terça-feira, 24 de junho de 2014

DIA 13: O JOGO MAL-ASSOMBRADO, A COSTA É RICA, CAFETEROS 100% e FESTA NO OLIMPO

O "Pequeno Drácula" ajuda a manter o "Fantasma" vivo!
O árbitro mexicano Marco Rodriguez é conhecido como o "Pequeno Drácula" nas terras de Montezuma! Sempre muito rigoroso em suas marcações e, quase sempre, sem muito critério para mantê-las. Não deu outra. A expulsão de Marchisio pode ter sido exagerada mas o mesmo critério não foi utilizado com Luizito Suárez na mordida em Chiellini, que até reagiu e mandou o cotovelo para trás. Pelo jeito, Luizito se inspirou no árbitro e não foi a primeira vez. Foi a terceira! A primeira ainda no Ajax. A segunda foi no sérvio Ivanovic do Chelsea. Que vampirão!!! Então, a Itália foi eliminada pela segunda vez consecutiva na fase de grupos da Copa do Mundo por culpa do Pequeno Drácula? Não! Já cansei de afirmar aqui que um dos fatores extremamente benéficos ao futebol era a nova velha mentalidade que o técnico Cesare Prandelli tentava reintroduzir no seu país: o jogo ofensivo, inteiramente ausente na partida de hoje, quando precisava só do empate. Não chegou a ser um catenaccio como nos tempos de Bearzot, Sacchi e Lippi mas, infelizmente, estes três treinadores chegaram à final de uma Copa do Mundo. E dois a venceram. A Itália não tem craques. Apenas bons jogadores de boa técnica. Tinha Pirlo com 35 anos e nem ele foi capaz de armar uma única jogada perigosa de ataque em 90 minutos. Prandelli pediu demissão. Pena! O Uruguai tão pouco fez jogo vistoso, jamais fará pois não tem jogadores para tal mas tem um espírito de luta impressionante, inspirados em "El Maestro", o técnico Óscar Tabarez. No primeiro tempo, um único lance de perigo em que Buffon bloqueou, em sequência, chutes de Suárez e Lodeiro. No segundo, também apenas um lance em que Buffon espalmou chute de Suárez. Este foi o jogo, além do escanteio que definiu a classificação do Uruguai às oitavas. Diego Godín, do Atlético Madrid, subiu muito mas a bola bateu mesmo foi nas suas costas, sem chance para Buffon, já faltando 10 minutos. É triste saber que a Copa do Mundo não terá mais Buffon e Pirlo. E o tal "Fantasma de 50" não foi enxotado. Foi ajudado, um pouco, pelo seu colega de terror, o Drácula, e ainda reviverá o Maracanã no próximo sábado! Finalizando: Não dá para querer que um país com somente 3,5 milhões de habitantes traga milhares de torcedores a uma Copa do Mundo mas, ainda assim, os 1.500/2.000 celestes na Arena das Dunas fizeram muuuuuuito mais barulho que os nossos simpáticos torcedores brasileiros de ópera!

Godin italia x uruguai (Foto: Getty Images)
Godín marca de costas. Sugaram o sangue italiano...
Godin italia x uruguai (Foto: Reuters)
Futebol não é Ópera!
A Costa Rica é um pequeno país da América Central, banhado pelo Pacífico a oeste e pelo Mar do Caribe, a leste. Praias paradisíacas, parques florestais extraordinários. Um povo simpático, patriota e que adora futebol, como os meus amigos, o goleiro aposentado Gustavo Guzmán e o "brasirriquenho" Gabriel de Prado. Nos ares de Copa América desta Copa do Mundo, sua adversária, a outrora poderosa Inglaterra, é que era o lado mais fraco. O Mineirão lotado se divertiu com a primeira colocada do grupo da morte e cantou "e-liminada" nas barbas do Príncipe Harry, que lá estava. O empate de 0x0 até foi injusto com os súditos de Harry que atacaram mais e obrigaram o excelente goleiro Navas a fazer algumas boas defesas mas é a Costa Rica que avança, invicta, para as oitavas! Os ingleses mantiveram Hodgson como técnico mas se despedem de Gerrard, Lampard e precisam que Rooney lidere alguma nova boa (e vencedora) geração. Será que ela existe?

Rooney e Diaz Costa Rica x Inglaterra (Foto: Reuters)
Diaz avança às oitavas. Rooney tem missão árdua para 2018!
Mondragon bate recorde
Que a Colômbia e a Argentina foram as grandes beneficiadas no sorteio dos grupos , todos já sabiam. Os primeiros aproveitaram muito bem o grupo da baba e mostraram bom futebol nas três vitórias. Hoje, na Arena Pantanal que fica no estado onde não há pantanal, o técnico argentino José Pekerman de seu ao luxo de escalar 9 reservas contra o Japão, que precisava vencer. O primeiro tempo equilibrado com o empate de 1x1 foi esquecido com a entrada de um único jogador no segundo: James Rodriguez! Esse cara joga bola! Com direito a um golaço de "cavadinha", James terminou a goleada por 4x1. No final, a Colômbia bateu um recorde que pertencia a Camarões, desde 1994, o de jogador mais velho a atuar em Copas: Faryd Mondragon, goleiro de 43 anos. Ele superou Roger Milla. E ainda fez defesa importante no finzinho. Colômbia x Uruguai, no Maracanã! A Copa América avança! Eh!Eh! Foi o segundo jogo que assisti no Fan Fest, em Copacabana, absurdamente dominado pelos cafeteros. Ole Ole Olá Olá y mi Colombia vá ganar! E a nossa torcida de ópera...

James Rodriguez, o 10, o craque!
A Costa do Marfim de Drogba e Yaya Toure era favoritíssima em Fortaleza, diante da medíocre Grécia. Só precisava empatar desde que o Japão não vencesse a Colômbia. O empate foi obtido aos 28`do 2o. tempo e aos 46, um pênalti classificou a medíocre Grécia. A vitória por 2x1 montou um dos jogos mais esdrúxulos da história das oitavas de final das Copas do Mundo: Costa Rica x Grécia, com favoritismo total ao time de Campbell, Ruiz e Bolaños! Que baba de grupo! E Itália e Inglaterra, de fora! Dona FIFA, isso precisa ser corrigido para 2018!

 Giovanni Sio Grécia e Costa do Marfim (Foto: Agência Reuters)
O grupo da baba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário