sábado, 5 de julho de 2014

DIA 23: A TRADIÇÃO NAS SEMIFINAIS e A DESLEALDADE SULAMERICANA

Assisti à França e Alemanha em um restaurante de beira de estrada, a 500 metros do Castelão, em Fortaleza, onde o Brasil jogaria logo depois.A rodovia estava fechada num raio de 5 km. Ou se pega um ônibus em 5 pontos espalhados pela cidade, onde as filas e a espera são intermináveis, ou se caminha esses 5 km sob uma "senhora lua" ou se paga 10 reais para locais te levarem na garupa de uma bicicleta! Foi o que escolhemos! Portanto, não pudemos atender o chefe da quadrilha do governo que nos rouba há 12 anos, quando falou que era uma babaquice esse negócio de legado de mobilidade urbana, que o torcedor tinha que ir para jogo montado em camelo ou em jegue! Imediatamente antes do jogo começar, parou um ônibus com dezenas de torcedores colombianos, quase todos com famílias inteiras. Algumas musiquinhas brasileiras com rimas ricas e picantes foram puxadas mas nossos adversários suportaram bem e não reagiram! Ficaram na deles!

Legado de Mobilidade Urbana em Fortaleza: o bicitaxista, André Guerreiro e Eu!
E por que isso? Porque França x Alemanha, no Maracanã, que estava na TV do restaurante, foi muuuuito abaixo das expectativas. O tal horário das 13hs é ruim? É. Só que o jogo conseguiu ser ainda pior. O gol alemão que decidiu o jogo surgiu de falta inexistente de Pogba. Ao subir para marcar o gol, Hummels não fez falta, e seu cabeceio foi perfeito. A abertura do placar logo no início de qualquer jogo sugere que o time que está em desvantagem possa se reorganizar e lutar pelo empate, ainda mais em uma quarta-de-final de Copa do Mundo, com dois campeões em campo. Entretanto, a França foi muito tímida em sua reação e a Alemanha, bem pragmática, controlou o jogo e ainda teve as melhores chances de ampliar no segundo tempo. A França só ameaçou mesmo no último lance do jogo, já nos acréscimos, quando Benzema fez (a sua única) boa jogada e Neuer, com impressionante naturalidade, esticou o braço para desviar a bola que tinha endereço certo. O técnico francês Deschamps saiu satisfeito. Levou uma equipe meio desacreditada até onde planejou. Criou uma boa base para a Euro 2016, que acontecerá no seu país. A Alemanha leva sua força e tradição para a quarta semifinal consecutiva. Será essa a vez da geração lançada por Klinsmann em 2006?

Alemanha x França gol Hummels (Foto: Getty Images)
Hummels marca e leva a Alemanha à quarta semifinal consecutiva!

Thiago Silva e David Luiz passarão a jogar juntos no Paris SG, a partir de agosto. O time francês, desde que foi comprado por aquele magnata árabe, é bicampeão nacional e chegou 2 vezes nas quartas da Champions League. Agora, creio que será difícil este time tomar gol! Pela primeira vez, o Brasil vence um jogo de Copa com dois gols de seus zagueiros, que tiveram atuação perfeita, não somente pelos gols. Não perderam uma única jogada, a ponto de Julio César não praticar nenhuma defesa. A única bola chutada com perigo foi com o Cuadrado, logo após o primeiro gol brasileiro, que passou perto do gol. No mais, a Colômbia tocou bem a bola no meio-campo, sempre liderado pelo excelente James Rodrigues (artilheiro da Copa com 6 gols), correndo atrás do resultado mas esbarrou na excelente atuação da zaga e de Fernandinho, outro monstro! O primeiro tempo do Brasil foi o seu melhor da Copa. Além do gol, Ospina teve que fazer defesas em chutes de Hulk e Marcelo. O segundo só valeu pelo sensacional gol de falta de David Luiz. Estava atrás daquele gol na arquibancada superior, um pouco mais para esquerda, e quando a bola partiu tive aquela sensação de que entraria. Yepes fez gol corretamente anulado e o pênalti convertido pelo James deveria ter a cobrança anulada pela "Paradinha". Mas esse foi o menor dos erros do péssimo árbitro espanhol Carballo.


O Capitão Thiago Silva abre o placar! 
Ospina voa! Não deu! David Luiz começa a corrida para comemorar!
O "juizão" deu um cartão amarelo para Thiago Silva (que o tira da semifinal) porque deu uma trombada, sem maiores consequências, no goleiro Ospina, no momento de repor a bola em jogo. Não sei quantas foram, mas deve ter sido a partida com maior número de faltas da Copa, todas com a complacência de Carballo. E no fim do jogo, o drama de Neymar. O lateral Zuñiga apenas cumpriu a receita de deslealdade que é comum em qualquer confronto onde sulamericanos estejam em campo. Não adianta o colombiano afirmar em texto distribuído para a imprensa que não teve intenção de machucá-lo. Claro que teve! Neymar estava de costas e a bola, entre Neymar e Zuñiga. Neymar não é nenhum fantasma que possa ser atravessado! Contra o Chile, Neymar já havia sido atingido por Jara, Medel e Aranguiz antes dos 5 minutos iniciais. Não jogou mais. Ontem, ele tão pouco jogou bem e a entrada de Zuñiga, que o afasta da Copa, deve ser punida pela FIFA com o mesmo rigor utilizado com o vampirão uruguaio Suárez. E esse espanhol poderia ter voltado ao seu país junto com sua seleção. Nem falta foi marcada no lance de Neymar!

Zuñiga causou lesão que tirou Neymar da Copa
Ei, Zuñiga, Neymar não é fantasma! E aí FIFA???
Neymar machucado jogo Brasil x Colômbia (Foto: AP)
O Adeus à Copa! Esses maqueiros balançaram muito o Neymar...
O Brasil chega à semifinais contra a Alemanha sem seu melhor jogador e sem seu capitão na zaga. Dante deve entrar e Felipão deve promover a volta de Luiz Gustavo e manter Paulinho, que fez partida razoável, mas ainda longe daquele Paulinho da Copa das Confederações. Assim, Fred ficará ainda mais sozinho, e como é jogador de um toque só na bola, corre risco de continuar não tocando nela. Hulk só jogou bem o primeiro tempo, embora tenha sofrido a falta que originou o segundo gol. Maicon, mesmo meio gordo, é bem melhor que Daniel Alves. Marcelo fez sua melhor partida na Copa mas já tem novo problema: seu avô, que o criou e o incentivou a jogar futebol, faleceu nesta manhã de sábado. Era como pai! Que venha a Alemanha! E que os Deuses do Futebol reservem o melhor para o espetáculo e protejam o Grande André Guerreiro de qualquer mal súbito! Que agonia!!!

Obrigado, meu grande amigo, André Guerreiro! Te devo uma! Ainda mais porque "ensinamos" à torcida brasileira o que é entoar cânticos clássicos do Maracanã no Castelão!!! Eh!Eh!

Nenhum comentário:

Postar um comentário