domingo, 29 de junho de 2014

DIA 18: A SÍNDROME DO TIME PEQUENO e O FRANCO-ATIRADOR

Tudo bem que a FIFA tenha que marcar partidas às 13hs de Brasília devido ao fuso horário europeu. Na 1a. fase, a quantidade de jogos obriga rodízio entre as sedes e não há como fugir de partidas com calor acapachante, sobretudo no Nordeste. Só não faz sentido a partir das oitavas de final. Na disputa entre Holanda e México, em Fortaleza, havia um terceiro adversário a ser batido: o termômetro! Foi engraçado e lamentável verificar vários assentos não ocupados que estavam, sob o sol, e todos os expectadores, de pé, na sombra, abaixo do nível superior!

Sneijder Holanda e México (Foto: Agência Reuters)
Sneijder (10) apareceu na Copa!
O México, mais acostumado ao clima de deserto do centro-norte de seu território, comandou as ações no 1o. tempo. O excelente Herrera e Guardado jogavam muito bem. A Holanda, mal iniciou o jogo, já parecia cansada no calor! Com o pé mais calibrado, os mexicanos poderiam ter assegurado a vitória neste período, embora Robben tenha sofrido dois pênalties em sequência quase no final, após a única falha de Rafa Marques. Logo no início do 2o. tempo, o bonito gol de Giovani dos Santos fez justiça ao melhor 1o. tempo mexicano mas seu técnico, o engraçadíssimo Miguel Herrera, tratou de frear o jogo. Tirou exatamente o Giovani, que era quem chegava no ataque com o Peralta, para colocar um meiocampista para fechar o setor e segurar a bola. Muito cedo! Perdendo, a Holanda teve que abstrair o calor e partiu pra cima. Ochoa começou a operar seus milagres e o técnico Van Gaal fez uma substituição singular: tirou o capitão e artilheiro Van Persie para dar lugar a Huntelaar, um tremendo "bonde" mas que foi artilheiro do último campeonato alemão pelo Schalke 04. Van Persie não jogou bem mas sempre dele se espera algo a qualquer momento. Após uns 50 escanteios, o 51o. foi fatal. Sneijder, até aqui bem discreto na Copa, disse "presente". Huntelaar, ele mesmo, ajeitou de cabeça e o camisa 10 acertou um balaço, de primeira, sem deixar ela cair, sem chance para Ochoa, aos 41 minutos. Prorrogação? Aos 46, Robben, que no segundo tempo jogou demais, entrou driblando pela direita, chegou à linha de fundo, voltou e Rafa Marques botou seu pé na frente. O pênalti aconteceu mas Robben não precisava ter se jogado daquela maneira. Vai ver queria ter certeza que o árbitro português Proença marcaria dessa vez. E quem foi bater o pênalti? Ele mesmo, Huntelaar, sem apelação! Van Gaal, o bestial, diria Oto Glória! A Holanda virou o jogo e foi para as quartas como time grande! O México jogou como nunca! Perdeu como sempre! Como time pequeno!

Rafa Marquez México faz pênalti em Robben Holanda Arena Castelão (Foto: Agência AP)
Rafa Marques derruba Robben! Huntelaar(19) bateu e classificou a "Laranja".

Bryan Ruiz gol Costa Rica x Grécia (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
"Los Ticos" celebram o gol de Ruiz
No Jogo do Espanto, em São Lourenço da Mata, a Costa Rica fez história! Pela primeira vez, chega à quartas de final, após ter chegado nas oitavas em 1990, quando perdeu para a antiga Tchecoslováquia. E deve muito ao seu excelente goleiro Navas! Tem um time muito superior tecnicamente à Grécia, vencia com gol de Ruiz no início do segundo tempo, depois de um horrível primeiro, mas aos 20 minutos, a tranquilidade acabou com a correta expulsão do lateral Duarte pelo árbitro australiano Williams. Parece que a Grécia demorou a perceber isso. Não atacava, não chutava no gol. É um time muito ruim. Quando o da barbicha entrou, o tal do Mitroglou, pensei logo no desespero do técnico português Fernando Santos. Só que aos 46 minutos, Sokratis, o bom zagueiro de sobrenome impronunciável, fez de canela após boa defesa de Navas! Prorrogação. Sem poder fazer substituições, o técnico colombiano da Costa Rica, Jorge Luis Pinto, torcia para Campbell e Ruiz conseguirem ficar em pé. O fôlego havia acabado. Navas ainda fez defesa milagrosa nos pés do horroroso Mitroglou. Pênalties. A Costa Rica fez todos. Gekas bateu o dele com força e à meia-altura mas Navas fez uma das maiores e mais impressionantes defesas de pênalti que eu já vi em todos os meus anos de futebol! A Holanda é favoritíssima. O jogo será em Salvador às 17:00, com temperatura mais amena. Mas a Costa Rica entra como franco-atiradora! O que vier, é lucro! A volta para San Jose já será cercada de pompa e carro do Corpo de Bombeiros...

Navas sensacional! A Costa Rica está classificada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário