Ufa! 15 dias caindo dentro! A Copa para! O Futblog dos Amigos, não!
Vai começar uma nova Copa do Mundo!
A partir das oitavas de final, tudo muda! Quem estava bem pode ficar mal. Ou continuar bem. Quem estava mal e se classificou no sufoco pode ficar bem. Ou continuar mal. O "mata-mata" considera qualquer possibilidade. Inclusive os pênalties!
A punição ao vampirão uruguaio Luiz Suárez foi a grande manchete do fim da primeira fase: 9 jogos oficiais pela Celeste, 4 meses longe do futebol e literalmente expulso desta Copa. Já voltou a Montevideo. Li no site da ESPN que o atacante já ficou 29 jogos suspenso só por conta das duas mordidas anteriores, sem ter sido expulso nenhuma vez! Em outras palavras, Luizito não é reincidente! Foi a terceira vez que fez isso! O paradoxo é ainda maior quando lembramos de todo o esforço que fez para jogar a Copa, após a artroscopia, há um mês do torneio. Sem falar de sua atuação decisiva contra a Inglaterra, marcando os dois gols da vitória. Apesar da delegação e imprensa uruguaias estarem contrárias à punição, eu e Gigghia (aquele!) temos a mesma opinião: "Esse rapaz tem problemas!" Pena! E ainda há a corrente das casas de apostas de Londres... Deixa pra lá!
Brasil e Chile já se enfrentaram três vezes em Copas com três vitorias brasileiras: 1962 - 4x2 nas semifinais, 1998, 4x1 nas oitavas e 2010, 3x0 também nas oitavas. Parece fácil novamente? Não! Nosso time é somente bom e o Chile tem a melhor geração de sua história do meio-campo para frente. Os zagueirinhos continuam baixinhos. Brasil tem Neymar e Fernandinho entrará no meio-campo. Maicon pode barrar Daniel Alves. Brasil é favorito no campo de jogo. Na arquibancada, dá Chile! Fácil!
Colômbia e Uruguai já seria um confronto bem equilibrado apesar dos
cafeteros jogarem futebol mais vistoso mesmo tendo caído no grupo da baba. Os celestes chegam para as oitavas com moral elevadíssimo, após ganharem de 2 campeões mundiais no grupo da morte. Entretanto, há o "Efeito Suárez"! Forlán, já com 35 anos, deve entrar. É um confronto inédito nas Copas. Nas eliminatórias, 4x0 para a Colômbia em Bogotá e 2x0 para o Uruguai em Montevideo. Colômbia é levemente favorita.
França e Nigéria. Os
bleus estão jogando muito bem, mesmo sem Ribéry e Nasri. Não fizeram 100% por conta do time misto e do goleiro equatoriano Dominguez. Benzema, Valbuena, Pogba, Matuidi e Giroud vão se impondo com naturalidade. Com mais sorte, a Nigéria poderia ter pelo menos empatado com a Argentina mas depende muito de Mikel e Musa, além do goleiro Enyeama. Será outro confronto inédito. França favorita.
Alemanha e Argélia - A Vingança do Islã! Será que a vitória argelina em 1982 por 2x1 se repetirá? Os norte-africanos estão entalados na garganta com o jogo da vergonha - Alemanha 1 x 0 Áustria - há 32 anos! Não há mais Madjer e Belloumi mas Feghouli, Brahimi e Slimani chegam entusiasmados com a inédita classificação. A Alemanha é sempre favorita e, com certeza, não estará nem aí para uma partida que aconteceu quando seus atuais jogadores nem eram nascidos, exceto o Klose, que tinha 4 aninhos!
Abrindo a outra chave,
Holanda e México. Um único jogo em Copas: 1998, empate em 2x2, na fase de grupos. A "Laranja" vem muito bem com Robben e Van Persie em grande fase e De Jong provando que já mudou de faixa no kung fu. Sneijder está discreto. O México é um time certinho, bem organizado, sem grandes valores individuais. Pela força do meio-campo e eficiência do ataque, Holanda é favorita.
Costa Rica e Grécia fazem o "Jogo do Espanto", inédito nas Copas, claro! Campbell, Ruiz, Bolaños e o excelente goleiro Navas são pra lá de favoritos diante de um time que só se classificou no grupo da baba porque alguma seleção tinha que terminar em segundo lugar, atrás da Colômbia. A "zebrona" campeã da Euro 2004 ainda respira neste time com Karagounis, Katsouranis e Salpingidis. Juntos, passam dos cem anos, mole, mole! Os centro-americanos são favoritos para furar a retranca grega!
Argentina e Suíça se enfrentaram uma vez em Copas: 1966, 2x0 para os
hermanos, na fase de grupos. O que dizer desse jogo? A Suíça tem time jovem, cuja base é o Sub-17, vice-campeão mundial em 2009. Shaqiri, Inler, Xakha, Seferovic, Drmic, Liechtsteiner e o goleiro Benaglio são muito bons e um treinador experiente, o alemão Ottmar Hitzfeld. Mas há o
Messi! Ou seja,
Messi é o favorito!
Bélgica e EUA. Em 1930, vitória dos EUA por 3x0! Time por time, os "diabos vermelhos" são melhores, fizeram 100%, mesmo sem grandes atuações. Hazard, De Bruyne, Mertens, Witsel, Vertonghen, o goleiro Curtois e a experiência de Van Buyten podem superar o time de Klinsmann com Dempsey, Bradley , o goleiro Howard e as boas revelações Jones e Johnson. Os americanos se classificaram, considerados a quarta (e última) força no segundo grupo da morte. Não podem ser desprezados mas os belgas de Marc Wilmots são os favoritos.
Pela primeira vez, as oitavas de final de uma Copa do Mundo têm o jeitão de Copa América. Com direito a dois clássicos sul-americanos, metade das seleções pertencem ao Novo Mundo, duas a mais que a Europa e a África coloca, também pela primeira vez, duas seleções.
O mais curioso das Copas do Mundo é que sempre fico mais velho quando ocorrem. Exatamente hoje, chego a uma idade em que é melhor contar os anos como se as Copas fossem anos bissextos. Tudo de 4 em 4 anos, certo? Assim, ainda não completei 12...