quarta-feira, 26 de junho de 2013

FANTASMAS, ARTILHEIROS E PITACOS

20130626-175006.jpgFred gol Brasil jogo Uruguai (Foto: Getty Images)Paulinho gol Brasil Uruguai (Foto: AFP)Paulinho gol Brasil Uruguai (Foto: Reuters)


Obviamente que eu não era nascido em 1950 e tinha apenas 3 anos em 1970. Foram dois jogos em Copas do Mundo entre Brasil e Uruguai que entraram para a história mas, claro, o primeiro sempre ganha contornos fantasmagóricos com toda aquela coisa do "maracanazo", Gigghia, Barbosa, uma "encheção de saco". Infelizmente, a segunda fica, por muitas vezes, abafada. E olha que foi uma semifinal, ganhamos bem por 3x1 e tínhamos Pelé, Rivelino, Gerson, Tostão...

Vi dois grandes e decisivos jogos, no ex-Maracanã, em que derrotamos os orientais. Em 1989, na decisão da Copa América, quando vencemos por 1x0 e conquistamos este título depois de 40 anos. A outra, nas eliminatórias da Copa de 94, no ano anterior, quando também vencemos só que por 2x0 e carimbamos o passaporte para os EUA. O que um jogo tem a ver com outro? Foram 3 gols marcados pelo mesmo jogador: Romário. Em 93, estava com meu pai e meu irmão no estádio. Meu pai afirmou que a atuação dele nesta partida só podia ser comparada a um jogador. O maior deles. Pelé!

Hoje, acabamos de os derrotar novamente e em outra semifinal mas alguns pontos precisam ser destacados:
  • Júlio César foi um dos grandes responsáveis pela vitória. O pênalti poderia ter mudado tudo. Fez defesa espetacular e decisiva. É o jeito que os goleiros têm de "fazer gols"!
  • O Uruguai jogou muito bem, sem ser brilhante e dentro de suas limitações. Não mereceu perder. Só que não existe justiça em futebol. Ao mesmo tempo, não dá para entender porque fazem campanha ruim nas eliminatórias.
  • O Brasil não tem meio-de-campo. E hoje, a defesa falhou em momentos cruciais. David Luiz fez pênalti infantil e Thiago Silva, no gol uruguaio.
  • Felipão foi muito esperto em colocar o mineiro Bernard. Não era a melhor alternativa mas surgiam as primeiras vaias. Com o garoto em campo, calou metade delas e o time controlou os nervos, mesmo sem melhorar o futebol.
  • Confirmado: Fred é o artilheiro dos gols nos momentos certos e Paulinho, marcando ele mesmo o segundo e fazendo o lançamento para Neymar no primeiro, não pode ficar jogando como assessor do Luiz Gustavo. Joga muito e está subutilizado.
  • Foram vitórias sobre a Itália e Uruguai mas a Espanha é favoritíssima ao título.
Será que consegui falar sobre nossos artilheiros abafando o tal "fantasma" de 50 ????? Ufa! Ufa!

P.S.: Espero que o amigo leitor tenha assistido ao jogo no Sportv ou na Band...

Nenhum comentário:

Postar um comentário