quinta-feira, 17 de julho de 2014

TOTALMENTE COERENTE

gilmar
Gilmar "Sports" Rinaldi
A nomeação de Gilmar Rinaldi para novo coordenador de seleções é totalmente coerente com a mentalidade da CBF, nas pessoas de seus mandatários.

Antes da Copa das Confederações no ano passado, publiquei este post sobre a tal identidade perdida da Seleção Brasileira com seu torcedor. Relembre, clicando aqui: DAS FERAS DO SALDANHA AOS COADJUVANTES DA CBF

Desde que Ricardo Teixeira transformou a Seleção Brasileira em produto (caro) de prateleira, muitas convocações passaram a ser questionadas sob o ponto de vista de real merecimento, confiança de treinador, interesses comerciais contratuais e de empresários de jogadores. Essas dúvidas podem ter sido mais ou menos evidentes conforme o técnico mas pegavam carona em partidas amistosas marcadas contra adversários inexpressivos, sem nenhum benefício técnico. Quem não se lembra do "fenômeno" Evanílson, lateral-direito, convocado por Luxemburgo em 1999 e logo depois vendido para o Borussia Dortmund? Por falar em Luxemburgo, está desempregado...

O futebol brasileiro precisa de algo muito mais amplo para se consertar. Como bem falou o Paulo Vinicius Coelho, o PVC da ESPN Brasil, está mais que na hora de se convocar um congresso, um simpósio ou algo semelhante, promovido por gente séria, onde se possa discutir propostas de soluções para salvar nosso futebol de novas vergonhas a curto, médio e longo prazos. Adaptação ao calendário europeu (até a Argentina já fez isso, há muito tempo)? Fim dos estaduais? Fazer com que a Rede Globo apenas transmita os jogos e não seja acusada de interferir neles? A rica CBF deve ajudar os clubes na formação de jogadores? A eleição de seu presidente deve ser mesmo em colégio eleitoral onde as falidas federações - que recebem mesada da CBF - continuam com mais peso de votos que os clubes da 1a. divisão? Por que motivo clubes de outras divisões não podem votar? Aaah, seriam mais clubes que federações!!! De que têm medo os clubes (sobretudo os da 1a.divisão) para darem continuidade ao atraso? A nomeação de um novo técnico, brasileiro ou estrangeiro, e de suas convicções táticas e de métodos de treinamento, é questão ínfima diante desses e de outros tantos problemas.

Gilmar foi um bom goleiro de Internacional, São Paulo e Flamengo, ganhando medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 e foi um dos goleiros no Tetra em 1994. Sempre foi um jogador acima da média nos quesitos comunicação, simpatia e gentileza no trato com as pessoas. Ao se aposentar, virou empresário de jogadores, abrindo empresa denominada "Gilmar Sports", cujo cliente mais famoso era o "imperador" Adriano. Pouco antes, ocupou durante certo tempo, gerência de futebol no Flamengo na gestão do único presidente da história do clube que sofreu impeachment, Edmundo Silva, onde teve atritos com ninguém menos que Zico, de quem havia sido parceiro, via CFZ, exportando garotos quando estavam juntos no Japão. Saca só: Presidente do Fla sofre impeachment  . Edmundo, inclusive, cortou meu coração quando chorou no seu depoimento em Brasília, após ser acusado e, depois, preso, em 2003, por ter fraudado a Receita Federal e o INSS na "pequena" quantia de 1 bilhão (sim, bilhão) de reais.

Segundo meu amigo cruzeirense Gilberto Mayor, vale a pena acreditar pois é um sujeito sério e trabalhador. Já para o Blog do Paulinho, a nomeação de Gilmar é a "oficialização da malandragem". Paulinho ainda afirma que Alexandre Gallo, confirmado como coordenador das seleções de base, também se beneficia com negociações de jovens jogadores. Confira: CBF e Gilmar Rinaldi . Torço para que o Gilberto esteja certo e que este post vire motivo de galhofa no futuro.

E hoje, tentei entrar no site da empresa (www.gilmarsports.com.br). Está fora do ar. Em sua entrevista na "pobre" sede da CBF, pela manhã, Gilmar garantiu que seu foco será apenas a Seleção Brasileira e não será mais empresário de jogador. Nada de se licenciar da sua própria empresa. Acabou. Será mesmo? Gilmar será coordenador de seleções da CBF até se aposentar? Se acontecer algo errado e sair, digamos, daqui a dois anos, caso não ganhe a medalha de ouro em 2016, viverá do que? Dono de restaurante? Fazendeiro na gaúcha Erechim, sua terra natal? Fará concurso público? Se candidatará a deputado?

Ou será...empresário de jogador????

Nenhum comentário:

Postar um comentário