quarta-feira, 25 de junho de 2014

DIA 14: MESSI SE CLASSIFICA PARA AS OITAVAS E O MEU JOGO NA COPA

A Argentina marcou 6 gols em 3 jogos até aqui. Um contra, outro sem querer e 4 de Messi, que chutou 5 vezes NO gol. Seu aproveitamento, portanto, é de 80%. Desta forma, não é nenhum exagero afirmar que Lionel Messi está classificado para as oitavas de final da Copa de 2014 e enfrentará a Suíça. Se algum torcedor argentino ou imprensa local tinha dúvidas se seu camisa 10 jogava menos na seleção e mais no Barcelona, por enquanto, não têm mais. Não temo arriscar que a dependência deste time em relação a ele ainda é maior do que a do time de 86 em relação a Maradona, que tinha parceiros fraquinhos como Cuciuffo, Olarticoechea, Giusti, Clausen, Batista, todos limitados defensores e que ninguém lembra que foram campeões. No estádio privado com dinheiro público de Porto Alegre, a vitória por 3x2 sobre a Nigéria confirmou a genialidade de quem decide e a fragilidade de sua defesa. Exceção para Di Maria, excelente jogador. Lavezzi, que substituiu um improdutivo Agüero contundido, parece um louco querendo bater o recorde mundial do Usain Bolt. Higuain, apagado. A Nigéria fez sua melhor partida na Copa, com boas atuações de Mikel e de Musa, autor dos gols africanos, e também se classificaram. Quando Messi foi substituído, poupado no meio do segundo tempo, o time de Sabella correu vários riscos e criou muito pouco no ataque. Para os hermanos, que Gardel e Evita o conservem! E a hinchada no estádio??? Quase igual a nossa de ópera!

Messi se classifica para as oitavas de final contra a Suíça.
A Fonte Nova bate todos os recordes de gols. O Irã ainda tinha chance mas foi atropelado pela já eliminada Bósnia, que cravou sua primeira vitória em Copas. Dzeko acordou tarde e junto com Pjanic, comandou a vitória por 3x1. O xará do Xá fez o de honra iraniano. Até 2018, pessoal! Foi bom tê-los aqui!

Dzeko bósnia (Foto: Reuters)
Dzeko e Pjanic acordaram tarde
A Suíça precisava vencer o time de artes marciais de Honduras por, pelo menos 3x0, e torcer para o Equador não derrotar a França. Em 2010, estavam no mesmo grupo e um decepcionante empate tirou os suíços ainda nesta mesma fase. E não deu outra na Arena-Sauna de Manaus. O baixinho rápido e habilidoso Shaqiri fez os três gols da vitória de 3x0 que classificou sua seleção. Fez um hat trick! Muito pedante pra futebol, né? O técnico Hitzfeld conseguiu recuperar o jovem time após a goleada sofrida contra a França, e com 7 gols marcados ( 6 sofridos), a Suíça parece ter abandonado o tradicional "ferrolho"! Será mesmo? E o Messi?

Shaquiri Honduras e Suíça (Foto: Agência Reuters)
Shaqiri (23) e Drmic. O baixinho fez um "hat trick"! 
E chegou o grande dia. O meu dia na Copa! Equador x França, no Maracanã!! Depois de 16 anos, voltei! Não foi jogo do Brasil mas no Brasil! Isso bastou! E o melhor: meu filho Pedro estava comigo no estádio onde aprendi a amar este esporte durante os últimos 39 anos, quando lá pisei pela primeira vez para ver a Máquina Tricolor em 1975! Eu tinha 8 anos. Foi pura emoção ver o Maracanã repleto de estrangeiros, não somente equatorianos e franceses. Havia de tudo: ingleses, americanos, mexicanos, argentinos, peruanos, australianos, alemães, escoceses, japoneses, russos e armênios. Sensacional! Estava ainda com meu primo Rubem e o Fernando Pinto, grandes botafoguenses! Gostaria de estar com todos vocês lá! Uma grande festa!

Com Pedro, Fernando e Rubinho!
Pedro e Rubinho de máscara! Super-heróis mexicanos!
Maracanã! A Copa é sua!
A França, já classificada, poupou meio time. O Equador precisava vencer e sua torcida em maior número que os franceses, estavam aos gritos de Vamos, Ecuatorianos, nesta tarde, vamos a ganar! ou ainda "Si, Se Puede! Os gols da Suíça em Honduras foram deixando os equatorianos meio ansiosos e a França teve as melhores chances, obrigando o goleiro Dominguez à ótimas defesas. Benzema, Pogba e Matuidi jogam fácil e a coisa ficou pior para o Equador no momento em que o capitão Antonio Valencia, do Manchester Utd, pisou no adversário e foi expulso no início do 2o. tempo. Ainda assim, no finzinho, Lloris salvou a França da derrota. O Equador do ótimo Enner Valencia jogou com garra mas não tirou o zero do placar. É o único sul-americano eliminado! França pega a Nigéria nas oitavas!

Griezmann Equador x França (Foto: Reuters)
Griezmann acerta a trave de Dominguez. Guagua só torce! O Equador se foi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário