de viver em um país ultrapassado!

A Copa do Mundo de 2014 no Brasil continua! O Futblog dos Amigos também!



Parabéns Alemanha! Uma bela lição!


7 comentários:

  1. Para mim foi uma aula de malandragem a "estratégia de marketing" alemã executada com perfeição desde sua hospedagem descontraída no sul da Bahia, passando por visitas a comunidades carentes, angariando a simpatia popular com o uso da camisa rubro-negra e por último, com declarações do Löw, técnico alemão, de repúdio ao futebol faltoso de BRA x COL.
    Tudo isso provocou um lobby que garantiu uma arbitragem menos tolerante ao jogo de contenção do Brasil. Aí sim, com o talento dos alemães e a resignação da comissão técnica, o canarinho foi engolido pelo pastor alemão em 15 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sim, Adolfo! Some-se à competência alemã, a soberba e a falta de planejamento das pessoas que estavam à frente da comissão técnica e "cartolas", símbolos do atraso e de um tempo que, nós, brasileiros, precisamos nos livrar para sempre! Grande abraço!

      Excluir
  2. Belíssimo artigo do Ricardo Ribeiro!!!
    Sempre achei que o que mais falta ao futebol brasileiro é a humildade e sobra a soberba de achar que sempre é o maior e melhor! Pode ser inegável seu talento, mas há que respeitar o adversário, seja quem seja! Haja vista o que aconteceu nesse mesmo estádio com o hino nacional do Chile... e o castigo veio em troca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Luthor! Precisamos recomeçar! Ou melhor, ressuscitar! Abraço

      Excluir
  3. O Brasileiro em geral precisa parar com a mania de ainda se achar "o país do futebol". Não somos mais.... e tem muito tempo. Técnicos desatualizados, planejamento inexistente (ZERO...pra não dizer negativo), soberba ao extremo, Rede Globo sanguessuga, pirotecnia ao limite, craques (que só são craques aqui no Brasil...nossos jogadores modelo exportação são vão pra Ucrânia, Cazaquistão, Letônia, China...). Acorda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rafael! #somostodosholanda!!! Juntos com a Roberta De Roode!!! eh!eh! Abraço

      Excluir